ADMISSÃO 2024

APRESENTAÇÃO

O Colégio ICJ é uma escola moderna com um projeto pedagógico consolidado em mais de 60 anos de experiência. Oferece uma proposta atualizada com as exigências do mundo atual que inclui:

– Parceria com o Sistema Bernoulli de Ensino;

– Programa de Educação Bilíngue com a Cambridge University Press,  desde a Educação Infantil;

Projeto Maker no Ensino Fundamental II;

Programa de Robótica a partir do 5º ano do Ensino Fundamental I;

Novo Ensino Médio em uma parceria inédita com o Centro Universitário UNA;

Uma escola completa, que tem o foco na excelência no ensino e na formação dos seus alunos, em um ambiente acolhedor que propicia o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para os desafios da vida adulta.

 

UMA HISTÓRIA DE 62 ANOS

O Colégio ICJ (escola de formação e ensino básico regular) iniciou suas atividades no dia 02 de outubro de 1961, fruto dos ideais da educadora Elza Gonçalves Fabel (in memoriam), sua fundadora. Com 62 anos de história, se destaca no cenário educacional de Minas Gerais por sua excelência no ensino. No decorrer das gerações, passou a ser cada vez mais conhecido pela solidez de seus valores e pela qualidade de seu trabalho, transformando-se em um ambiente educativo de referência.

Seu nome alia-se a uma história de tradição e qualidade de ensino, como marco significativo na cidade de Belo Horizonte. Crescendo e aprimorando-se em sua filosofia, o Colégio ICJ conta hoje com unidades independentes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Seu lema “Educação com Amor” é a base da formação pessoal que integra todos os aspectos do desenvolvimento humano e cidadão de seus alunos, centrado em valores éticos consistentes.

Saiba mais AQUI sobre o nosso Projeto Pedagógico.

 

PROCESSO DE ADMISSÃO

O Processo de Admissão de Novos Alunos do Colégio ICJ consiste em uma avaliação, classificatória e eliminatória, para conhecer o potencial de aprendizagem do aluno. Busca avaliar e diagnosticar as competências e habilidades do aluno; os conhecimentos básicos para o ano pretendido e a sua adptação ao nosso projeto pedagógico.

CLIQUE AQUI PARA INSCRIÇÃO

SÉRIES E HORÁRIOS OFERECIDOS

a) O Colégio ICJ atende à legislação específica que fixa a data de 31 de março como data de corte:

Resolução CEB nº 2_2018_Corte idade

Portaria CEE nº 29_2018_Corte de idade

Resolução CME_BH nº 001_2018_Corte idade

De acordo com a legislação acima mencionada, poderão se inscrever no Processo de Admissão de Novos Alunos os candidatos às vagas de:

  • – Maternal II (2 anos até 31/03/2024) e Maternal III (3 anos até 31/03/2024) em turma flexível contemplada pela Resolução CME/BH 001/2015.
  • – 1º Período (4 anos até 31/03/2024)
  • – 2º Período (5 anos até 31/03/2024)
  • – 1º ano Ensino Fundamental (6 anos até 31/03/2024)

b) Por normas internas, o Colégio ICJ não aceita matrícula:

  • – de novatos com progressão parcial (dependência) pela escola de origem;
  • – de novatos fora da faixa etária;
  • – de novatos e/ou veteranos com duas ou mais reprovações curriculares.

c) Séries oferecidas e horários das aulas:

Educação Infantil – das 13h30 às 17h50

  • Maternal II e Maternal III (Enturmação de maneira flexível contemplada pela Resolução CME/BH 001/2015)
  • 1º período bilíngue
  • 2º período bilíngue

Ensino Fundamental I – das 7h10 às 11h40 (manhã) ou das 13h30 às 18h (tarde)

  • 1º ano bilíngue
  • 2º ano bilíngue
  • 3º ano bilíngue
  • 4º ano bilíngue
  • 5º ano bilíngue – 6º horário 1 vez na semana

Ensino Fundamental II – 7h10 às 11h40

  • 6º ano bilíngue – 6º horário 4 vezes na semana – das 11h40 às 12h30
  • 7º ano bilíngue – 6º horário 3 vezes na semana – das 11h40 às 12h30
  • 8º ano bilíngue – 6º horário 3 vezes na semana – das 11h40 às 12h30
  • 9º ano – 6º horário 5 vezes na semana – das 11h40 às 12h30

Ensino Médio – das 7h10 às 12h30

  • 1º ano – retorno à tarde 3 vezes na semana – das 14h às 17h
  • 2º ano – retorno à tarde 3 vezes na semana – das 14h às 17h
  • 3º ano – retorno à tarde 4 vezes na semana – das 14h às 17h

PASSO A PASSO DO PROCESSO DE ADMISSÃO

Siga este passo a passo e observe cada etapa do processo de Admissão de Novos Alunos:

 

1º Passo: Fazer a inscrição do candidato – preencher o formulário

2º Passo: Anexar os documentos do candidato na inscrição

3º Passo: Pagar a taxa de inscrição – R$50,00

4º Passo: Agendar o dia da Prova/Atividade , com 3 dias de antecedência, pelo telefone (31)3332-6203

5º Passo: Fazer a prova/atividades (presencial)

6º Passo: Receber o resultado por e-mail

7º Passo: Assinar a Reserva de Vaga (on-line)

8º Passo: Assinar Requerimento de Matrícula – Responsável Legal (on-line)

9º Passo: Assinar o Contrato de Serviços Educacionais – Responsável Financeiro (on-line)

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES

A inscrição de candidatos no Processo de Admissão de Novos Alunos deve ser realizada a partir do dia 03/07/2023, conforme os seguintes critérios:

– A inscrição do candidato deverá ser efetuada exclusivamente pelo site do Colégio ICJ. Não serão aceitas inscrições presenciais.
– A inscrição deverá ser realizada pelo pai/mãe ou responsável legal do candidato.
– Somente o preenchimento do formulário do cadastro pela internet não garante a inscrição. É preciso efetuar o pagamento da taxa de inscrição, enviar todos os documentos exigidos e agendar a prova/atividades.
A inscrição na internet somente será confirmada após o (1) pagamento da taxa, (2) anexar a documentação exigida completa, (3) conferência de todos os documentos apresentados e (4) agendamento da prova/atividades.
– O candidato que não efetuar o pagamento da taxa, não anexar a documentação necessária e não fizer o agendamento prévio da prova/atividade não poderá participar do processo de admissão.

 

>>>TAXA DE INSCRIÇÃO

– 1 candidato – R$50,00
– 2 candidatos (desconto irmãos) – R$75,00
– 3 candidatos (desconto irmãos) – R$100,00
– Candidatos oriundos do último ano da escola parceira: isento – Veja AQUI a relação das escolas parceiras.

 

>>>DOCUMENTOS

– Os documentos abaixo relacionados são obrigatórios e devem ser anexados à ficha de inscrição do Processo de Admissão de Novos Alunos no momento da efetivação da inscrição no Portal ICJ.

– Os documentos devem ser anexados no formato .jpeg ou .pdf e ter boa resolução de imagem para perfeita identificação.

a – Para TODOS os candidatos de TODAS as séries:

  • – Certidão de Nascimento do candidato (obrigatório)
  • – Declaração de Escolaridade – (obrigatório) documento original e com data de emissão dentro do prazo de 30 dias, em papel timbrado, com carimbo de autorização de funcionamento da instituição e com assinatura do Diretor ou Secretário com a devida habilitação (documento opcional para candidatos do Maternal II, III e do 1º período da Educação Infantil);
  • – Carteira de identidade (RG) do candidato (frente e verso – opcional);
  • – CPF do candidato (opcional).

b – Para os candidatos da Educação Infantil (Maternal II, III, 1º e 2º período) e do 1º ano do Ensino Fundamental:

  • – Relatório descritivo de desenvolvimento do ano de 2022 do candidato (opcional);
  • – Relatório descritivo de desenvolvimento parcial do ano de 2023 do candidato (opcional).

Obs.: a documentação acima poderá ser solicitada para melhor avaliação do candidato.

 c – Para os candidatos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio:

  • – Boletim escolar final de 2022 (opcional)
  • – Boletim parcial atualizado de 2023 (opcional)

Obs.: a documentação acima poderá ser solicitada para melhor avaliação do candidato.

>>>FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Leia todo o edital do Processo de Admissão antes de fazer a inscrição do candidato.

ACESSE AQUI O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO a partir das 18h do dia 04/07/2023.

 

>>Dúvidas? Mande um e-mail para [email protected]

DATAS DAS PROVAS E/OU ATIVIDADES

O Processo de Admissão de Novos Alunos do Colégio ICJ consiste em uma avaliação, classificatória e eliminatória, para conhecer o potencial de aprendizagem do aluno. Busca avaliar e diagnosticar as competências e habilidades do aluno; os conhecimentos básicos para o ano pretendido e a sua adaptação ao nosso projeto pedagógico.

As provas e/ou atividades do Processo de Admissão de Novos Alunos ICJ serão aplicadas, conforme cronograma que segue.

 

a) 02 de setembro de 2023 – sábado – das 8h30 às 12h

– Educação Infantil – verificar datas e horários específicos para entrevistas AQUI

– Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano) – das 8h30 às 12h

Local: Unidade I – Rua Olinda, 206, Nova Suíça, BH-MG

 

b) 21 de setembro de 2023 – 5ªfeira – 14h (data alternativa, sujeita à disponibilidade de vagas)

– Todas as séries da Educação Infantil ao Ensino Médio – das 14h às 18h

Local: Unidade I – Rua Olinda, 206, Nova Suíça, BH-MG

 

c) a partir do dia 22/09/23 as provas/atividades das séries em que ainda houverem vagas deverão ser previamente agendadas no Colégio ICJ, pelo telefone (31)3332-6203.

Após realizar a (1) inscrição do candidato no Processo de Admissão com a inclusão de todos os (2) documentos exigidos e (3) efetuar o pagamento da taxa, o responsável deverá ligar para fazer o (4) agendamento da prova/ atividade conforme disponibilidade de datas.

Observação:

– O não comparecimento do candidato às atividades propostas é considerado desistência e novo agendamento da atividade ficará sujeito à disponibilidade de vagas.

Dúvidas? Mande um e-mail para [email protected]

ADMISSÃO PREMIADA

CONCURSO ENCERRADO

 

VENCEDORES DA ADMISSÃO PREMIADA:

Educação Infantil:

1º) Gabriel R. M. Mon. (1º período) – 11/09/23

2º) Murilo E. L. Gom. (2º período) – 13/09/23

Obs.: Não houveram outros candidatos que fizeram as atividades no dia 2/09/23 e efetuaram a Reserva de Vaga dentro dos prazos.

 

Ensino Fundamental I:

1º) Ester D. Lac. (1º ano) – 06/09/23

2º) Laura K. Cos. (1º ano) – 06/09/23

3º) Sofia C. Bra (1ºano) – 06/09/23

4º) Fernando P. Fon. (1º ano) – 08/09/23

5º) Rodrigo A. Val. (1º ano) – 11/09/23

 

Ensino Fundamental II e Ensino Médio:

1º) Sofia F. B. Hof. (6º ano)

Obs.: Não houveram outros candidatos que alcançaram a média mínima exigida no edital da premiação.

 

ADMISSÃO PREMIADA

Os candidatos do Processo de Admissão de Novos Alunos, que participarem das provas/testes/entrevistas agendados para o dia 02/09/23, concorrem aos prêmios da Admissão Premiada.

Veja AQUI  o regulamento completo.

AGENDAMENTO DAS PROVAS/ATIVIDADES

– A partir do dia 22/09/23 as provas/atividades das séries em que ainda houverem vagas deverão ser previamente agendadas no Colégio ICJ, pelo telefone (31)3332-6203 conforme disponibilidade de datas.

 

1 – Para os candidatos da Educação Infantil VEJA AQUI informações sobre agendamento das atividades.

2 – Para os candidatos do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio – após realizar a (1) inscrição do candidato no Processo de Admissão, (2) enviar a documentação completa e (3) efetuar o pagamento da taxa, o responsável pelo candidato deverá fazer o (4) agendamento da prova/atividade.

– O agendamento deve ser efetivado, no máximo, até 3 dias úteis antes da data marcada para a prova/atividade.

– Para quem vai participar das provas/atividades do dia 02/09/23 o agendamento deve ser realizado por este formulário: Formulário de Agendamento (necessário estar logado em uma conta Gmail).

– A partir do dia 22/09/23 as provas/atividades das séries em que ainda houverem vagas deverão ser previamente agendadas no Colégio ICJ, pelo telefone (31)3332-6203 conforme disponibilidade de datas.

 

>>Dúvidas? Mande um e-mail para [email protected]

EDUCAÇÃO INFANTIL – ATIVIDADES

O Processo de Admissão de Novos Alunos da Educação Infantil será realizado conforme orientações a seguir para cada série:

Após 22/09/23 as entrevistas com os pais e as atividades de sondagem diagnóstica devem ser agendadas, conforme disponibilidade de data, por telefone (31)3332.6203.

MATERNAL II E III

O Processo de Admissão de Novos Alunos do Maternal II e III é realizado em duas etapas:

– 1ª etapa – entrevista on-line com os pais

– 2ª etapa- participação nas atividades presenciais (somente para quem participar das entrevistas on-line)

 

1ª etapa – Entrevista  – Orientações:

O Processo de Admissão de Novos Alunos para o Maternal II e III consiste na participação dos pais em uma entrevista com a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil. Esta entrevista tem por objetivo o conhecimento da família, assim como a apuração de informações relativas aos hábitos, rotinas e desenvolvimento da criança. As entrevistas terão duração aproximada de 30 minutos cada.

Após realizar a (1) inscrição do candidato no Processo de Admissão, (2) enviar a documentação completa e (3) efetuar o pagamento da taxa, o responsável deverá fazer o (4) agendamento da entrevista.

A participação dos pais na entrevista é obrigatória e a ausência nesta etapa configura desistência do candidato ao Processo de Admissão e ficará sujeita à disponibilidade de vagas.

 

 >>> Agendamento de entrevista on-line

O agendamento da entrevista (presencial ou on-line) deve ser efetivado, por telefone (31)3332.6203, no máximo, até 3 dias úteis antes da data marcada para a atividade.

 Data: 22, 23 e 24/08/23

Horários:

  • – 14h
  • – 14h30
  • – 15h

Local: a entrevista será realizada via Plataforma Meet. O link da entrevista será informado por e-mail, após realização do agendamento.

Veja AQUI orientações para uso da Plataforma Meet

 

Data: 21/09/23 – entrevista presencial (data alternativa, sujeito à disponibilidade de vaga)

Horário: horários agendados previamente, entre 14h e 17h, pelo telefone (31)3332.6203.

Local: entrevista presencial – Colégio ICJ – Rua Olinda, 254, Nova Suíça, BH-MG

 

Após 22/09/23 as entrevistas devem ser agendadas, conforme disponibilidade de data, por telefone (31)3332.6203 (entrevista presencial – sujeito à disponibilidade de vaga)

 

etapa- Participação nas atividades presenciais – Orientações:

Na 2ª etapa do Processo de Admissão de Novos Alunos para o Maternal II e III, os pais e os candidatos que participaram das entrevistas on-line devem participar das atividades presenciais propostas que têm por objetivo apresentação geral da proposta pedagógica do Colégio ICJ e a realização de atividades de integração com pais e crianças.

>>> Data das atividades presenciais:

Data: 02/09/23 – sábado (necessário agendamento prévio)

Horário: 8h30

Local: Colégio ICJ – Rua Olinda, 206, Nova Suíça, BH – MG.

 

>>>Agendamento para participação nas atividades presenciais:

Após realizar a (1) inscrição do candidato no Processo de Admissão, (2) enviar a documentação completa e (3) efetuar o pagamento da taxa, o responsável deverá fazer o (4) agendamento na atividade presencial.

Link para agendamento no dia 02/09/23: https://forms.gle/jLqMXFpDDhpfsoYN9

 

Observações:

  • O agendamento deve ser efetivado, no máximo, até 3 dias úteis antes da data marcada para a prova/atividade.
  • Após essa data será realizado apenas o agendamento de entrevista com a coordenação pedagógica.
  • A participação da criança e da família nesta atividade é obrigatória e a ausência nesta etapa configura desistência do candidato ao Processo de Admissão.

 

b) 1º E 2º PERÍODOS

Os candidatos às vagas do 1º e 2º períodos da Educação Infantil realizarão uma sondagem diagnósticas, cuja presença é obrigatória, têm por objetivo avaliar a evolução do processo de aprendizagem da criança, viabilizando adaptação à proposta pedagógica do Colégio ICJ assim como o melhor acompanhamento ao longo de sua vida escolar.

A participação do candidato e da família nas atividades propostas é obrigatória e a ausência nesta etapa configura desistência do candidato ao Processo de Admissão e ficará sujeito à disponibilidade de vagas.

>>> Data da atividade:

– 02/09/23 – 8h30

– 21/09/23 – 14h (data alternativa, sujeita à disponibilidade de vaga)

– após 22/09/22 (sujeito à disponibilidade de vaga) as atividades devem ser previamente agendadas, conforme disponibilidade de data e horário, por telefone (31)3332.6203.

 

>>> Local da atividade:

–  Colégio ICJ – Unidade I – Rua Olinda, 206, Nova Suíça, BH-MG

 

>>> Agendamento de atividades:

Após realizar a (1) inscrição do candidato no Processo de Admissão, (2) enviar a documentação completa e (3) efetuar o pagamento da taxa, o responsável deverá fazer o (4) agendamento nas atividades.

Link para agendamento nos dias 02 ou 21/09/23: https://forms.gle/jLqMXFpDDhpfsoYN9

– Após 22/09/23 (sujeito à disponibilidade de vaga) as atividades devem ser previamente agendadas, conforme disponibilidade de data e horário, por telefone (31)3332.6203.

– O agendamento deve ser efetivado, no máximo, até 3 dias úteis antes da data marcada para a prova/atividade.

 

>>> Material necessário para as atividades

No dia e horário agendado, o candidato deverá ter em mãos os seguintes materiais para realização das atividades:

  • -Lápis de escrever;
  • -Borracha;
  • -Lápis de cor.

PROVAS E ATIVIDADES EFI

A) 1º ANO – ATIVIDADES

Os candidatos às vagas do 1º Ano do Ensino Fundamental realizarão atividades de sondagens diagnósticas, em formato presencial. Essa ação tem por objetivo identificar em qual fase a criança se encontra no processo de alfabetização, além de contribuir para sua adaptação à proposta pedagógica, visando melhor organização nos planejamentos e acompanhamento do aluno.

 

B) 2º AO 5º ANO – PROVAS

O processo de admissão para os candidatos do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental I será composto pelas seguintes avaliações:

– 01 Prova de Português;

– 01 Prova de Matemática;

– 01 Produção de Texto (Redação);

 

Observações:

– As avaliações serão realizadas sem consulta, com duração máxima de 4 horas.

– Material necessário para fazer as provas/atividades:

  • Lápis de escrever;
  • borracha;
  • lápis de cor.

 

>>Programa ICJ de Educação Bilíngue

O Colégio ICJ é uma escola formadora de alunos bilíngues da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Por isso, possui uma carga horária ampliada da Língua Inglesa na sua proposta pedagógica.

No mês de fevereiro será aplicado uma prova de Inglês que tem por objetivo fazer uma sondagem diagnóstica dos novos alunos. Nesse sentido, importa verificar se o estudante já possui algum conhecimento da língua inglesa e verificar a sua adaptação ao programa bilíngue do Colégio ICJ. Sendo assim, o aluno que apresentar defasagem deverá frequentar obrigatoriamente o Curso de Nivelamento da Língua Inglesa.

 

>>Curso de Nivelamento da Língua Inglesa

O curso de nivelamento da Língua Inglesa é oferecido, em fevereiro, aos novos alunos matriculados do 4º ao 8º ano do Ensino Fundamental que apresentam defasagem na avaliação diagnóstica da língua.

O principal objetivo é nivelar os estudantes novatos nos conteúdos já ministrados em anos anteriores, de forma que possam ter o melhor aproveitamento da disciplina a partir do ingresso no Colégio ICJ.

Destaca-se que, nas circunstâncias apresentadas, é obrigatória a participação do estudante. O curso de nivelamento é oferecido no contraturno de estudo do aluno e possui custo extra não incluso na mensalidade escolar (valor a ser comunicado às famílias oportunamente).

 

>> Dúvidas? Mande um e-mail para [email protected]

PROVAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II – 6º ANO 9º ANO

O Processo de Admissão para os alunos candidatos do Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano será composto das seguintes avaliações, em formato presencial:

a) 6º, 7º, 8º e 9ºANOS

  • – 01 Prova de Língua Portuguesa, estruturada em 7 Questões (4 objetivas (com 5 itens) e 3 abertas);
  • – 01 Prova de Matemática, distribuída em 7 Questões (4 objetivas (com 5 itens) e 3 abertas);
  • 01 Proposta de Redação.

Observações:

– As avaliações serão realizadas, presencialmente, sem consulta, com duração máxima de 4 horas.

– Material necessário para fazer as provas/atividades:

  • -Lápis de escrever;
  • -Borracha;
  • -Caneta azul;
  • -Régua

 

>>Programa ICJ de Educação Bilíngue

O Colégio ICJ é uma escola formadora de alunos bilíngues da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Por isso, possui uma carga horária ampliada da Língua Inglesa na sua proposta pedagógica.

No mês de fevereiro será aplicado uma prova de Inglês que tem por objetivo fazer uma sondagem diagnóstica dos novos alunos. Nesse sentido, importa verificar se o estudante já possui algum conhecimento da língua inglesa e verificar a sua adaptação ao programa bilíngue do Colégio ICJ. Sendo assim, o aluno que apresentar defasagem deverá frequentar obrigatoriamente o Curso de Nivelamento da Língua Inglesa.

 

>>Curso de Nivelamento da Língua Inglesa

O curso de nivelamento da Língua Inglesa é oferecido, em fevereiro, aos novos alunos matriculados do 4º ao 8º ano do Ensino Fundamental que apresentam defasagem na avaliação diagnóstica da língua.

O principal objetivo é nivelar os estudantes novatos nos conteúdos já ministrados em anos anteriores, de forma que possam ter o melhor aproveitamento da disciplina a partir do ingresso no Colégio ICJ.

Destaca-se que, nas circunstâncias apresentadas, é obrigatória a participação do estudante. O curso de nivelamento é oferecido no contraturno de estudo do aluno e possui custo extra não incluso na mensalidade escolar (valor a ser comunicado às famílias oportunamente).

 

>> Dúvidas? Mande um e-mail para [email protected]

PROVAS DO ENSINO MÉDIO – 1º AO 3º ANO

Processo de Admissão para os alunos candidatos do Ensino Médio – 1º ao 3º ano será composto das seguintes avaliações, em formato presencial:

  • – 01 Prova de Língua Portuguesa, estruturada em 10 Questões (7 objetivas (com 5 itens) e 3 abertas);
  • – 01 Prova de Matemática, distribuída em 10 Questões (7 objetivas (com 5 itens) e 3 abertas);
  • – 01 Proposta de Produção Textual.

 

Observações:

– As avaliações serão realizadas sem consulta, com duração máxima de 4 horas.

– Material necessário para fazer as provas/atividades:

  • -Lápis de escrever;
  • -Borracha;
  • -Régua;
  • -Caneta azul

CONTEÚDO DAS PROVAS

Clique nos arquivos abaixo para acesso ao conteúdo das provas:

ENSINO FUNDAMENTAL I:

1º Ano

2º Ano

3º Ano

4º Ano

5º Ano

ENSINO FUNDAMENTAL II:

6º Ano

7º Ano

8º Ano

9º Ano

ENSINO MÉDIO:

1º Ano

2º Ano

3º Ano

CLASSIFICAÇÃO E DESCLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS

– A classificação será de acordo com a disponibilidade de vagas;
– Os candidatos classificados como excedentes às vagas poderão ser chamados posteriormente, em caso de desistência;
– O Colégio ICJ reserva-se no direito de oferecer vagas para os períodos/anos/séries conforme a sua disponibilidade de espaço físico, demandas e decisões internas.

 

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I – 1ºANO

– Classificação

Os candidatos da Educação Infantil – Maternal II ao 2º período e os candidatos do 1º ano do Ensino Fundamental serão classificados obedecendo os seguintes critérios:

– Ordem cronológica de idade (decrescente – do mais velho para o mais novo);
– Participação em todas as atividades propostas para o segmento;
– Ser irmão de aluno do Colégio ICJ;
– Ser filho e/ou irmão de ex-estudante do Colégio ICJ.

 

ENSINO FUNDAMENTAL I – 2º AO 5º ANO

– Classificação

Os candidatos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental serão classificados de acordo com as notas obtidas nas provas, até o preenchimento das vagas, devendo o candidato alcançar o mínimo de 60% dos pontos distribuídos em cada prova.

– Empate

Em caso de empate, os critérios de desempate serão:
– Maior nota em Português
– Maior nota em Matemática
– Avaliação do Informativo Escolar (boletim)

– Desclassificação

Será desclassificado o candidato que:
– obtiver nota inferior a 60 pontos em qualquer uma das avaliações;
– obtiver nota inferior a 50 pontos na Produção de Texto;
– entregar a Produção de Texto em branco;
– produzir o conteúdo da Produção de Texto incoerente com o tema proposto;
– usar, comprovadamente, de meios inadequados para a inscrição ou realização dos testes acadêmicos, assim como adotar conduta não condizente com a proposta de formação acadêmica do Colégio ICJ;
– não apresentar a documentação exigida completa para o processo seletivo.

 

ENSINO FUNDAMENTAL II – 6º AO 9º ANO E ENSINO MÉDIO – 1º AO 3º ANO

– Classificação

Os candidatos serão classificados de acordo com as notas obtidas nas provas, até o preenchimento das vagas, devendo o candidato alcançar o mínimo de 60% dos pontos distribuídos em cada prova.

– Empate

Em caso de empate, os critérios de desempate serão:
– Maior nota em Língua Portuguesa.
– Maior nota em Matemática.
– Avaliação do Informativo Escolar (boletim).

– Desclassificação

Será desclassificado o candidato que:
– obtiver nota inferior a 60 pontos em qualquer uma das avaliações;
– obtiver nota inferior a 50 pontos na Produção de Texto;
– entregar a Produção de Texto em branco;
– produzir o conteúdo da Produção de Texto incoerente com o tema proposto;
usar, comprovadamente, de meios inadequados para a inscrição ou realização dos testes acadêmicos, assim como adotar conduta não condizente com a proposta de formação acadêmica do Colégio ICJ;
– não apresentar a documentação exigida completa para o processo seletivo.

RESULTADO

O resultado do Processo de Admissão de Novos Alunos do Colégio ICJ será divulgado conforme os critérios a seguir:

  • – O resultado será divulgado após as 18h, nas datas agendadas no cronograma abaixo;
  • – O resultado das atividades e/ou provas será comunicado somente via e-mail cadastrado no ato da inscrição. Monitore sua caixa de spam ou lixo eletrônico também;
  • Poderá ser agendada entrevista com a família, quando necessário, antes da liberação do resultado;
  • – Poderá ser solicitada nova documentação do candidato, quando necessário, antes da liberação do resultado;
  • – Não haverá divulgação de notas. O Colégio ICJ irá divulgar apenas o resultado “Aprovado” ou “Reprovado”;
  • – Não haverá segunda chamada de provas, assim como revisão e/ou vista das provas em qualquer momento do processo.

 

CRONOGRAMA DE RESULTADO

O resultado será divulgado, após as 18h, conforme datas a seguir:

  • – Provas realizadas no dia 02/09/23 – resultado no dia 05/09/23;
  • – Provas realizadas no dia 21/09/23 (data alternativa sujeita a disponibilidade de vagas) – resultado no dia 28/09/23;
  • – Após o dia 29/09/22, os resultados serão divulgados em até 7 dias úteis após a aplicação das atividades/provas.

RESERVA DE VAGA

O pai/mãe/responsável legal do candidato aprovado no Processo de Admissão de Novos Alunos, realizado nos meses de setembro e outubro de 2023 deve assinar o Termo de Reserva Vaga do candidato como forma de garantir a vaga do candidato para o ano de 2024.

>>> Obs.: Todos os candidatos que efetuarem a assinatura do Termo de Reserva de Vaga devem efetivar a Matrícula 2024 conforme critérios definidos AQUI.

Os candidatos que fizerem provas/atividades a partir do mês de novembro/2023 não precisam assinar o Termo de Reserva de Vaga e devem efetuar diretamente a Matrícula 2024.

 

CRONOGRAMA DE ASSINATURA DE RESERVA DE VAGA

O Termo de Reserva de Vaga será disponibilizado no Portal ICJ para assinatura on-line nas seguintes datas:

  • – Candidatos que fizeram provas no dia 02/09/23 – dia 06/09/23
  • – Candidatos que fizeram provas no dia 21/09/23 (data alternativa) – dia 29/09/23
  • – Os candidatos que fizeram provas entre os dias 22/09/23 até o 31/10/23 devem assinar o Termo de Reserva de Vaga em até 2 dias úteis após a divulgação do resultado.
  • – Apos 31/10/23 os candidatos aprovados não passam pelo processo de assinatura do Termo de Reserva de Vaga. Estes devem efetivar a Matrícula 2023.

 

PASSOS PARA ASSINATURA DO TERMO DE RESERVA DE VAGA

Após o candidato ser aprovado no Processo de Admissão será liberado o Termo de Reserva de Vaga. O responsável legal do candidato deverá seguir os passos:

  • 1º PASSO
  • Acesse o Portal ICJ (com e-mail e senha do responsável legal)
  • Minhas matrículas
  • Seleciona o(a) aluno / Próximo
  • Ajustar o responsável financeiro / Próximo
  • Ajustar o responsável legal / Próximo
  • Entrega de documentos
  • Responder a enquete / Próximo
  • Definir a forma de pagamento
  • Finalizar

 

  • MENSAGEM:
  • Preenchimento do formulário de matrícula do(a) aluno(a) foi finalizado com sucesso.
  • Status “Em análise”
  • Seu documento será liberado em até 3 dias úteis para assinatura, assim como a sua opção de pagamento.
  • Após a análise pela Instituição você receberá um e-mail informando a liberação para assinatura do Termo de Reserva e acesso ao boleto.

 

  • 2º PASSO
  • Contratos
  • Selecione o aluno
  • Visualizar pré-contrato (leitura)
  • Assinar digitalmente (clicar no botão assinar). O Token será encaminhado para o e-mail cadastrado
  • Pagar com boleto (o boleto será encaminhado por e-mail)

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A RESERVA DE VAGA

Os documentos podem ser enviados no formato .jpeg ou .pdf e devem ter boa resolução de imagem para perfeita identificação.

1- Documentos OBRIGATÓRIOS de TODOS os Responsáveis (Pai e Mãe):

– RG (frente e verso)

– CPF

– Comprovante de residência recente (conta de água ou luz ou telefone fixo)

 

2- Documentos do candidato:

– Registro de Nascimento (para todos os alunos) – obrigatório

– RG (frente e verso) – para os alunos que já tiverem esse documento emitido

– CPF – para os alunos que já tiverem esse documento emitido

– 1 foto 3×4 – obrigatório

– Cartão de vacinação atualizado (somente para os alunos da Educação Infantil) – deverá constar a página com a identificação da criança e as duas páginas (1 e 2) em que constam os registros de vacinação atualizados – obrigatório

– Atestado de Aptidão para a prática de atividades físicas – original (exceto para alunos do Maternal II e III) – este documento pode ser entregue, na Recepção do Colégio ICJ, até fevereiro/2024)

– Comprovante de endereço recente, caso não resida com os pais (conta de água, luz ou telefone fixo) – obrigatório

– Declaração de Transferência (original) – deverá ser entregue, na Recepção do Colégio ICJ, IMPRETERIVELMENTE até o dia 29/12/2023

– Relatório de Percurso Escolar acompanhado dos relatórios descritivos sobre o desenvolvimento da criança (originais) – somente para alunos da Educação Infantil e do 1º Ano do Ensino Fundamental – deverá ser entregue, na Recepção do Colégio ICJ, IMPRETERIVELMENTE até 30 dias após a emissão da Declaração de Transferência.

– Histórico Escolar (para todos os alunos do 2º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e 1ª a 3ª Série do Ensino Médio) – deverá ser entregue, na Recepção do Colégio ICJ, IMPRETERIVELMENTE até 30 dias após a emissão da Declaração de Transferência.

 

Observações:

– Responsável Legal: é o responsável pela assinatura do Requerimento de Matrícula e deve ser o Pai, a Mãe ou Tutor/Curador do candidato;

– Responsável Financeiro (Pai ou Mãe): é o responsável pela assinatura do Termo de Reserva de Vaga e/ou do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e pela quitação das parcelas da anuidade escolar. O Responsável Financeiro deverá ser um dos Responsáveis Legais (Pai, Mãe ou Tutor/Curador) do candidato.

– Para os Responsáveis Legais (Pai e Mãe) e para o Responsável Financeiro (Pai ou Mãe), é imprescindível não ter associado ao seu nome nenhum registro de débito em órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC ou Serasa. A documentação fornecida será verificada pela tesouraria do Colégio ICJ. Caso seja constatada alguma irregularidade em nome dos Responsáveis, a tesouraria fará contato para solicitar a regularização da pendência. Caso não seja regularizada a pendência, a reserva de vaga e/ou matrícula do candidato poderá ser cancelada.

– Os valores atualizados com o índice de reajuste das mensalidades para o ano 2024 serão divulgados até 30/11/2023;

– A assinatura eletrônica do Termo de Reserva de Vaga é realizado pela plataforma Click Sign, onde o responsável deve confirmar sua identidade;

– Para a assinatura eletrônica não é necessária a aquisição de certificado digital. A assinatura digital tem validade jurídica e está respaldada pela Medida Provisória N° 2.200-2;

– A ausência da assinatura do Termo de Reserva de Vaga dentro do período estabelecido pelo Colégio ICJ implicará desistência da vaga;

– O Termo de Reserva de Vaga não será efetivado se houver ausência de qualquer documento e/ou do pagamento da taxa;

– Por normas internas, o Colégio ICJ não aceita matrícula:

  • > de novatos com progressão parcial (dependência) pela escola de origem;
  • > de novatos fora da faixa etária;
  • > de novatos e/ou veteranos com duas ou mais reprovações curriculares;

– Para o candidato que for reprovado em 2023 a matrícula 2024 no Colégio ICJ ficará sujeita à análise da Direção do Colégio e à disponibilidade de vagas na série anterior;

– O cancelamento do Termo de Reserva de Vaga e/ou do Contrato de Matrícula é prerrogativa da Diretoria do Colégio ICJ, caso seja apurada qualquer irregularidade na documentação do candidato ou se houver outra limitação impeditiva.

 

CANCELAMENTO DO TERMO DE RESERVA DE VAGA

Caso o requerente cancele este Termo de Reserva de Vaga terá o valor pago reembolsado, em até 5 (cinco) dias úteis, conforme:

  1. Efetue o cancelamento/desistência até o dia 31/10/2023, haverá retenção de 5% do valor pago (Novatos e Veteranos);
  2. Efetue o cancelamento/desistência entre os dias 01/11/2023 e 05/12/2023 (Novatos e veteranos) , haverá retenção de 10% do valor pago;
  3. Efetue o cancelamento/desistência entre os dias 06/12/2023 e 31/01/2024 (Novatos e veteranos), haverá retenção de 15% do valor pago;
  4. A partir do dia 01/02/2024 o requerente não terá direito à restituição do valor pago na 1ª parcela.

>>Dúvidas? Mande um e-mail para [email protected]

 MATRÍCULA 2024

O pai/mãe/responsável legal do candidato aprovado no Processo de Admissão de Novos Alunos deve efetivar a Matrícula 2024 conforme critérios e orientações a seguir.

>>> Obs.: Todos os candidatos que efetuarem a assinatura do Termo de Reserva de Vaga, nos meses de setembro e outubro, devem efetivar a Matrícula 2024.

 

CALENDÁRIO DE MATRÍCULA

– A Matrícula dos candidatos aprovados no período de setembro a novembro/2023 será realizada nos dias 06 e 07/12/2023 (on line).

– Após 01/12/23 os candidatos aprovados têm 2 dias úteis para realizar a matrícula após a divulgação do resultado (on line).

 

PASSOS PARA A MATRÍCULA

Veja AQUI o passo-a-passo para a Matrícula

 

DOCUMENTOS PARA A MATRÍCULA

Os documentos devem ser enviados no formato .jpeg ou .pdf e ter boa resolução de imagem para perfeita identificação.

1 – Documentos de TODOS os Responsáveis (Pai e Mãe):

– RG (frente e verso)

– CPF

– Comprovante de residência recente (conta de água ou luz ou telefone fixo)

 

2- Documentos do candidato:

– Registro de Nascimento (para todos os alunos)

– RG (frente e verso) – para os alunos que já tiverem esse documento emitido

– CPF – para os alunos que já tiverem esse documento emitido

– 1 foto 3×4 recente

– Cartão de vacinação atualizado (somente para os alunos da Educação Infantil) – deverá constar a página com a identificação da criança e as duas páginas (1 e 2) em que constam os registros de vacinação atualizados

– Atestado de Aptidão para a prática de atividades físicas – original (exceto para alunos do Maternal II e III) – este documento pode ser entregue, na Recepção do Colégio ICJ, até fevereiro/2024)

– Comprovante de endereço recente, caso não resida com os pais (conta de água, luz ou telefone fixo)

– Declaração de Transferência (original) – deverá ser entregue, na Recepção do Colégio ICJ, IMPRETERIVELMENTE até o dia 29/12/2023

– Relatório de Percurso Escolar acompanhado dos relatórios descritivos sobre o desenvolvimento da criança (originais) – somente para alunos da Educação Infantil e do 1º Ano do Ensino Fundamental – deverá ser entregue, na Recepção do Colégio ICJ, IMPRETERIVELMENTE até 30 dias após a emissão da Declaração de Transferência.

– Histórico Escolar (para todos os alunos do 2º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e 1ª a 3ª Série do Ensino Médio) – deverá ser entregue, na Recepção do Colégio ICJ, IMPRETERIVELMENTE até 30 dias após a emissão da Declaração de Transferência.

 

OBSERVAÇÕES

– Responsável Legal: é o responsável pela assinatura do Requerimento de Matrícula e deve ser o Pai, a Mãe ou Tutor/Curador do candidato;

– Responsável Financeiro (Pai ou Mãe): é o responsável pela assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e pela quitação das parcelas da anuidade escolar. O Responsável Financeiro deverá ser um dos Responsáveis Legais (Pai, Mãe ou Tutor/Curador) do candidato.

– Para os Responsáveis Legais (Pai e Mãe) e para o Responsável Financeiro (Pai ou Mãe), é imprescindível não ter associado ao seu nome nenhum registro de débito em órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC ou Serasa. A documentação fornecida será verificada pela tesouraria do Colégio ICJ. Caso seja constatada alguma irregularidade em nome dos Responsáveis, a tesouraria fará contato para solicitar a regularização da pendência. Caso não seja regularizada a pendência, a reserva de vaga e/ou matrícula do candidato poderá ser cancelada.

– Os valores atualizados com o índice de reajuste das mensalidades para o ano 2024 serão divulgados até 30/11/2023;

– A assinatura on-line dos documentos será realizada pela plataforma Click Sign, onde o responsável deverá confirmar sua identidade;

– Para a assinatura on-line não será necessária a aquisição de certificado digital. A assinatura digital tem validade jurídica e está respaldada certificadora;

– A ausência da assinatura dos documentos de matrícula dentro do período estabelecido pelo Colégio ICJ implicará desistência da vaga;

– A matrícula não será efetivada se houver ausência de qualquer documento e/ou do pagamento da taxa;

– Por normas internas, o Colégio ICJ não aceita matrícula:

> de novatos com progressão parcial (dependência) pela escola de origem;

> de novatos fora da faixa etária;

> de novatos e/ou veteranos com duas ou mais reprovações curriculares;

– Para candidato reprovado em 2023 a matrícula no Colégio ICJ ficará sujeita à análise da Direção do Colégio e à disponibilidade de vagas na série anterior;

– O cancelamento da matrícula é prerrogativa da Diretoria do Colégio ICJ, caso seja apurada qualquer irregularidade na documentação do candidato ou se houver outra limitação impeditiva.

 

INSCRIÇÃO NO PROJETO MAKER (somente para 6º, 7º e 8º anos):

Os alunos de 6º, 7º e 8º anos devem se inscrever obrigatoriamente no Projeto Maker para cursar essa disciplina no próximo ano.

O colégio irá divulgar, em comunicado específico, as orientações para inscrição nesse projeto no início do ano letivo de 2024.

Veja AQUI mais informações sobre esse projeto.

 

PAGAMENTOS DA MATRÍCULA

Para efetivação da matrícula, deve ser realizado o pagamento integral da 1ª parcela da anuidade 2024 (1/12 – matrícula).

Quem assinou o Termo de Reserva de Vaga e pagou a taxa anteriormente, deverá efetuar o pagamento da diferença do reajuste anual da mensalidade.

 

>>>Dúvidas? Mande um e-mail para [email protected]

LISTA DE MATERIAL 2024

Consulte a lista de material 2024 publicada AQUI a partir de dezembro de 2023.

CALENDÁRIO LETIVO 2024

O calendário letivo de 2024 será publicado AQUI a partir de dezembro/2023 .

ASSOCIAÇÕES E ESCOLAS PARCEIRAS

O Colégio ICJ mantém parceria com associações e escolas com intuito de gerar benefícios para os associados e alunos.

ASSOCIAÇÕES PARCEIRAS

Os filhos dos funcionários das associações parceiras têm isenção da taxa de inscrição do Processo de Admissão de Novos Alunos e um desconto nas parcelas da mensalidade escolar (exceto matrícula).

Para receber o benefício é necessário apresentar a declaração de associado emitida pela entidade com data dos últimos 30 dias, em papel timbrado e assinada.

Associações:

– AEPS – Rede Sarah – 10%

– ASCEFET – Cefet – 10%

– SINDIFES – MG – 5%

– SINMED – MG – 10%

ESCOLAS PARCEIRAS

Os alunos oriundos do último ano/série da escola parceira têm o benefício da isenção da taxa de inscrição do Processo de Admissão de Novos Alunos e um desconto de 25% na 1ª parcela (matrícula) da anuidade escolar (obs.: se optar pelo parcelamento do valor, perde-se o direito ao desconto).

Para receber o benefício é necessário apresentar a Declaração de Escolaridade e/ou Declaração de Transferência com data dos últimos 30 dias, em papel timbrado da escola, assinada e com carimbo de autorização.

Escolas:

– Centro Educacional Arte e Criança – 1º ano EFI

– Centro Pedagógico Verde Vida – 2º ano EFI

– Escola Bilboquê – Unidade Buritis – 1º ano EF

– Escola Bilboquê – Unidade Gutierrez – 1ºano EF

– Escola Infantil Pingo de Luz – 6º ano EFII

– Escola Infantil Vovó Neném – 1º ano EFI

– Escola Mundo Feliz (Instituto Leidiavila Ltda) – 6º ano EFII

– Inovar Educação Infantil – 1º ano EFI

– Instituto Educacional Cecília Meireles – 6º ano EFII

– Instituto Educacional Dentinho de Leite – 1º ano EFI

– Instituto Educacional Infância Feliz – 1º ano EFI

– Instituto Infantil Canto Verde – 6º ano EFII

– Instituto Pedagógico “Oficina do Saber” – 6º ano EFII

– Jardim de Infância Padre Eustáquio Ltda – 1º ano EFI

– Núcleo Educacional Ser Feliz – NESF – 1º ano EFI

– Núcleo Educacional Futuro do Saber – NEFS – 6º ano EFII

– Sistema de Ensino Alphonsus de Guimaraens – SEAG – 6º ano EFII

– Sistema Ápice de Ensino – 6º ano EFII

– Sistema Lamaxi de Ensino – 6º ano EFII

– Vila Buritis Sistema Educacional – 1º ano EFI

AGENDE UMA VISITA

Será uma satisfação receber a sua visita!

Nossas visitas guiadas são individuais, agendadas previamente, para que você e sua família possam conhecer nossa estrutura e proposta pedagógica. Para isso, dedicamos um momento e uma pessoa exclusivamente para te atender de forma diferenciada e personalizada. As visitas duram de 30 a 40 minutos, e são marcadas conforme disponibilidade da agenda.

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