ADMISSÃO 2025

APRESENTAÇÃO

O Colégio ICJ é uma escola moderna com um projeto pedagógico consolidado em mais de 60 anos de experiência. Oferece uma proposta atualizada com as exigências do mundo atual que inclui:

– Parceria com o Sistema Bernoulli de Ensino;

Programa de Educação Bilíngue com a Cambridge University Press, desde a Educação Infantil;

Projeto Maker no Ensino Fundamental II;

Programa de Robótica a partir do 5º ano do Ensino Fundamental I;

Novo Ensino Médio em uma parceria inédita com Universidades;

– Google for Education como ferramenta educacional que auxilia no processo de ensino aprendizagem.

Uma escola completa, que tem o foco na excelência no ensino e na formação dos seus alunos, em um ambiente acolhedor que propicia o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para os desafios da vida adulta.

 

UMA HISTÓRIA DE 63 ANOS

O Colégio ICJ (escola de formação e ensino básico regular) iniciou suas atividades no dia 02 de outubro de 1961, fruto dos ideais da educadora Elza Gonçalves Fabel (in memoriam), sua fundadora. Com 63 anos de história, se destaca no cenário educacional de Minas Gerais por sua excelência no ensino. No decorrer das gerações, passou a ser cada vez mais conhecido pela solidez de seus valores e pela qualidade de seu trabalho, transformando-se em um ambiente educativo de referência.

Seu nome alia-se a uma história de tradição e qualidade de ensino, como marco significativo na cidade de Belo Horizonte. Crescendo e aprimorando-se em sua filosofia, o Colégio ICJ conta hoje com unidades independentes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Seu lema “Educação com Amor” é a base da formação pessoal que integra todos os aspectos do desenvolvimento humano e cidadão de seus alunos, centrado em valores éticos consistentes.

Saiba mais AQUI sobre o nosso Projeto Pedagógico.

 

PROCESSO DE ADMISSÃO

O Processo de Admissão de Novos Alunos do Colégio ICJ consiste na aplicação de atividades diagnóstica de conhecimentos (Educação Infantil e Ensino Fundamental I); e em avaliações e testes, classificatórios e eliminatórios (Ensino Fundamental II e Ensino Médio), para mensurar o potencial de aprendizagem do aluno. Busca avaliar e diagnosticar as competências e habilidades do aluno; os conhecimentos básicos para o ano pretendido e a sua adaptação ao nosso projeto pedagógico.

Leia todos os itens do edital, pois ao concluir a inscrição o responsável afirma a veracidade das informações, o entendimento e a concordância com o edital do Processo de Admissão.

 

CLIQUE AQUI PARA INSCRIÇÃO

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SÉRIES E HORÁRIOS OFERECIDOS

 

a) O Colégio ICJ atende à legislação específica que fixa a data de 31 de março como data de corte:

Resolução CEB nº 2_2018_Corte idade

Portaria CEE nº 29_2018_Corte de idade

Resolução CME_BH nº 001_2018_Corte idade

De acordo com a legislação acima mencionada, poderão se inscrever no Processo de Admissão de Novos Alunos os candidatos às vagas de:

– Maternal II (2 anos até 31/03/2025) e Maternal III (3 anos até 31/03/2025) em turma flexível (Maternal II e III juntos) contemplada pela Resolução CME/BH 001/2015.

– 1º Período (4 anos até 31/03/2025)

– 2º Período (5 anos até 31/03/2025)

– 1º ano Ensino Fundamental (6 anos até 31/03/2025)

 

b) Por normas internas, o Colégio ICJ não aceita matrícula:

– de novatos com progressão parcial (dependência) pela escola de origem;

– de novatos fora da faixa etária;

– de novatos e/ou veteranos com duas ou mais reprovações curriculares.

 

c) Séries oferecidas e horários das aulas:

Educação Infantil – das 13h30 às 17h50

  • – Maternal II e Maternal III (Turma flexível – Maternal II e III juntos – contemplada pela Resolução CME/BH 001/2015)
  • – 1º período bilíngue
  • – 2º período bilíngue

 

Ensino Fundamental I – das 7h10 às 11h40 (manhã) ou das 13h30 às 18h (tarde) e sábados letivos conforme calendário prévio:

  • – 1º ano bilíngue
  • – 2º ano bilíngue
  • – 3º ano bilíngue
  • – 4º ano bilíngue
  • – 5º ano bilíngue – 6º horário 1 vez na semana

 

Ensino Fundamental II – 7h10 às 11h40 (manhã) e sábados letivos conforme calendário prévio:

  • – 6º ano bilíngue – 6º horário 4 vezes na semana – das 11h40 às 12h30
  • – 7º ano bilíngue – 6º horário 4 vezes na semana – das 11h40 às 12h30
  • – 8º ano bilíngue – 6º horário 5 vezes na semana – das 11h40 às 12h30
  • – 9º ano bilíngue – 6º horário 5 vezes na semana – das 11h40 às 12h30

 

Ensino Médio – das 7h10 às 12h30 (manhã) e sábados letivos conforme calendário prévio:

  • – 1º ano – retorno à tarde 3 vezes na semana – das 14h às 17h
  • – 2º ano – retorno à tarde 3 vezes na semana – das 14h às 17h
  • – 3º ano – retorno à tarde 3 vezes na semana – das 14h às 17h

 

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PASSO A PASSO DO PROCESSO DE ADMISSÃO

Siga este passo a passo e observe cada etapa do processo de Admissão de Novos Alunos:

 

1º Passo: Fazer a inscrição do candidato – preencher o formulário

2º Passo: Anexar os documentos do candidato na inscrição

3º Passo: Taxa de inscrição – isento (não há cobrança de taxa de inscrição)

4º Passo: Agendar o dia da Prova/Atividade , com o mínimo de 3 dias úteis de antecedência, pelo telefone (31)3332-6203

5º Passo: Fazer os testes e/ou atividades (presencial)

6º Passo: Receber o resultado por e-mail

7º Passo: Assinar o Contrato de Reserva de Matrícula (on-line)

8º Passo: Assinar Requerimento de Matrícula – Responsável Legal (on-line)

9º Passo: Assinar o Contrato de Serviços Educacionais – Responsável Financeiro (on-line)

MATRÍCULA PREMIADA

Os candidatos do Processo de Admissão de Novos Alunos 2025, que participarem das provas/testes/entrevistas, concorrem aos prêmios da Matrícula Premiada.

Veja AQUI  o regulamento completo.

 

RESULTADO DA PROMOÇÃO MATRÍCULA PREMIADA

A) Candidatos classificados que fizeram provas no dia 31/08/24:

  • – Classificados do 6º ano:
  1. PEDRO A. C. LOPES – média de 9,5 – GANHADOR
  2. JULIA DE M. LUIZ – média 9,1
  3. ANA JULIA F. NOGUEIRA – média 8,8
  4. ZOÉ M. A. DE A. GODINHO – média 8,2

 

  • – 7º ao 9º ano EFII – não houveram candidatos classificados com média superior a 80
  • – EM – não houveram candidatos classificados com média superior a 80%

 

 

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ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES

A inscrição de candidatos no Processo de Admissão de Novos Alunos deve ser realizada a partir das 18h do dia 01/07/2024, conforme os seguintes critérios:

– A inscrição do candidato deverá ser efetuada exclusivamente pelo site do Colégio ICJ. Não serão aceitas inscrições presenciais.

– A inscrição deverá ser realizada pelo pai/mãe ou responsável legal do candidato.
– Somente o preenchimento do formulário do cadastro pela internet não garante a inscrição. É preciso anexar todos os documentos exigidos e agendar os testes e/ou atividades.
– A inscrição na internet somente será confirmada após (1) anexar a documentação exigida completa, (2) conferência de todos os documentos apresentados e (3) agendamento da prova/atividades.
– O candidato que não concluir todas as etapas do processo não poderá participar do processo de admissão.

 

TAXA DE INSCRIÇÃO

– Isento – não há cobrança de taxa de inscrição

– Candidatos oriundos do último ano da escola parceira: isento – Veja AQUI a relação das escolas parceiras.

 

DOCUMENTOS EXIGIDOS

Os documentos abaixo relacionados são obrigatórios e devem ser anexados à ficha de inscrição do Processo de Admissão de Novos Alunos no momento da efetivação da inscrição no Portal ICJ. Os documentos devem ser anexados no formato .jpeg ou .pdf e ter boa resolução de imagem para perfeita identificação.

a – Para TODOS os candidatos de TODAS as séries

– Certidão de Nascimento do candidato (obrigatório)

– Declaração de Escolaridade – (obrigatório) documento original e com data de emissão dentro do prazo de 30 dias, em papel timbrado, com carimbo de autorização de funcionamento da instituição e com assinatura do Diretor ou Secretário com a devida habilitação (documento opcional para candidatos do Maternal II, III e do 1º período da Educação Infantil);

– Carteira de identidade (RG) do candidato (frente e verso – opcional);

– CPF do candidato (opcional).

– Para candidatos oriundos de Escola Parceira, é necessário apresentação da carta de indicação assinada pela escola – veja modelo de carta AQUI

b – Para os candidatos da Educação Infantil (Maternal II, III, 1º e 2º período) e do 1º ano do Ensino Fundamental:

– Relatório descritivo de desenvolvimento do ano de 2023 do candidato (opcional).

Obs.: a documentação acima poderá ser solicitada para melhor avaliação do candidato.

 c – Para os candidatos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio:

– Boletim escolar final de 2023 (opcional)

– Boletim parcial atualizado de 2024 (opcional)

Obs.: a documentação acima poderá ser solicitada para melhor avaliação do candidato.

 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Leia todo o edital do Processo de Admissão antes de fazer a inscrição do candidato.

Ao concluir a inscrição o responsável afirma a veracidade das informações, o entendimento e a concordância com o edital do Processo de Admissão.

ACESSE AQUI O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO a partir das 18h do dia 01/07/2024.

 

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EDUCAÇÃO INFANTIL – ATIVIDADES

O candidato às vagas da Educação infantil participa de atividades lúdicas e sondagem diagnóstica que tem por objetivo avaliar a evolução do processo de aprendizagem da criança, viabilizando adaptação à proposta pedagógica do Colégio ICJ assim como o melhor acompanhamento ao longo de sua vida escolar.

O Processo de Admissão de Novos Alunos do Colégio ICJ às vagas da Educação Infantil consiste na realização das seguintes atividades:

  • – Reunião com a equipe pedagógica para apresentação da proposta pedagógica
  • – Visita às instalações
  • – Entrevista com a família (pai, mãe ou ambos)
  • – Atividades com a criança

Para a admissão de crianças às vagas da Educação Infantil é necessário:

  • – 1º passo – efetuar a inscrição do candidato no Processo de Admissão, via Portal ICJ (https://portal.colegioicj.com.br/)
  • – 2º passo – fazer o agendamento para as atividades pelo telefone (31)3332.6203

Após realizar a (1) inscrição do candidato no Processo de Admissão com a inclusão de todos os (2) documentos exigidos, o responsável deverá ligar para fazer o (3) agendamento das atividades conforme disponibilidade de datas.

As atividades são realizadas na Unidade I do Colégio ICJ, à Rua Olinda, 206, Nova Suíça, BH-MG

Observações:

– Todas as atividades são realizadas no mesmo dia/horário agendado.

– É obrigatória a presença da criança e de, pelo menos, um responsável legal (pai, mãe ou ambos).

– A liberação para a contratação da Matrícula é informada por e-mail cadastrado, em até 5 dias úteis após realização do agendamento.

– O não comparecimento do candidato e/ou dos pais às atividades propostas é considerado desistência e novo agendamento da atividade ficará sujeito à disponibilidade de vagas.

 

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ENSINO FUNDAMENTAL I – DATAS

Após realizar a (1) inscrição do candidato no Processo de Admissão com a inclusão de todos os (2) documentos exigidos, o responsável deverá (3) comparecer, juntamente com o candidato, às atividades propostas.

As atividades do Processo de Admissão de Novos Alunos ICJ serão aplicadas presencialmente, conforme cronograma que segue:

 a) 31 de agosto de 2024 – sábado – das 8h30 às 12h

Local: Unidade I – Rua Olinda, 206, Nova Suíça, BH-MG

Nesta data serão realizadas as atividades:

  • – apresentação da proposta pedagógica à família
  • – visita às instalações
  • – sondagem diagnóstica com o candidato

 

b) a partir do dia 01/09 as atividades das séries em que ainda houverem vagas deverão ser previamente agendadas no Colégio ICJ, pelo telefone (31)3332-6203.

 

Observações:

– É obrigatória a presença do candidato e de, pelo menos, um responsável legal (pai, mãe ou ambos).

– O não comparecimento do candidato e/ou pais às atividades propostas é considerado desistência e novo agendamento da atividade ficará sujeito à disponibilidade de vagas.

 

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ENSINO FUNDAMENTAL I – ATIVIDADES

O Processo de Admissão de Novos Alunos do Colégio ICJ às vagas do Ensino Fundamental I – 1º ao 5º ano – consiste em uma sondagem diagnóstica de conhecimentos, para conhecer o potencial de aprendizagem do aluno. Busca avaliar e diagnosticar as competências e habilidades do aluno; os conhecimentos básicos para o ano pretendido e a sua adaptação ao nosso projeto pedagógico.

 

1º ANO – ATIVIDADES

Os candidatos às vagas do 1º Ano do Ensino Fundamental realizarão atividades lúdicas e de sondagens diagnósticas, em formato presencial. Essa ação tem por objetivo identificar em qual fase a criança se encontra no processo de alfabetização, além de contribuir para sua adaptação à proposta pedagógica, visando melhor organização nos planejamentos e acompanhamento do aluno.

 

2º AO 5º ANO – ATIVIDADES

O processo de admissão para os candidatos do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental I será composto por atividades de sondagem diagnóstica nos seguintes conteúdos:

– 01 Prova de Língua Portuguesa com 06 questões objetivas e abertas;

– 01 Prova de Matemática com 06 questões objetivas e abertas;

– 01 Proposta de Produção Textual.

 

Observações:

– As avaliações serão realizadas sem consulta, com duração máxima de 4 horas.

– Cada prova vale 100 pontos

– Material necessário para fazer as provas/atividades:

  • lápis de escrever;
  • borracha;
  • lápis de cor

 

Programa ICJ de Educação Bilíngue

O Colégio ICJ é uma escola formadora de alunos bilíngues da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Por isso, possui uma carga horária ampliada da Língua Inglesa na sua proposta pedagógica.

No mês de fevereiro será aplicado uma prova de Inglês que tem por objetivo fazer uma sondagem diagnóstica dos novos alunos. Nesse sentido, importa verificar se o estudante já possui algum conhecimento da língua inglesa e verificar a sua adaptação ao programa bilíngue do Colégio ICJ. Sendo assim, o aluno que apresentar defasagem deverá frequentar obrigatoriamente o Curso de Nivelamento da Língua Inglesa.

 

Curso de Nivelamento da Língua Inglesa

O curso de nivelamento da Língua Inglesa é oferecido, em fevereiro, aos novos alunos matriculados do 4º ao 8º ano do Ensino Fundamental que apresentam defasagem na avaliação diagnóstica da língua.

O principal objetivo é nivelar os estudantes novatos nos conteúdos já ministrados em anos anteriores, de forma que possam ter o melhor aproveitamento da disciplina a partir do ingresso no Colégio ICJ.

Destaca-se que, nas circunstâncias apresentadas, é obrigatória a participação do estudante. O curso de nivelamento é oferecido no contraturno de estudo do aluno e possui custo extra não incluso na mensalidade escolar (valor a ser comunicado às famílias oportunamente).

 

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ENSINO FUNDAMENTAL II – DATAS

Após realizar a (1) inscrição do candidato no Processo de Admissão com a inclusão de todos os (2) documentos exigidos, o responsável deverá (3) comparecer, juntamente com o candidato, às atividades propostas.

 

DATAS DOS TESTES

As atividades do Processo de Admissão de Novos Alunos ICJ serão aplicadas presencialmente, conforme cronograma que segue:

a) 31 de agosto de 2024 – sábado – das 8h30 às 12h

Local: Unidade I – Rua Olinda, 206, Nova Suíça, BH-MG

Nesta data serão realizadas as atividades:

  • – apresentação da proposta pedagógica à família
  • – visita às instalações
  • – oficinas e práticas com o candidato nos diversos laboratórios
  • – avaliação diagnóstica com o candidato

 

b) a partir do dia 01/09 as atividades das séries em que ainda houverem vagas deverão ser previamente agendadas no Colégio ICJ, pelo telefone (31)3332-6203.

Observações:

– É obrigatória a presença do candidato e de, pelo menos, um responsável legal (pai, mãe ou ambos).

– O não comparecimento do candidato e/ou pais às atividades propostas é considerado desistência e novo agendamento da atividade ficará sujeito à disponibilidade de vagas.

 

>> Dúvidas? Mande um e-mail para [email protected]

ENSINO FUNDAMENTAL II – PROVAS

O Processo de Admissão de Novos Alunos do Colégio ICJ às vagas do Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano – consiste na aplicação de avaliações diagnóstica de conhecimentos, classificatória e eliminatória, para mensurar o potencial de aprendizagem do aluno. Busca avaliar e diagnosticar as competências e habilidades do aluno; os conhecimentos básicos para o ano pretendido e a sua adaptação ao nosso projeto pedagógico.

AVALIAÇÕES

O Processo de Admissão para os alunos candidatos do Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano será composto das seguintes avaliações, em formato presencial:

– 01 Prova de Língua Portuguesa com 06 questões objetivas e abertas;

– 01 Prova de Matemática com 06 questões objetivas e abertas;

– 01 Proposta de Produção Textual.

 

Observações:

– As avaliações serão realizadas sem consulta, com duração máxima de 4 horas

– Cada prova vale 100 pontos

– Material necessário para fazer as provas/atividades:

-Lápis de escrever;

-Borracha;

-Régua;

-Caneta azul

>>Programa ICJ de Educação Bilíngue

O Colégio ICJ é uma escola formadora de alunos bilíngues da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Por isso, possui uma carga horária ampliada da Língua Inglesa na sua proposta pedagógica.

No mês de fevereiro será aplicado uma prova de Inglês que tem por objetivo fazer uma sondagem diagnóstica dos novos alunos. Nesse sentido, importa verificar se o estudante já possui algum conhecimento da língua inglesa e verificar a sua adaptação ao programa bilíngue do Colégio ICJ. Sendo assim, o aluno que apresentar defasagem deverá frequentar obrigatoriamente o Curso de Nivelamento da Língua Inglesa.

 

>>Curso de Nivelamento da Língua Inglesa

O curso de nivelamento da Língua Inglesa é oferecido, em fevereiro, aos novos alunos matriculados do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental que apresentam defasagem na avaliação diagnóstica da língua.

O principal objetivo é nivelar os estudantes novatos nos conteúdos já ministrados em anos anteriores, de forma que possam ter o melhor aproveitamento da disciplina a partir do ingresso no Colégio ICJ.

Destaca-se que, nas circunstâncias apresentadas, é obrigatória a participação do estudante. O curso de nivelamento é oferecido no contraturno de estudo do aluno e possui custo extra não incluso na mensalidade escolar (valor a ser comunicado às famílias oportunamente).

 

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ENSINO MÉDIO – DATAS

Após realizar a (1) inscrição do candidato no Processo de Admissão com a inclusão de todos os (2) documentos exigidos, o responsável deverá (3) comparecer, juntamente com o candidato, às atividades propostas.

As atividades do Processo de Admissão de Novos Alunos ICJ serão aplicadas presencialmente, conforme cronograma que segue:

 

a) 31 de agosto de 2024 – sábado – das 8h30 às 12h

Local: Unidade I – Rua Olinda, 206, Nova Suíça, BH-MG

Nesta data serão realizadas as atividades:

  • – apresentação da proposta pedagógica à família
  • – visita às instalações
  • – sondagem diagnóstica com o candidato

 

b) a partir do dia 01/09 as atividades das séries em que ainda houverem vagas deverão ser previamente agendadas no Colégio ICJ, pelo telefone (31)3332-6203.

 

Observações:

– É obrigatória a presença do candidato e de, pelo menos, um responsável legal (pai, mãe ou ambos).

– O não comparecimento do candidato às atividades propostas é considerado desistência e novo agendamento da atividade ficará sujeito à disponibilidade de vagas.

– A liberação para a contratação da Reserva de Vaga e/ou Matrícula será conforme cronograma informado AQUI

 

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ENSINO MÉDIO – PROVAS

O Processo de Admissão de Novos Alunos do Colégio ICJ às vagas do Ensino Médio – 1º ao 3º ano – consiste em uma sondagem diagnóstica de conhecimentos, classificatória e eliminatória para conhecer o potencial de aprendizagem do aluno. Busca avaliar e diagnosticar as competências e habilidades do aluno; os conhecimentos básicos para o ano pretendido e a sua adaptação ao nosso projeto pedagógico.

 

AVALIAÇÕES

Processo de Admissão para os alunos candidatos do Ensino Médio – 1º ao 3º ano será composto das seguintes avaliações, em formato presencial:

– 01 Prova de Língua Portuguesa com 06 questões objetivas e abertas;

– 01 Prova de Matemática com 06 questões objetivas e abertas;

– 01 Proposta de Produção Textual.

 

Observações:

– As avaliações serão realizadas sem consulta, com duração máxima de 4 horas

– Cada prova vale 100 pontos

– Material necessário para fazer as provas/atividades:

-Lápis de escrever;

-Borracha;

-Régua;

-Caneta azul

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CONTEÚDO DAS PROVAS E ATIVIDADES

Clique nos arquivos abaixo para acesso ao conteúdo das provas:

ENSINO FUNDAMENTAL I:

1º Ano

2º Ano

3º Ano

4º Ano

5º Ano

ENSINO FUNDAMENTAL II:

6º Ano

7º Ano

8º Ano

9º Ano

ENSINO MÉDIO:

1º Ano – EM

2º Ano – EM

3º Ano -EM

CLASSIFICAÇÃO E DESCLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS

– A classificação será de acordo com a disponibilidade de vagas;

– Os candidatos classificados como excedentes às vagas poderão ser chamados posteriormente, em caso de desistência;

– O Colégio ICJ reserva-se no direito de oferecer vagas para os períodos/anos/séries conforme a sua disponibilidade de espaço físico, demandas e decisões internas.

 

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I – 1ºANO

Classificação:

Os candidatos da Educação Infantil – Maternal II ao 2º período e os candidatos do 1º ano do Ensino Fundamental serão classificados obedecendo os seguintes critérios:

– Ordem cronológica de idade (decrescente – do mais velho para o mais novo);

– Participação em todas as atividades propostas para o segmento;

– Ser irmão de aluno do Colégio ICJ;

– Ser filho e/ou irmão de ex-estudante do Colégio ICJ.

 

ENSINO FUNDAMENTAL I – 2º AO 5º ANO

a)Classificação:

Os candidatos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental serão classificados de acordo com as notas obtidas nas provas, até o preenchimento das vagas, devendo o candidato alcançar o mínimo de 60% dos pontos distribuídos em cada prova.

 

b)Empate:

Em caso de empate, os critérios de desempate serão:

– Maior nota em Português

– Maior nota em Matemática

– Avaliação do Informativo Escolar (boletim)

 

c)Desclassificação:

Será desclassificado o candidato que:

– obtiver nota inferior a 60 pontos em qualquer uma das avaliações;

– obtiver nota inferior a 50 pontos na Produção de Texto;

– entregar a Produção de Texto em branco;

– produzir o conteúdo da Produção de Texto incoerente com o tema proposto;

– usar, comprovadamente, de meios inadequados para a inscrição ou realização dos testes acadêmicos, assim como adotar conduta não condizente com a proposta de formação acadêmica do Colégio ICJ;

– não apresentar a documentação exigida completa para o processo seletivo.

 

ENSINO FUNDAMENTAL II – 6º AO 9º ANO E ENSINO MÉDIO – 1º AO 3º ANO

a)Classificação:

Os candidatos serão classificados de acordo com as notas obtidas nas provas, até o preenchimento das vagas, devendo o candidato alcançar o mínimo de 60% dos pontos distribuídos em cada prova.

 

b)Empate:

Em caso de empate, os critérios de desempate serão:

– Maior nota em Língua Portuguesa.

– Maior nota em Matemática.

– Avaliação do Informativo Escolar (boletim).

 

c)Desclassificação:

Será desclassificado o candidato que:

– obtiver nota inferior a 60 pontos em qualquer uma das avaliações;

– obtiver nota inferior a 50 pontos na Produção de Texto;

– entregar a Produção de Texto em branco;

– produzir o conteúdo da Produção de Texto incoerente com o tema proposto;

– usar, comprovadamente, de meios inadequados para a inscrição ou realização dos testes acadêmicos, assim como adotar conduta não condizente com a proposta de formação acadêmica do Colégio ICJ;

– não apresentar a documentação exigida completa para o processo seletivo.

 

Dúvidas? Mande um e-mail para [email protected]

RESULTADO

O resultado do Processo de Admissão de Novos Alunos do Colégio ICJ será divulgado conforme os critérios a seguir:

– O resultado será divulgado após as 18h, nas datas agendadas no cronograma abaixo;

– O resultado das atividades e/ou provas será comunicado somente via e-mail cadastrado no ato da inscrição. Monitore sua caixa de spam ou lixo eletrônico também;

– Poderá ser agendada entrevista com a família, quando necessário, antes da liberação do resultado;

– Poderá ser solicitada nova documentação do candidato, quando necessário, antes da liberação do resultado;

– Não haverá divulgação de notas. O Colégio ICJ irá divulgar apenas o resultado “Aprovado” ou “Reprovado”;

– Não haverá segunda chamada de provas, assim como revisão e/ou vista das provas em qualquer momento do processo.

 

CRONOGRAMA DE RESULTADO

O resultado será divulgado, após as 18h, conforme datas a seguir:

– Provas realizadas no dia 31/08/2024 – resultado no dia 05/09/24;

– A partir do dia 01/09/2024, os resultados serão divulgados em até 7 dias úteis após a aplicação das atividades/provas.

 

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RESERVA DE MATRÍCULA

O pai/mãe/responsável legal do candidato aprovado no Processo de Admissão de Novos Alunos, realizado nos meses de setembro e outubro de 2024 deve assinar o Contrato de Reserva de Matrícula do candidato como forma de garantir a vaga do candidato para o ano de 2025.

>>> Obs.: Todos os candidatos que efetuarem a assinatura do Contrato de Reserva de Matrícula devem efetivar a Matrícula 2025, em dezembro, conforme critérios definidos AQUI.

Os candidatos que fizerem provas/atividades a partir do mês de novembro/2024 não precisam assinar o Contrato de Reserva de Matrícula e devem efetuar diretamente a Matrícula 2025.

 

CRONOGRAMA DE ASSINATURA DE CONTRATO DE RESERVA DE MATRÍCULA

O Contrato de Reserva de Matrícula será disponibilizado no Portal ICJ para assinatura on-line nas seguintes datas:

– Candidatos que fizeram provas no dia 31/08/2024 – dia 06/09/24

– Os candidatos que fizeram provas entre os dias 01/09/24 até o 31/10/24 devem assinar o Contrato de Reserva de Matrícula em até 2 dias úteis após a divulgação do resultado.

– Apos 31/10/24 os candidatos aprovados não passam pelo processo de assinatura do Contrato de Reserva de Matrícula. Estes devem efetivar a Matrícula 2025.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A RESERVA DE MATRÍCULA

Os documentos podem ser enviados no formato .jpeg ou .pdf e devem ter boa resolução de imagem para perfeita identificação.

1- Documentos OBRIGATÓRIOS de TODOS os Responsáveis (Pai e Mãe):

  • – RG (frente e verso)
  • – CPF
  • – Comprovante de residência recente (conta de água ou luz ou telefone fixo)

 

2- Documentos do candidato:

  • – Registro de Nascimento (para todos os alunos) – obrigatório
  • – RG (frente e verso) – para os alunos que já tiverem esse documento emitido
  • – CPF – para os alunos que já tiverem esse documento emitido
  • – 1 foto 3×4
  • – Para candidatos oriundos de Escola Parceira, é necessário apresentação da carta de indicação assinada pela escola – veja modelo de carta AQUI
  • – Cartão de vacinação atualizado (somente para os alunos da Educação Infantil) – deverá constar a página com a identificação da criança e as duas páginas (1 e 2) em que constam os registros de vacinação atualizados
  • – Comprovante de endereço recente, caso não resida com os pais (conta de água, luz ou telefone fixo) – obrigatório

Observações:

– Responsável Legal: é o responsável pela assinatura do Requerimento de Matrícula e deve ser o Pai, a Mãe ou Tutor/Curador do candidato;

– Responsável Financeiro (Pai ou Mãe): é o responsável pela assinatura do Contrato de Reserva de Vaga e/ou do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e pela quitação das parcelas da anuidade escolar. O Responsável Financeiro deverá ser um dos Responsáveis Legais (Pai, Mãe ou Tutor/Curador) do candidato.

– Para os Responsáveis Legais (Pai e Mãe) e para o Responsável Financeiro (Pai ou Mãe), é imprescindível não ter associado ao seu nome nenhum registro de débito em órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC ou Serasa. A documentação fornecida será verificada pela tesouraria do Colégio ICJ. Caso seja constatada alguma irregularidade em nome dos Responsáveis, a tesouraria fará contato para solicitar a regularização da pendência. Caso não seja regularizada a pendência, a reserva de vaga e/ou matrícula do candidato poderá ser cancelada.

– Os valores atualizados com o índice de reajuste das mensalidades para o ano 2025 serão divulgados até 30/11/2024;

– A assinatura eletrônica do Contrato de Reserva de Matrícula é realizada pela plataforma Click Sign, onde o responsável deve confirmar sua identidade;

– Para a assinatura eletrônica não é necessária a aquisição de certificado digital. A assinatura digital tem validade jurídica e está respaldada pela Medida Provisória N° 2.200-2;

– A ausência da assinatura do Contrato de Reserva de Matrícula dentro do período estabelecido pelo Colégio ICJ implicará desistência da vaga;

– O Contrato de Reserva de Matrícula não será efetivado se houver ausência de qualquer documento e/ou do pagamento da taxa;

– Por normas internas, o Colégio ICJ não aceita matrícula:

  • de novatos com progressão parcial (dependência) pela escola de origem;
  • de novatos fora da faixa etária;
  • de novatos e/ou veteranos com duas ou mais reprovações curriculares;

– Para o candidato que for reprovado em 2024 a matrícula 2025 no Colégio ICJ ficará sujeita à análise da Direção do Colégio e à disponibilidade de vagas na série anterior;

– O cancelamento do Contrato de Reserva de Matrícula e/ou do Contrato de Matrícula é prerrogativa da Diretoria do Colégio ICJ, caso seja apurada qualquer irregularidade na documentação do candidato ou se houver outra limitação impeditiva.

 

PAGAMENTOS DO CONTRATO DE RESERVA

Para efetivação do Contrato de Reserva de Matrícula, deve ser realizado o pagamento da 1ª parcela da anuidade 2025 (1/12 – matrícula), no momento da assinatura do contrato. O valor poderá ser parcelado, em até 3 vezes, nos meses de setembro, outubro e novembro/2024, via boleto bancário. Após esse período o pagamento deverá ser integral em parcela única.

 

PASSO A PASSO PARA O CONTRATO DE RESERVA

Veja AQUI o passo-a-passo para a Matrícula

 

CANCELAMENTO DO CONTRATO DE RESERVA DE MATRÍCULA

Caso o requerente cancele o Contrato de Reserva de Matrícula terá o valor pago reembolsado, em até 5 (cinco) dias úteis, conforme:

  • Efetue o cancelamento/desistência até o dia 31/10/2024, haverá retenção de 5% do valor pago (Novatos e Veteranos);
  • Efetue o cancelamento/desistência entre os dias 01/11/2024 e 05/12/2024 (Novatos e veteranos) , haverá retenção de 10% do valor pago;
  • Efetue o cancelamento/desistência entre os dias 06/12/2024 e 31/01/2025 (Novatos e veteranos), haverá retenção de 15% do valor pago;

A partir do dia 01/02/2025 o requerente não terá direito à restituição do valor pago na 1ª parcela.

>>Dúvidas? Mande um e-mail para [email protected]

 MATRÍCULA 2025

O pai/mãe/responsável legal do candidato aprovado no Processo de Admissão de Novos Alunos deve efetivar a Matrícula 2025 on-line conforme critérios e orientações a seguir.

>>> Obs.: Todos os candidatos que efetuarem a assinatura do Contrato de Reserva de Matrícula, nos meses de setembro e outubro, devem efetivar a Matrícula 2025.

 

CALENDÁRIO DE MATRÍCULA

– A Matrícula dos candidatos aprovados no período de setembro a novembro/2024 será realizada no período de 06 e 09/12/2024 (on-line).

– Após 01/12/24 os candidatos aprovados têm 2 dias úteis para realizar a matrícula após a divulgação do resultado (on-line).

 

PASSOS PARA A MATRÍCULA

Veja AQUI o passo-a-passo para a Matrícula

 

DOCUMENTOS PARA A MATRÍCULA

Os documentos devem ser enviados no formato .jpeg ou .pdf e ter boa resolução de imagem para perfeita identificação.

1 – Documentos de TODOS os Responsáveis (Pai e Mãe):

– RG (frente e verso) – obrigatório

– CPF – obrigatório

– Comprovante de residência recente (conta de água ou luz ou telefone fixo) – obrigatório

 

2- Documentos do candidato:

– Registro de Nascimento (para todos os alunos) – obrigatório

– RG (frente e verso) – para os alunos que já tiverem esse documento emitido

– CPF – para os alunos que já tiverem esse documento emitido

– 1 foto 3×4 recente – obrigatório

– Para candidatos oriundos de Escola Parceira, é necessário apresentação da carta de indicação assinada pela escola – veja modelo de carta AQUI

– Cartão de vacinação atualizado (somente para os alunos da Educação Infantil) – deverá constar a página com a identificação da criança e as duas páginas (1 e 2) em que constam os registros de vacinação atualizados – obrigatório

– Comprovante de endereço recente, caso não resida com os pais (conta de água, luz ou telefone fixo) – obrigatório

– Declaração de Transferência (original) – deverá ser entregue, na Recepção do Colégio ICJ, IMPRETERIVELMENTE até o dia 27/12/2024

– Relatório de Percurso Escolar acompanhado dos relatórios descritivos sobre o desenvolvimento da criança (originais) – somente para candidatos para a Educação Infantil e do 1º Ano do Ensino Fundamental – deverá ser entregue, na Recepção do Colégio ICJ, IMPRETERIVELMENTE até 30 dias após a emissão da Declaração de Transferência.

– Histórico Escolar (para todos os alunos do 2º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e 1ª a 3ª Série do Ensino Médio) – deverá ser entregue, na Recepção do Colégio ICJ, IMPRETERIVELMENTE até 30 dias após a emissão da Declaração de Transferência.

– Atestado de Aptidão para a prática de atividades físicas – original (exceto para alunos do Maternal II e III) – este documento pode ser entregue, na Recepção do Colégio ICJ, até fevereiro/2025)

 

PAGAMENTOS DA MATRÍCULA

Para efetivação da matrícula, deve ser realizado o pagamento integral da 1ª parcela da anuidade 2025 (1/12 – matrícula), no momento da assinatura do contrato

Quem assinou o Contrato de Reserva de Matrícula e pagou a taxa anteriormente, deverá efetuar o pagamento da diferença do reajuste anual da mensalidade.

 

INSCRIÇÃO NO PROJETO MAKER (somente para 6º, 7º e 8º anos):

Os alunos de 6º, 7º e 8º anos devem se inscrever obrigatoriamente no Projeto Maker para cursar essa disciplina no próximo ano.

O colégio irá divulgar, em comunicado específico, as orientações para inscrição nesse projeto no início do ano letivo de 2025.

Veja AQUI mais informações sobre esse projeto.

 

OBSERVAÇÕES

– Responsável Legal: é o responsável pela assinatura do Requerimento de Matrícula e deve ser o Pai, a Mãe ou Tutor/Curador do candidato;

– Responsável Financeiro (Pai ou Mãe): é o responsável pela assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e pela quitação das parcelas da anuidade escolar. O Responsável Financeiro deverá ser um dos Responsáveis Legais (Pai, Mãe ou Tutor/Curador) do candidato.

– Para os Responsáveis Legais (Pai e Mãe) e para o Responsável Financeiro (Pai ou Mãe), é imprescindível não ter associado ao seu nome nenhum registro de débito em órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC ou Serasa. A documentação fornecida será verificada pela tesouraria do Colégio ICJ. Caso seja constatada alguma irregularidade em nome dos Responsáveis, a tesouraria fará contato para solicitar a regularização da pendência. Caso não seja regularizada a pendência, a reserva de vaga e/ou matrícula do candidato poderá ser cancelada.

– Os valores atualizados com o índice de reajuste das mensalidades para o ano 2025 serão divulgados até 30/11/2024;

– A assinatura on-line dos documentos será realizada pela plataforma Click Sign, onde o responsável deverá confirmar sua identidade;

– Para a assinatura eletrônica não é necessária a aquisição de certificado digital. A assinatura digital tem validade jurídica e está respaldada pela Medida Provisória N° 2.200-2;

– A ausência da assinatura dos documentos de matrícula dentro do período estabelecido pelo Colégio ICJ implicará desistência da vaga;

– A matrícula não será efetivada se houver ausência de qualquer documento e/ou do pagamento da taxa;

– Por normas internas, o Colégio ICJ não aceita matrícula:

  • de novatos com progressão parcial (dependência) pela escola de origem;
  • de novatos fora da faixa etária;
  • de novatos e/ou veteranos com duas ou mais reprovações curriculares;

– Para candidato reprovado em 2024 a matrícula no Colégio ICJ ficará sujeita à análise da Direção do Colégio e à disponibilidade de vagas na série anterior;

– O cancelamento da matrícula é prerrogativa da Diretoria do Colégio ICJ, caso seja apurada qualquer irregularidade na documentação do candidato ou se houver outra limitação impeditiva.

 

Dúvidas? Mande um e-mail para [email protected]

LISTA DE MATERIAL 2025

Consulte a lista de material 2025 publicada AQUI a partir de dezembro de 2024.

CALENDÁRIO LETIVO 2025

O calendário letivo de 2025 será publicado AQUI a partir de dezembro/2024 .

ASSOCIAÇÕES E ESCOLAS PARCEIRAS

O Colégio ICJ mantém parceria com associações e escolas com intuito de gerar benefícios para os associados e alunos.

 

ASSOCIAÇÕES PARCEIRAS

Os filhos dos funcionários das associações parceiras têm um desconto nas parcelas da mensalidade escolar (exceto matrícula).

Para receber o benefício é necessário apresentar a declaração de associado emitida pela entidade com data dos últimos 30 dias, em papel timbrado e assinada.

Associações:

– AEPS – Rede Sarah – 10%

– ASCEFET – Cefet – 10%

– SINDIFES – MG – 5%

– SINMED – MG – 10%

 

ESCOLAS PARCEIRAS

Os alunos oriundos do último ano/série da escola parceira têm benefícios que podem variar conforme contrato assinado entre as duas entidades (obs.: se optar pelo parcelamento do valor, perde-se o direito ao desconto). O benefício é comunicado às famílias, via carta personalizada do Colégio ICJ, entregue na escola parceira.

Para receber o benefício é necessário apresentar:

– a carta de indicação assinada pela escola – veja modelo de carta AQUI

–  a Declaração de Escolaridade e/ou Declaração de Transferência com data dos últimos 30 dias, em papel timbrado da escola, assinada e com carimbo de autorização.

Escolas conveniadas:

– Centro Educacional Arte e Criança – 1º ano EFI

– Centro Pedagógico Verde Vida – 2º ano EFI

– Escola Bilboquê – Unidade Buritis – 1º ano EF

– Escola Bilboquê – Unidade Gutierrez – 1ºano EF

– Escola Infantil Pingo de Luz – 6º ano EFII

– Escola Infantil Vovó Neném – 1º ano EFI

– Escola Mundo Feliz (Instituto Leidiavila Ltda) – 6º ano EFII

– Inovar Educação Infantil – 1º ano EFI

– Instituto Educacional Cecília Meireles – 6º ano EFII

– Instituto Educacional Dentinho de Leite – 1º ano EFI

– Instituto Educacional Infância Feliz – 1º ano EFI

– Instituto Infantil Canto Verde – 1º ano EM

– Instituto Pedagógico “Oficina do Saber” – 6º ano EFII

– Jardim de Infância Padre Eustáquio Ltda – 1º ano EFI

– Núcleo Educacional Ser Feliz – NESF – 1º ano EFI

– Sistema de Ensino Alphonsus de Guimaraens – SEAG – 6º ano EFII

– Sistema Ápice de Ensino – 6º ano EFII

– Sistema Lamaxi de Ensino – 6º ano EFII

– Vila Buritis Sistema Educacional – 1º ano EFI

 

Dúvidas? Mande um e-mail para [email protected]

AGENDE UMA VISITA

Será uma satisfação receber a sua visita!

Nossas visitas guiadas são individuais, agendadas previamente, para que você e sua família possam conhecer nossa estrutura e proposta pedagógica. Para isso, dedicamos um momento e uma pessoa exclusivamente para te atender de forma diferenciada e personalizada. As visitas duram de 30 a 40 minutos, e são marcadas conforme disponibilidade da agenda.

Para uma VISITA PRESENCIAL, preencha o formulário disponível AQUI e veja os horários livres ou faça contato pelo WhatsApp (31) 99516-2445

Se preferir, você também pode fazer um TOUR VIRTUAL AQUI e conhecer nossas instalações da Unidade I (Ens.Fund. I, II e Ens. Médio) e da Unidade II (Ed.Infantil) por meio de fotos e vídeos.

Esperamos por você!

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LGPD

Em conformidade com a Lei 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados), o Colégio ICJ e o Responsável Legal declaram estar cientes, concordam e consentem com o tratamento de seus dados pessoais, assim como os do candidato beneficiário, para que sejam compartilhados com órgãos reguladores de ensino, empresas parceiras com a finalidade de uso de sistemas de cadastro geral para matrículas, emissão de documentação escolar, cobrança de mensalidades, recuperação de crédito, e para todos os procedimentos pré-contratuais necessários, bem como autoriza o tratamento dos dados sensíveis deste (relativos à saúde), para fins de cumprimento do Estatuto da Pessoa com Deficiência e para todos os procedimentos inerentes à consecução deste Termo.