Projetos Institucionais

Atividades de caráter multidisciplinar, os Projetos Institucionais desenvolvidos anualmente pelo Colégio ICJ são uma ótima ferramenta de auxílio ao ensino, na combinação de diversas áreas do conhecimento. Conceitos de disciplinas como Matemática, Mecânica, Física, Informática e outras são integrados dentro da sala de aula para enriquecer a aprendizagem. Além disso, alguns dos projetos também promovem a interação social de nossa comunidade escolar.

Confira os nossos projetos:

A catequese oferecida pelo Colégio ICJ tem como foco a formação humana, mostrando como Cristo praticava a solidariedade, o respeito e o amor ao próximo, transferindo esses valores para o cotidiano. A preparação para a 1º Eucaristia é opcional e acontece fora da grade curricular do colégio.

As aulas são ministradas uma vez por semana para alunos de 10 e 11 anos.

A realização do curso está sujeita à adesão de um número mínimo de inscritos.

Inaugurado em 9 de outubro de 2009, o Clube da Leitura nasceu da sensibilidade das professoras Geisa Mara Batista (Língua Portuguesa-PTX), Mônica Lages (História) e da então bibliotecária Elistéia Maia quanto à paixão, ainda latente, de um certo grupo de alunos do Colégio ICJ: a leitura. Atentas, as profissionais perceberam que, curiosamente, apesar da resistência que aparentemente as leituras indicadas pela escola causavam, certos livros despertavam nos alunos o mais profundo e sincero desejo de ler. Posto isto, uma demanda ou, antes, um desafio, impunha-se: converter essa leitura prazerosa e comumente marginalizada, vista em oposição à leitura obrigatória (escolar), em uma leitura a ser feita e discutida no ambiente escolar. Em consequência, aproximar as ideias leitura-escola-prazer.

Quebrando mitos e derrubando preconceitos acerca de “literaturas”, a proposta do clube é fazer com que cada vez mais alunos descubram o que Rolam Bartes (1998) chama de “o prazer do texto”. Acreditamos que valorizando a autonomia dos alunos, propondo o diálogo intertextual e orientando-os para uma leitura crítica e reflexiva em agradáveis encontros para compartilhar suas apreciações, podemos descobrir o prazer em uma diversidade cada vez maior de textos.

O importante é que nesse percurso os alunos são livres para escolherem o que querem ler, sem preconceitos.

Para o clube um bom texto é aquele que aguça a criatividade do leitor, desperta o interesse a outras leituras e que lhe possibilita experimentar sua visão de mundo ao lado do personagem e ampliá-la na realidade. Texto ruim “é o que não deixa o leitor inventar” (CARNEIRO ,2001, 44).

O Clube da Leitura se reúne uma vez por mês para discutir as leituras propostas no encontro anterior e aceita inscrições de estudantes a partir do 6ºano do Ensino Fundamental.

Acesse a página do Clube no Facebook.

A Mostra de Ciências e Tecnologia é um evento anual, voltado para os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A cada edição trata de um tema diferente que alia as Ciências e suas tecnologias às transformações sociais. O tema escolhido é explorado ao longo do ano em diversos trabalhos e atividades e, no fim do ano, se transforma em uma grande exposição, onde cada turma apresenta aos pais, colegas e convidados  o que foi desenvolvido e aprendido.

A Feira do Livro da Educação Infantil é uma atividade que valoriza o contato das crianças com os livros, incentivando assim o gosto pela leitura e o interesse pela arte de forma lúdica. Durante o evento, os alunos do Maternal I ao 2º período fazem apresentações musicais, teatrais e de dança sobre os livros estudados ao longo do ano.

A Festa da Família acontece todos os anos, para os alunos da Educação Infantil. É um evento descontraído e divertido, que promove a confraternização entre escola e a família e reforça os laços fraternos entre eles.

A festa é realizada em parques, praças e outros ambientes abertos da cidade ou do colégio, onde acontecem brincadeiras esportivas e gincanas. Participam do evento alunos, pais, familiares, professores, coordenadores e funcionários do Colégio ICJ.

O Arraiá ICJ é um evento muito animado, aberto à participação de toda comunidade escolar, durante um sábado inteiro! São várias apresentações de quadrilha pelas diversas turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio. A comunidade ainda pode aproveitar as comidas típicas dessa época do ano e os alunos as barraquinhas de jogos.

A renda da festa é revertida para projetos internos e sociais apoiados pela escola. O ingresso de entrada é solidário e os valores e/ou produtos arrecadados na portaria são destinados ao Projeto Nossa Gente de Minas.

A Companhia Teatral do Colégio ICJ foi fundada em 2000 e está, desde então, sob a direção do professor William Rocha.  O projeto é desenvolvido com os alunos do 2º ano do Ensino Médio e tem início a cada ano com o projeto Nossa Gente de Minas, quando os alunos apresentam uma peça nas escolas visitadas nas comunidades carentes do Norte de Minas.

Após o trabalho do projeto Nossa Gente de Minas, o grupo recebe novos integrantes também do 1º e do 3º ano do Ensino Médio e passa a ensaiar novos espetáculos que são exibidos em outras oportunidades na escola, culminando com uma apresentação aberta ao público, em um teatro de Belo Horizonte, ao término do ano letivo.

O Projeto Mala e Cuia promove a socialização, o respeito ao outro e a saudável convivência com os colegas, permitindo a troca de histórias de vida e opiniões.

Os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I chegam ao colégio ao anoitecer da sexta-feira e só retornam para casa no sábado de manhã. Passam na escola momentos divertidos e animados com atividades especialmente preparadas para o projeto, como brinquedos infláveis, discoteca, baile à fantasia, caça ao tesouro e muito mais!

Na Educação Infantil, os pais têm a possibilidade de visitar a escola, uma vez por mês, para ver os trabalhos que estão sendo desenvolvidos em sala pelos alunos. O projeto É dia de visita tem o objetivo de propor às famílias a valorização do trabalho dos pequenos estudantes e despertar, ainda mais, a criatividade e o gosto artístico das crianças.

A Mostra Literária é desenvolvida com os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I e objetiva despertar a potencialidade, a criatividade e as habilidades da criança para a arte. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula a partir da releitura dos livros propostos e em paralelo aos conteúdos estudados ao longo do ano, são exibidos em uma exposição, que conta com a visitação das famílias.

O Projeto Nossa Gente de Minas promove uma viagem às comunidades carentes do interior de Minas Gerais e busca contribuir com os estudos de ética, cidadania, política e responsabilidade social. A iniciativa tem a intenção de propiciar aos alunos experiências únicas que ilustram o conteúdo visto e discutido em sala de aula.

Durante a viagem os alunos do 2º ano do Ensino Médio, juntamente com a coordenação pedagógica e professores, desenvolvem oficinas de teatro, higiene e saúde bucal, afetividade e sexualidade, e ainda atividades de recreação para as crianças das comunidades carentes. Ao longo do 1º semestre letivo, os alunos preparam as oficinas nas aulas de Filosofia e promovem campanhas de arrecadação de doações (alimentos, agasalhos, livros, etc.).

O projeto já visitou inúmeras cidades mineiras em mais de 10 anos de atividade. Entre elas Mariana, Diamantina e Vale do Jequitinhonha.

A partir de 2019, o Colégio ICJ implanta um projeto dedicado à melhoria dos hábitos alimentares dos alunos, intitulado “Alimentar-te”. A iniciativa, em parceria com a Bem cuidar, tem como formato aulas quinzenais, nas quais os estudantes possuem uma imersão maior no campo da nutrição e saúde.

O projeto tem início com a temática da higienização das mãos, em seguida abordam sobre higiene bucal, pensando sempre que a saúde pode vir de fora para dentro. Também são trabalhados os grupos alimentares que compõem a pirâmide alimentar, assim como escolhas alimentares baseadas nas recomendações do “Guia Alimentar para a População Brasileira”. Cada atividade sobre os grupos alimentares é alternada com oficinas culinárias e práticas com os alimentos.

 Incentivar o gosto pela leitura, desenvolver a oralidade, a imaginação e a sensibilidade são os objetivos do Projeto Literário do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). O projeto apresenta um tema diferenciado a cada ano que é estudado pelo alunos nas obras literárias indicadas.

Ao final do ano letivo é organizada a Feira Literária onde acontecem as apresentações teatrais, musicais e declamações para convidados, pais, amigos e familiares.

A Simulação Interna ICJ – SIMICJ é uma demonstração das atividades das Nações Unidas realizada pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II juntamente com os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Tem por finalidade ampliar a visão de mundo dos alunos como cidadãos em direitos políticos.

Os alunos se organizam em grupos, estudam os temas definidos e depois se envolvem em debates onde assumem o papel de delegados que devem sustentar e defender o ponto de vista da política externa dos países que representam.

Como forma de comemorar o encerramento do Ensino Fundamental II e a passagem para o Ensino Médio, os alunos do 9º ano, juntamente com uma equipe de educadores do Colégio ICJ, fazem uma viagem recreativa próximo do fim do ano letivo, para um ambiente hoteleiro de lazer.

Durante os três dias que passam juntos, os alunos participam de práticas esportivas, culturais e artísticas que propiciam a confraternização de todo grupo, estimulam a adaptação social, a integração, a liberdade e a autonomia. A atividade é um convite à aventura, planejada com muito detalhe e total segurança de todos.

O Projeto Eutrapelia nasceu da necessidade de identificar a importância social e pedagógica do voluntariado educativo sob a ótica do Protagonismo Juvenil. Alinhado à proposta pedagógica voltada para uma educação com amor, o projeto incentiva o estudante a ser protagonista de ações transformadoras e a desabrochar suas habilidades a serviço da comunidade por meio de seus dons e talentos.  O projeto propõe a visitação de uma Instituição por mês.

Os alunos envolvidos no projeto Eutrapelia são do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

O Café Filosófico propõe um debate com análise livre, em que os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II e seus convidados se envolvem na exposição e defesa de suas ideias e argumentos. Durante o ano todo, nas aulas de história, os alunos estudam o tema proposto, que sempre envolve questões como sustentabilidade, justiça social e equilíbrio econômico, com objetivo de desenvolver uma análise crítica e propor soluções que possam transformar o contexto social.

A comunidade escolar é convidada para se manifestar e propor caminhos que nos levem às atitudes mais sólidas perante a coletividade, enfrentando os desafios e construindo um mundo melhor.

O Projeto Pelos caminhos das Gerais é desenvolvido anualmente com os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II e contempla os estudos das disciplinas de História, Geografia, Ciências, Língua Portuguesa, Inglês e Matemática.

Por meio de uma viagem técnica à uma cidade histórica – Sabará, Ouro Preto, Mariana, entre outras – tem a finalidade de propiciar o contato com formas de expressão artística como pintura e escultura barroca, arquitetura e poesia, que materializam os temas estudados em sala de aula em uma experiência transdisciplinar.

O Projeto Caraça é realizado anualmente, com os alunos do 1º ano do Ensino Médio através de uma visita técnica à cidade de Catas Altas e ao Santuário do Caraça. O trabalho multidisciplinar tem por objetivo obter vivência prática sobre diversos temas estudados nas aulas, aprofundando-se em cada um deles, conhecer e definir aspectos biológicos e geográficos da Serra do Caraça e proporcionar a oportunidade de um contato com formas diferentes de expressão cultural.

Os alunos vivenciam mais de duzentos anos de história mineira, ao longo de todo o percurso.