Projeto Alimentando Saúde

Dando continuidade ao trabalho de Educação Alimentar e Nutricional feito nos últimos anos, o Projeto Alimentando Saúde, criado pela nutricionista Nakita Agostini Davis, faz parte do plano pedagógico do Colégio ICJ para as turmas do 1º e 2º Período da Educação Infantil neste ano de 2022.

Durante vinte encontros quinzenais, sempre às quartas-feiras, as crianças serão apresentadas a temática “Alimentação e Saúde”, para que elas a tenham como parte de sua rotina. Além disso, os objetivos do Projeto são: trazer maior aprendizado nas escolhas alimentares, descobrir o que os alimentos podem nos fornecer e troca de conhecimento entre as crianças e a família em casa.

As atividades do Projeto Alimentando Saúde já foram iniciadas no mês de março. No dia 9/03, o tema principal foi higiene correta das mãos. No dia 23/03, as crianças aprenderam como e por que escovar os dentes, pois nossa saúde começa na boca e com dentes saudáveis podemos nos alimentar melhor.

O Projeto irá acontecer ao longo de todo o ano, tendo seu encerramento na FATEC (Feira de Arte, Tecnologia e Ciências), no dia 26/11. Teremos também um encontro em julho, na reunião de pais, para expor o andamento do Projeto e seus resultados até então. A participação dos pais e responsáveis através do diálogo com as crianças sobre o projeto e a presença nas reuniões é de extrema importância para a melhor troca de informação e experiência com os alunos.

Além disso, a alimentação saudável infantil não se limita a criança estar bem alimentada, ela está ligada a vários fatores importantes para o seu desenvolvimento. Nesta fase, os alunos estão desenvolvendo habilidade motora, aprendendo a ler e escrever e brincar, e é de extrema importância a boa alimentação para que seja possível fazer tudo isso com sucesso. Na infância, também, é que se cria os hábitos alimentares. Ao mostrar e desenvolver essas novas possibilidades de alimentação, a criança consegue com mais facilidade, se habituar e transformá-las em hábitos saudáveis para o resto da vida.