Projetos Institucionais

Atividades de caráter multidisciplinar, os Projetos Institucionais desenvolvidos anualmente pelo Colégio ICJ são uma ótima ferramenta de auxílio ao ensino, na combinação de diversas áreas do conhecimento. Conceitos de disciplinas como Matemática, Mecânica, Física, Informática e outras são integrados dentro da sala de aula para enriquecer a aprendizagem. Além disso, alguns dos projetos também promovem a interação social de nossa comunidade escolar.

Confira os nossos projetos:

A Mostra de Ciências e Tecnologia é um evento anual, voltado para os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A cada edição trata de um tema diferente que alia as Ciências e suas tecnologias às transformações sociais. O tema escolhido é explorado ao longo do ano em diversos trabalhos e atividades e, no fim do ano, se transforma em uma grande exposição, onde cada turma apresenta aos pais, colegas e convidados  o que foi desenvolvido e aprendido.

A música na educação, contribui de maneira significativa para o desenvolvimento das habilidades propostas nos currículos escolares. Quando associada a atividades lúdicas, proporciona um processo de aprendizagem prazeroso, vivenciado numa perspectiva integradora.

A partir de 2019, o Colégio ICJ implantou um projeto dedicado à melhoria dos hábitos alimentares dos alunos. A iniciativa tem como formato aulas quinzenais, nas quais os estudantes possuem uma imersão maior no campo da nutrição e saúde.
O Projeto Alimentando Saúde foi desenvolvido por uma nutricionista e tem como objetivo apresentar a temática da “alimentação saudável” para que as crianças da Educação Infantil a tenham como parte de sua rotina diária. O tópico é de extrema importância, especialmente para crianças dessa faixa etária, que estão em fase de desenvolvimento e aprendizado que serão a base para toda vida.

O teatro é uma atividade que envolve o aluno em todos os sentidos: trabalha a postura corporal, a respiração, a fala, desenvolve a leitura e, principalmente, é uma ferramenta para a vida.

O Colégio ICJ, em parceria com Willian Rocha, renomado professor de Teatro, para desenvolver um trabalho, juntamente com as professoras regentes das turmas do 4º e 5º Anos, nas aulas de Arte e Produção textual, promovendo assim, técnicas de teatro, onde os próprios alunos serão os protagonistas na organização desse trabalho.

A Feira do Livro da Educação Infantil é uma atividade que valoriza o contato das crianças com os livros, incentivando assim o gosto pela leitura e o interesse pela arte de forma lúdica. Durante o evento, os alunos do Maternal I ao 2º período fazem apresentações musicais, teatrais e de dança sobre os livros estudados ao longo do ano.

A Festa da Família acontece todos os anos, para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. É um evento descontraído e divertido, que promove a confraternização entre escola e a família e reforça os laços fraternos entre eles.

A festa é realizada em parques, praças e outros ambientes abertos da cidade ou do colégio, onde acontecem brincadeiras esportivas e gincanas. Participam do evento alunos, pais, familiares, professores, coordenadores e funcionários do Colégio ICJ.

O Arraiá ICJ é um evento muito animado, aberto à participação de toda comunidade escolar, durante um sábado inteiro! São várias apresentações de quadrilha pelas diversas turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio. A comunidade ainda pode aproveitar as comidas típicas dessa época do ano e os alunos as barraquinhas de jogos.

A renda da festa é revertida para projetos internos e sociais apoiados pela escola. O ingresso de entrada é solidário e os valores e/ou produtos arrecadados na portaria são destinados ao Projeto Nossa Gente de Minas.

A Companhia Teatral do Colégio ICJ foi fundada em 2000 e está, desde então, sob a direção do professor William Rocha.  O projeto é desenvolvido com os alunos do 2º ano do Ensino Médio e tem início a cada ano com o projeto Nossa Gente de Minas, quando os alunos apresentam uma peça nas escolas visitadas nas comunidades carentes do Norte de Minas.

Após o trabalho do projeto Nossa Gente de Minas, o grupo recebe novos integrantes também do 1º e do 3º ano do Ensino Médio e passa a ensaiar novos espetáculos que são exibidos em outras oportunidades na escola, culminando com uma apresentação aberta ao público, em um teatro de Belo Horizonte, ao término do ano letivo.

O Projeto Mala e Cuia promove a socialização, o respeito ao outro e a saudável convivência com os colegas, permitindo a troca de histórias de vida e opiniões.

Os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I chegam ao colégio ao anoitecer da sexta-feira e só retornam para casa no sábado de manhã. Passam na escola momentos divertidos e animados com atividades especialmente preparadas para o projeto, como brinquedos infláveis, discoteca, baile à fantasia, caça ao tesouro e muito mais!

O projeto É dia de Visita consiste em um dia de visitação, toda última quinta-feira do mês, em que a Unidade da Educação Infantil é aberta para que as crianças compartilhem com suas famílias os trabalhos realizados por elas durante o mês.

O objetivo é dar transparência e valorização ao trabalho desenvolvido com as crianças da Educação Infantil e despertar, ainda mais, a criatividade e o gosto artístico das crianças, além de estreitar os laços entre família e escola.

A Mostra Literária é desenvolvida com os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I e objetiva despertar a potencialidade, a criatividade e as habilidades da criança para a arte. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula a partir da releitura dos livros propostos e em paralelo aos conteúdos estudados ao longo do ano, são exibidos em uma exposição, que conta com a visitação das famílias.

O Projeto Nossa Gente de Minas promove uma ação social, em comunidades em situação social e economicamente desfavorável, da capital e do interior, e busca contribuir com os estudos de ética, cidadania, política e responsabilidade social de nossos alunos. A iniciativa propicia experiências únicas, que ilustram o conteúdo visto e discutido em sala de aula, e permite que os alunos vivenciem in loco a realidade destas populações contribuindo para a melhoria de sua condição de vida.

Durante a viagem os alunos do 2º ano do Ensino Médio, juntamente com a coordenação pedagógica e professores, desenvolvem oficinas de teatro, higiene e saúde bucal, afetividade e sexualidade, e ainda atividades de recreação para as crianças das comunidades carentes. Ao longo do 1º semestre letivo, os alunos preparam as oficinas nas aulas de Filosofia e promovem campanhas de arrecadação de doações (alimentos, agasalhos, livros, etc.).

Desde o ano de 2001 o projeto já visitou inúmeras comunidades de cidades do interior e também da capital mineira.

 Incentivar o gosto pela leitura, desenvolver a oralidade, a imaginação e a sensibilidade são os objetivos do Projeto Literário do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). O projeto apresenta um tema diferenciado a cada ano que é estudado pelo alunos nas obras literárias indicadas.

Ao final do ano letivo é organizada a Feira Literária onde acontecem as apresentações teatrais, musicais e declamações para convidados, pais, amigos e familiares.

A Simulação Interna ICJ – SIMICJ é uma demonstração das atividades das Nações Unidas realizada pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II juntamente com os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Tem por finalidade ampliar a visão de mundo dos alunos como cidadãos em direitos políticos.

Os alunos se organizam em grupos, estudam os temas definidos e depois se envolvem em debates onde assumem o papel de delegados que devem sustentar e defender o ponto de vista da política externa dos países que representam.

Como forma de comemorar o encerramento do Ensino Fundamental II e a passagem para o Ensino Médio, os alunos do 9º ano, juntamente com uma equipe de educadores do Colégio ICJ, fazem uma viagem recreativa próximo do fim do ano letivo, para um ambiente hoteleiro de lazer.

Durante os três dias que passam juntos, os alunos participam de práticas esportivas, culturais e artísticas que propiciam a confraternização de todo grupo, estimulam a adaptação social, a integração, a liberdade e a autonomia. A atividade é um convite à aventura, planejada com muito detalhe e total segurança de todos.

O Projeto Eutrapelia nasceu da necessidade de identificar a importância social e pedagógica do voluntariado educativo sob a ótica do Protagonismo Juvenil. Alinhado à proposta pedagógica voltada para uma educação com amor, o projeto incentiva o estudante a ser protagonista de ações transformadoras e a desabrochar suas habilidades a serviço da comunidade por meio de seus dons e talentos.  O projeto propõe a visitação de uma Instituição por mês.

Os alunos envolvidos no projeto Eutrapelia são do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

O Café Filosófico propõe um debate com análise livre, em que os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II e seus convidados se envolvem na exposição e defesa de suas ideias e argumentos. Durante o ano todo, nas aulas de história, os alunos estudam o tema proposto, que sempre envolve questões como sustentabilidade, justiça social e equilíbrio econômico, com objetivo de desenvolver uma análise crítica e propor soluções que possam transformar o contexto social.

A comunidade escolar é convidada para se manifestar e propor caminhos que nos levem às atitudes mais sólidas perante a coletividade, enfrentando os desafios e construindo um mundo melhor.

O Projeto Pelos caminhos das Gerais é desenvolvido anualmente com os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II e contempla os estudos das disciplinas de História, Geografia, Ciências, Língua Portuguesa, Inglês e Matemática.

Por meio de uma viagem técnica à uma cidade histórica – Sabará, Ouro Preto, Mariana, entre outras – tem a finalidade de propiciar o contato com formas de expressão artística como pintura e escultura barroca, arquitetura e poesia, que materializam os temas estudados em sala de aula em uma experiência transdisciplinar.