ADMISSÃO 2023

APRESENTAÇÃO

O Colégio ICJ é uma escola moderna com um projeto pedagógico consolidado em mais de 60 anos de experiência. Oferece uma proposta atualizada com as exigências do mundo atual que inclui:

– Parceria com o Sistema Bernoulli de Ensino;

– Programa de Educação Bilíngue com a Cambridge University Press desde a Educação Infantil;

Projeto Maker no Ensino Fundamental II;

Programa de Robótica a partir do 5º ano do Ensino Fundamental I;

Novo Ensino Médio em uma parceria inédita com o Centro Universitário UNA;

Uma escola completa, que tem o foco na excelência no ensino e na formação dos seus alunos, em um ambiente acolhedor que propicia o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para os desafios da vida adulta.

 

UMA HISTÓRIA DE 60 ANOS

O Colégio ICJ (escola de formação e ensino básico regular) iniciou suas atividades no dia 02 de outubro de 1961, fruto dos ideais da educadora Elza Gonçalves Fabel (in memoriam), sua fundadora. Com mais de 60 anos de história, se destaca no cenário educacional de Minas Gerais por sua excelência no ensino. No decorrer das gerações, passou a ser cada vez mais conhecido pela solidez de seus valores e pela qualidade de seu trabalho, transformando-se em um ambiente educativo de referência.

Seu nome alia-se a uma história de tradição e qualidade de ensino, como marco significativo na cidade de Belo Horizonte. Crescendo e aprimorando-se em sua filosofia, o Colégio ICJ conta hoje com unidades independentes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Seu lema “Educação com Amor” é a base da formação pessoal que integra todos os aspectos do desenvolvimento humano e cidadão de seus alunos, centrado em valores éticos consistentes.

Saiba mais AQUI sobre o nosso Projeto Pedagógico.

PROCESSO DE ADMISSÃO

O Processo de Admissão de Novos Alunos do Colégio ICJ consiste em uma avaliação, classificatória e eliminatória, para conhecer o potencial de aprendizagem do aluno. Busca avaliar e diagnosticar as competências e habilidades do aluno; os conhecimentos básicos para o ano pretendido e a sua adptação ao nosso projeto pedagógico.

CLIQUE AQUI PARA INSCRIÇÃO

SÉRIES E HORÁRIOS OFERECIDOS

a) O Colégio ICJ atende à legislação específica que fixa a data de 31 de março como data de corte:

Resolução CEB nº 2_2018_Corte idade

Portaria CEE nº 29_2018_Corte de idade

Resolução CME_BH nº 001_2018_Corte idade

De acordo com a legislação acima mencionada, poderão se inscrever no Processo de Admissão de Novos Alunos os candidatos às vagas de:

  • – Maternal II (2 anos até 31/03/2022) e Maternal III (3 anos até 31/03/2022) em turma flexível contemplada pela Resolução CME/BH 001/2015.
  • – 1º Período (4 anos até 31/03/2022)
  • – 2º Período (5 anos até 31/03/2022)
  • – 1º ano Ensino Fundamental (6 anos até 31/03/2022)

b) Por normas internas, o Colégio ICJ não aceita matrícula:

  • – de novatos com progressão parcial (dependência) pela escola de origem;
  • – de novatos fora da faixa etária;
  • – de novatos e/ou veteranos com duas ou mais reprovações curriculares.

c) Séries oferecidas e horários das aulas:

Educação Infantil – das 13h30 às 17h50

  • Maternal II e Maternal III (Enturmação de maneira flexível contemplada pela Resolução CME/BH 001/2015)
  • 1º período bilíngue
  • 2º período bilíngue

Ensino Fundamental I – das 7h10 às 11h40 (manhã) ou das 13h30 às 18h (tarde)

  • 1º ano bilíngue
  • 2º ano bilíngue
  • 3º ano bilíngue
  • 4º ano bilíngue
  • 5º ano bilíngue – 6º horário 1 vez na semana

Ensino Fundamental II – 7h10 às 11h40

  • 6º ano bilíngue – 6º horário 4 vezes na semana – das 11h40 às 12h30
  • 7º ano bilíngue – 6º horário 3 vezes na semana – das 11h40 às 12h30
  • 8º ano – 6º horário 3 vezes na semana – das 11h40 às 12h30
  • 9º ano – 6º horário 5 vezes na semana – das 11h40 às 12h30

Ensino Médio – das 7h10 às 12h30

  • 1ª série – retorno das aulas 3 vezes na semana – das 14h às 17h
  • 2ª série – retorno das aulas 3 vezes na semana – das 14h às 17h
  • 3ª série – retorno das aulas 4 vezes na semana – das 14h às 17h

PASSO A PASSO DO PROCESSO DE ADMISSÃO

Siga este passo a passo e observe cada etapa do processo de Admissão de Novos Alunos:

 

1º Passo: Fazer a inscrição do candidato – preencher o formulário

2º Passo: Anexar os documentos do candidato na inscrição

3º Passo: Pagar a taxa de inscrição – R$50,00

4º Passo: Agendar o dia da Prova/Atividade , com 3 dias de antecedência, por este formulário: Formulário de Agendamento (necessário estar logodo em uma conta Gmail)

5º Passo: Fazer a prova/atividades (presencial)

6º Passo: Receber o resultado por e-mail

7º Passo: Assinar a Reserva de Vaga (on-line)

8º Passo: Assinar Requerimento de Matrícula – Responsável Legal (on-line)

9º Passo: Assinar o Contrato de Serviços Educacionais – Responsável Financeiro (on-line)

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES

A inscrição de candidatos no Processo de Admissão de Novos Alunos deve ser realizada a partir do dia 05/08/2022, conforme os seguintes critérios:

– A inscrição do candidato deverá ser efetuada exclusivamente pelo site do Colégio ICJ. Não serão aceitas inscrições presenciais.
– A inscrição deverá ser realizada pelo pai/mãe ou responsável legal do candidato.
– Somente o preenchimento do formulário do cadastro pela internet não garante a inscrição. É preciso efetuar o pagamento da taxa de inscrição, enviar todos os documentos exigidos, pagar a taxa e agendar a prova/atividades.
– A inscrição na internet somente será confirmada após o (1) pagamento da taxa, (2) anexar a documentação exigida completa, (3) conferência de todos os documentos apresentados e (4) agendamento da prova/atividades.
– O candidato que não efetuar o pagamento da taxa, não anexar a documentação necessária e não fizer o agendamento prévio da prova/atividade não poderá participar do processo de admissão.

 

>>>TAXA DE INSCRIÇÃO

– 1 candidato – R$50,00
– 2 candidatos (desconto irmãos) – R$75,00
– 3 candidatos (desconto irmãos) – R$100,00
– Candidatos oriundos do último ano da escola parceira: isento – Veja AQUI a relação das escolas parceiras.

 

>>>DOCUMENTOS

– Os documentos abaixo relacionados são obrigatórios e devem ser anexados à ficha de inscrição do Processo de Admissão de Novos Alunos no momento da efetivação da inscrição no Portal ICJ.

– Os documentos devem ser anexados no formato .jpeg ou .pdf e ter boa resolução de imagem para perfeita identificação.

a – Para TODOS os candidatos de TODAS as séries:

  • – Certidão de Nascimento do candidato;
  • – Carteira de identidade (RG) do candidato (frente e verso);
  • – CPF do candidato;
  • – Declaração de Escolaridade – documento original e com data de emissão dentro do prazo de 30 dias, em papel timbrado e com carimbo de autorização de funcionamento da instituição (documento opcional para candidatos do Maternal II, III e do 1º período da Educação Infantil).

b – Para os candidatos da Educação Infantil (Maternal II, III ao 2º período) e do 1º ano do Ensino Fundamental:

  • – Relatório descritivo de desenvolvimento do ano de 2021 do candidato (*);
  • – Relatório descritivo de desenvolvimento parcial do ano de 2022 do candidato (*).

Obs.: Os documentos marcados com (*) são de apresentação opcional para candidatos às vagas da Educação Infantil – Maternal II, III e 1º período. No entanto, devem ser apresentados por aqueles candidatos que frequentaram a escola regularmente nos anos de 2021 e 2022.

 c – Para os candidatos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio:

  • – Boletim escolar final de 2021;
  • – Boletim parcial atualizado de 2022.

 

>>>FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Leia todo o edital do Processo de Admissão antes de fazer a inscrição do candidato.

ACESSE AQUI O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO a partir das 18h do dia 05/08/22.

 

>>Dúvidas? Mande um e-mail para [email protected]

DATAS DAS PROVAS E/OU ATIVIDADES

As provas e/ou atividades do Processo de Admissão de Novos Alunos ICJ serão aplicadas, conforme cronograma que segue.

a) 17 de setembro de 2022 – sábado

– Educação Infantil – verificar datas e horários específicos para entrevistas AQUI

– Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª à 3ª série) – das 8h às 12h

Local: Unidade I – Rua Olinda, 206, Nova Suíça, BH-MG

 

b) 29 de setembro de 2022 – 5ªfeira – 14h (data alternativa, sujeita à disponibilidade de vagas)

– Todas as séries da Educação Infantil ao Ensino Médio – das 14h às 18h

 

c) a partir do dia 29/09/22 as provas/atividades das séries em que ainda houverem vagas deverão ser previamente agendadas no Colégio ICJ, pelo telefone (31)3332-6203.  Após realizar a (1) inscrição do candidato no Processo de Admissão com a inclusão de todos os (2) documentos exigidos e (3) efetuar o pagamento da taxa, o responsável deverá ligar para fazer o (4) agendamento da prova/ atividade conforme disponibilidade de datas.

 

Observação:

– O não comparecimento do candidato às atividades propostas é considerado desistência e novo agendamento da atividade ficará sujeito à disponibilidade de vagas.

 

Dúvidas? Mande um e-mail para [email protected]

AGENDAMENTO DAS PROVAS/ATIVIDADES

1 – Para os candidatos da Educação Infantil VEJA AQUI informações sobre agendamento das atividades.

 

2 – Para os candidatos do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio – após realizar a (1) inscrição do candidato no Processo de Admissão, (2) enviar a documentação completa e (3) efetuar o pagamento da taxa, o responsável pelo candidato deverá fazer o (4) agendamento da prova/atividade.

– O agendamento deve ser efetivado, no máximo, até 3 dias úteis antes da data marcada para a prova/atividade.

– Para quem vai participar das provas/atividades do dia 17/09/22 o agendamento deve ser realizado por este formulário: Formulário de Agendamento (necessário estar logado em uma conta Gmail)

– A partir do dia 29/09/22 as provas/atividades das séries em que ainda houverem vagas deverão ser previamente agendadas no Colégio ICJ, pelo telefone (31)3332-6203 conforme disponibilidade de datas.

 

Dúvidas? Mande um e-mail para [email protected]

EDUCAÇÃO INFANTIL – ATIVIDADES

O Processo de Admissão de Novos Alunos da Educação Infantil será realizado conforme orientações a seguir para cada série:

 

a) MATERNAL II E III

O Processo de Admissão de Novos Alunos do Maternal II e III é realizado em duas etapas:

  • – 1ª etapa – entrevista com os pais
  • – 2ª etapa- participação nas atividades presenciais (somente para quem participar das entrevistas on-line)

 1ª etapa – Entrevista com pais – Orientações:

A 1ª etapa do Processo de Admissão de Novos Alunos para o Maternal II e III consiste na participação dos pais em uma entrevista com a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil. Esta entrevista tem por objetivo o conhecimento da família, assim como apuração de informações relativas aos hábitos, rotinas e desenvolvimento da criança. As entrevistas terão duração aproximada de 30 minutos cada.

Após realizar a (1) inscrição do candidato no Processo de Admissão, (2) enviar a documentação completa e (3) efetuar o pagamento da taxa, o responsável deverá fazer o (4) agendamento da entrevista.

A participação da família na entrevista é obrigatória e a ausência nesta etapa configura desistência do candidato ao Processo de Admissão e ficará sujeita à disponibilidade de vagas.

 >>> Datas para agendamento de entrevista:

– 13, 14 e 15/09/22 (entrevista on-line)

– 29/09/22 (entrevista presencial – data alternativa, sujeito à disponibilidade de vaga)

– após 29/09/22 as entrevistas devem ser agendadas, conforme disponibilidade de data, por telefone (31)3332.6203 (entrevista presencial – sujeito à disponibilidade de vaga)

– O agendamento deve ser efetivado, no máximo, até 3 dias úteis antes da data marcada para a prova/atividade

– Os agendamentos (presencial ou on-line) devem ser efetuados por telefone (31)3332.6203.

>>> Horário das entrevistas:

– Dias 13, 14 e 15/09:

  • – 14h (on-line)
  • – 14h30 (on-line)
  • – 15h (on-line)

– Dia 29/09/22 – presencial – horários agendados previamente, entre 14h e 17h, pelo telefone (31)3332.6203.

– após 29/09/22 as entrevistas devem ser agendadas, conforme disponibilidade de data e horário, por telefone (31)3332.6203 (entrevista presencial – sujeito à disponibilidade de vaga).

>>> Local da entrevista:

– Entrevista on-line – a entrevista será realizada via Plataforma Meet. O link da entrevista será informado por e-mail, após realização do agendamento.

– Entrevista presencial – Unidade II do Colégio ICJ – Rua Olinda, 254, Nova Suíça, BH-MG

Veja AQUI orientações para uso da Plataforma Meet

 

2ª etapa- Participação nas atividades presenciais – Orientações:

Na 2ª etapa do Processo de Admissão de Novos Alunos para o Maternal II e III, os pais e os candidatos que se inscreverem para participar das entrevistas on-line devem participar das atividades presenciais propostas que têm por objetivo apresentação geral da proposta pedagógica do Colégio ICJ e a realização de atividades de integração com pais e crianças.

As atividades de integração acontecerão apenas no dia 17/09/22, após essa data haverá apenas o agendamento de entrevista com a coordenação pedagógica.

>>> Data e horário:

– 17/09/22 – sábado – 8h

>>> Local

– Colégio ICJ – Rua Olinda, 206, Nova Suíça, BH – MG.

A participação da criança e da família nesta atividade é obrigatória e a ausência nesta etapa configura desistência do candidato ao Processo de Admissão.

>>>Agendamento para participação nas atividades presenciais:

Após realizar a (1) inscrição do candidato no Processo de Admissão, (2) enviar a documentação completa e (3) efetuar o pagamento da taxa, o responsável deverá fazer o (4) agendamento na atividade presencial.

Link para agendamento no dia 17/09/22: https://forms.gle/tUYgHs2xmPx6LH5a8

O agendamento deve ser efetivado, no máximo, até 3 dias úteis antes da data marcada para a prova/atividade.

 

b) 1º E 2º PERÍODOS

Os candidatos às vagas do 1º e 2º períodos da Educação Infantil realizarão atividades diagnósticas, cuja presença é obrigatória, têm por objetivo possibilitar que a escola conheça o estágio de alfabetização da criança, viabilizando adaptação à proposta pedagógica do Colégio ICJ assim como o melhor acompanhamento ao longo de sua vida escolar.

A participação do candidato e da família nas atividades propostas é obrigatória e a ausência nesta etapa configura desistência do candidato ao Processo de Admissão e ficará sujeito à disponibilidade de vagas.

>>> Agendamento de atividades:

Após realizar a (1) inscrição do candidato no Processo de Admissão, (2) enviar a documentação completa e (3) efetuar o pagamento da taxa, o responsável deverá fazer o (4) agendamento nas atividades.

– Link para agendamento da atividade no dia 17 ou 29/09/22: https://forms.gle/tUYgHs2xmPx6LH5a8

– Após 29/09/22 (sujeito à disponibilidade de vaga) as atividades devem ser previamente agendadas, conforme disponibilidade de data e horário, por telefone (31)3332.6203.

O agendamento deve ser efetivado, no máximo, até 3 dias úteis antes da data marcada para a prova/atividade.

>>> Data e horário da Atividade:

  • – 17/09/22 – 8h
  • – 29/09/22 – 14h (data alternativa, sujeita à disponibilidade de vaga)
  • – após 29/09/22 (sujeito à disponibilidade de vaga) as atividades devem ser previamente agendadas, conforme disponibilidade de data e horário, por telefone (31)3332.6203.

>>> Local da atividade:

–  Colégio ICJ – Unidade II – Rua Olinda, 254, Nova Suíça, BH-MG

>>> Material necessário para as atividades

No dia e horário agendado, o candidato deverá ter em mãos os seguintes materiais para realização das atividades:

  • -Lápis de escrever;
  • -Borracha;
  • -Lápis de cor.

PROVAS E ATIVIDADES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

a) 1º ANO – ATIVIDADES

Os candidatos às vagas do 1º Ano do Ensino Fundamental realizarão atividades de sondagens diagnósticas, em formato presencial. Esta ação tem por objetivo identificar em qual fase a criança se encontra no processo de alfabetização, além de contribuir para sua adaptação à proposta pedagógica, visando melhor organização nos planejamentos e acompanhamento do aluno.

 

b) 2º AO 5º ANO – PROVAS

O processo de admissão para os candidatos do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental I será composto pelas seguintes avaliações:

– 01 Prova de Português

– 01 Prova de Matemática

– 01 Produção de Texto (Redação)

– 01 Prova de Inglês (sondagem diagnóstica, não eliminatória)

 

Observações:

– As avaliações serão realizadas sem consulta, com duração máxima de 4 horas.

– Material necessário para fazer as provas/atividades:

  • -Lápis de escrever;
  • -Borracha;
  • -Lápis de cor.

 

Programa ICJ de Educação Bilíngue

O Colégio ICJ é uma escola formadora de alunos bilíngues da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e possui uma carga horária ampliada da língua inglesa na sua proposta pedagógica.

A prova de inglês do Processo de Admissão visa realizar uma sondagem diagnóstica nos novos alunos objetivando mensurar os conhecimentos da língua inglesa e a sua adaptação ao programa bilíngue do Colégio ICJ.  O aluno que apresentar defasagem deverá frequentar obrigatoriamente o Curso de Nivelamento da Língua Inglesa.

>> Curso de Nivelamento da Língua Inglesa

O curso de nivelamento da Língua Inglesa é oferecido, em fevereiro, aos novos alunos matriculados do 2º ao 7º ano do Ensino Fundamental, que apresentaram defasagem na avaliação diagnóstica da língua.

O curso tem por objetivo nivelar os alunos novatos nos conteúdos já ministrados nos anos anteriores, de forma que possam ter o melhor aproveitamento da disciplina a partir do ingresso no Colégio ICJ.

O curso de nivelamento, cuja participação do aluno é obrigatória, é oferecido no contraturno de estudo do aluno e possui custo extra não incluso na mensalidade escolar (valor a ser comunicado às famílias oportunamente).

 

>> Dúvidas? Mande um e-mail para [email protected]

PROVAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II – 6º ANO 9º ANO

O Processo de Admissão para os alunos candidatos do Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano será composto das seguintes avaliações:

a) 6º E 7º ANOS

  • – 01 Prova de Língua Portuguesa, estruturada em 7 Questões (4 objetivas (com 5 itens) e 3 abertas);
  • – 01 Prova de Matemática, distribuída em 7 Questões (4 objetivas (com 5 itens) e 3 abertas);
  • 1 Proposta de Redação.
  • 01 Prova de Inglês, distribuída em 8 questões (sondagem diagnóstica, não eliminatória)

 

b) 8º E 9º ANOS

  • – 01 Prova de Língua Portuguesa, estruturada em 10 Questões (7 objetivas (com 5 itens) e 3 abertas);
  • – 01 Prova de Matemática, distribuída em 10 Questões (7 objetivas (com 5 itens) e 3 abertas);
  • 1 Proposta de Redação.

 

Observações:

– As avaliações serão realizadas, presencialmente, sem consulta, com duração máxima de 4 horas.

– Material necessário para fazer as provas/atividades:

  • -Lápis de escrever;
  • -Borracha;
  • -Caneta azul;
  • -Régua

 

Programa ICJ de Educação Bilíngue

O Colégio ICJ é uma escola formadora de alunos bilíngues da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e possui uma carga horária ampliada da língua inglesa na sua proposta pedagógica.

A prova de inglês do Processo de Admissão visa realizar uma sondagem diagnóstica nos novos alunos objetivando mensurar os conhecimentos da língua inglesa e a sua adaptação ao programa bilíngue do Colégio ICJ.  O aluno que apresentar defasagem deverá frequentar obrigatoriamente o Curso de Nivelamento da Língua Inglesa.

>> Curso de Nivelamento da Língua Inglesa

O curso de nivelamento da Língua Inglesa é oferecido, em fevereiro, aos novos alunos matriculados do 2º ao 7º ano do Ensino Fundamental, que apresentaram defasagem na avaliação diagnóstica da língua.

O curso tem por objetivo nivelar os alunos novatos nos conteúdos já ministrados nos anos anteriores, de forma que possam ter o melhor aproveitamento da disciplina a partir do ingresso no Colégio ICJ.

O curso de nivelamento, cuja participação do aluno é obrigatória, é oferecido no contraturno de estudo do aluno e possui custo extra não incluso na mensalidade escolar (valor a ser comunicado às famílias oportunamente).

 

>> Dúvidas? Mande um e-mail para [email protected]

PROVAS DO ENSINO MÉDIO – 1ª À 3ª SÉRIE

O Processo de Admissão para os alunos candidatos do Ensino Médio -1ª à 3ª série será composto das seguintes avaliações:

  • – 01 Prova de Língua Portuguesa, estruturada em 10 Questões (7 objetivas (com 5 itens) e 3 abertas);
  • – 01 Prova de Matemática, distribuída em 10 Questões (7 objetivas (com 5 itens) e 3 abertas);
  • – 01 Proposta de Produção Textual.

 

Observações:

– As avaliações serão realizadas, presencialmente, sem consulta, com duração máxima de 4 horas.

– Material necessário para fazer as provas/atividades:

  • -Lápis de escrever;
  • -Borracha;
  • -Régua;
  • -Caneta azul

CONTEÚDO DAS PROVAS

Clique nos arquivos abaixo para acesso ao conteúdo das provas:

ENSINO FUNDAMENTAL I:

1º Ano EFI

2º Ano EFI

3º Ano EFI

4º Ano EFI

5º Ano EFI

Texto 2º Ano

Texto 3º Ano

Texto 4º Ano

Textos 5º Ano

 

ENSINO FUNDAMENTAL II:

6º Ano EFII

8º Ano EFII

9º Ano EFII

7º Ano EFII

 

ENSINO MÉDIO:

1ª Série EM

2ª Série EM

3ª Série EM

CLASSIFICAÇÃO E DESCLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS

– A classificação será de acordo com a disponibilidade de vagas;
– Os candidatos classificados como excedentes às vagas poderão ser chamados posteriormente, em caso de desistência;
– O Colégio ICJ reserva-se no direito de oferecer vagas para os períodos/anos/séries conforme a sua disponibilidade de espaço físico, demandas e decisões internas.

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I – 1ºANO

– Classificação

Os candidatos da Educação Infantil – Maternal II ao 2º período e os candidatos do 1º ano do Ensino Fundamental serão classificados obedecendo os seguintes critérios:

– Ordem cronológica de idade (decrescente – do mais velho para o mais novo);
– Participação em todas as atividades propostas para o segmento;
– Ser irmão de aluno do Colégio ICJ;
– Ser filho e/ou irmão de ex-estudante do Colégio ICJ.

ENSINO FUNDAMENTAL I – 2º AO 5º ANO

– Classificação

Os candidatos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental serão classificados de acordo com as notas obtidas nas provas, até o preenchimento das vagas, devendo o candidato alcançar o mínimo de 60% dos pontos distribuídos em cada prova.

– Empate

Em caso de empate, os critérios de desempate serão:
– Maior nota em Português
– Maior nota em Matemática
– Avaliação do Informativo Escolar (boletim)

– Desclassificação

Será desclassificado o candidato que:
– obtiver nota inferior a 60 pontos em qualquer uma das avaliações;
– obtiver nota inferior a 50 pontos na Produção de Texto;
– entregar a Produção de Texto em branco;
– produzir o conteúdo da Produção de Texto incoerente com o tema proposto;
– usar, comprovadamente, de meios inadequados para a inscrição ou realização dos testes acadêmicos, assim como adotar conduta não condizente com a proposta de formação acadêmica do Colégio ICJ;
– não apresentar a documentação exigida completa para o processo seletivo.

ENSINO FUNDAMENTAL II – 6º AO 9º ANO E ENSINO MÉDIO – 1ª À 3ª SÉRIE

– Classificação

Os candidatos serão classificados de acordo com as notas obtidas nas provas, até o preenchimento das vagas, devendo o candidato alcançar o mínimo de 60% dos pontos distribuídos em cada prova.

– Empate

Em caso de empate, os critérios de desempate serão:
– Maior nota em Língua Portuguesa.
– Maior nota em Matemática.
– Avaliação do Informativo Escolar (boletim).

– Desclassificação

Será desclassificado o candidato que:
– obtiver nota inferior a 60 pontos em qualquer uma das avaliações;
– obtiver nota inferior a 50 pontos na Produção de Texto;
– entregar a Produção de Texto em branco;
– produzir o conteúdo da Produção de Texto incoerente com o tema proposto;
usar, comprovadamente, de meios inadequados para a inscrição ou realização dos testes acadêmicos, assim como adotar conduta não condizente com a proposta de formação acadêmica do Colégio ICJ;
– não apresentar a documentação exigida completa para o processo seletivo.

RESULTADO

O resultado do Processo de Admissão de Novos Alunos do Colégio ICJ será divulgado conforme os critérios a seguir:

  • – O resultado será divulgado após as 18h, nas datas agendadas no cronograma abaixo;
  • – O resultado das atividades e/ou provas será comunicado somente via e-mail cadastrado no ato da inscrição. Monitore sua caixa de spam ou lixo eletrônico também;
  • – Poderá ser agendada entrevista com a família, quando necessário, antes da liberação do resultado;
  • – A relação de nomes dos candidatos classificados será divulgada em ordem alfabética;
  • – Não haverá divulgação de notas. O Colégio ICJ irá divulgar apenas o resultado “Aprovado” ou “Reprovado”;
  • – Não haverá segunda chamada de provas, assim como revisão e/ou vista das provas em qualquer momento do processo.

 

CRONOGRAMA DE RESULTADO

O resultado será divulgado, após as 18h, conforme datas a seguir:

  • – Provas realizadas no dia 17/09/22 – resultado no dia 23/09/22;
  • – Provas realizadas no dia 29/09/22 (data alternativa) – resultado no dia 06/10/22;
  • – Após o dia 29/09/22, os resultados serão divulgados em até 7 dias úteis após a aplicação das atividades/provas.

RESERVA DE VAGA

O pai/mãe/responsável legal do candidato aprovado no Processo de Admissão de Novos Alunos, realizado nos meses de setembro e outubro de 2022 deve assinar o Termo de Reserva Vaga do candidato como forma de garantir a vaga do candidato para o ano de 2023.

>>> Obs.: Todos os candidatos que efetuarem a assinatura do Termo de Reserva de Vaga devem efetivar a Matrícula 2023 conforme critérios definidos AQUI.

Os candidatos que fizerem provas/atividades a partir do mês de novembro/2022 não precisam assinar o Termo de Reserva de Vaga e devem efetuar diretamente a Matrícula 2023.

 

CRONOGRAMA DE ASSINATURA DE RESERVA DE VAGA

O Termo de Reserva de Vaga será disponibilizado no Portal ICJ para assinatura on-line nas seguintes datas:

  • – Candidatos que fizeram provas no dia 17/09/22 – dia 23/09/22
  • – Candidatos que fizeram provas no dia 29/09/22 (data alternativa) – dia 06/10/22
  • – Os candidatos que fizeram provas entre os dias 29/09/22 até o 31/10/22 devem assinar o Termo de Reserva de Vaga em até 2 dias úteis após a divulgação do resultado.
  • – Apos 31/10/22 os candidatos aprovados não passam pelo processo de assinatura do Termo de Reserva de Vaga. Estes devem efetivar a Matrícula 2023.

 

PASSOS PARA ASSINATURA DO TERMO DE RESERVA DE VAGA

Após o candidato ser aprovado no Processo de Admissão será liberado o Termo de Reserva de Vaga. O responsável financeiro (***) do candidato deverá:

1 – Acessar o Portal ICJ (https://portal.colegioicj.com.br/Account/Login) com o login e senha criados pelo responsável;

2 – completar os dados necessários para os ajustes do Responsável Financeiro (*) e do Responsável Legal (**) do candidato;

3 – anexar ao Termo de Reserva de Vaga TODOS os documentos exigidos para essa fase do processo (lista de documentos abaixo);

4 – responder às perguntas da enquete;

5 – definir a forma de pagamento e efetuar o pagamento da 1ªparcela da anuidade 2023 (1/12) (via Plataforma Pag Seguro Uol). O valor pago na Reserva de Vaga será abatido do valor total, incluso o índice do reajuste anual definido para 2023.

6 – efetuar a assinatura eletrônica do Termo de Reserva de Vaga (via Plataforma Click Sign);

 

Observações:

– (*) Responsável Legal: é o responsável pela assinatura do Requerimento de Matrícula e deve ser o Pai, a Mãe ou Tutor/Curador do candidato;

– (**) Responsável Financeiro: é o responsável pela assinatura do Termo de Reserva de Vaga e/ou do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e pela quitação das parcelas da anuidade escolar;

– (***) Para ser Responsável Financeiro, é imprescindível não ter associado ao seu nome nenhum registro de débito em órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC ou Serasa. A documentação fornecida será verificada pela tesouraria do Colégio ICJ. Caso seja constatada alguma irregularidade em nome do Responsável Financeiro, a tesouraria fará contato para solicitar a regularização da pendência ou a troca do Responsável Financeiro do candidato. Caso não seja regularizada a pendência, a reserva de vaga do candidato poderá ser cancelada;

– Os valores atualizados com o índice de reajuste das mensalidades para o ano 2023 serão divulgados até 30/11/2022;

– A assinatura eletrônica do Termo de Reserva de Vaga é realizado pela plataforma Click Sign, onde o responsável deve confirmar sua identidade;

– Para a assinatura eletrônica não é necessária a aquisição de certificado digital. A assinatura digital tem validade jurídica e está respaldada pela Medida Provisória N° 2.200-2;

– A ausência da assinatura do Termo de Reserva de Vaga dentro do período estabelecido pelo Colégio ICJ implicará desistência da vaga;

– O Termo de Reserva de Vaga não será efetivado se houver ausência de qualquer documento e/ou do pagamento da taxa;

– Por normas internas, o Colégio ICJ não aceita matrícula:

  • > de novatos com progressão parcial (dependência) pela escola de origem;
  • > de novatos fora da faixa etária;
  • > de novatos e/ou veteranos com duas ou mais reprovações curriculares;

– Para o candidato que for reprovado em 2022 a matrícula 2023 no Colégio ICJ ficará sujeita à análise da Direção do Colégio e à disponibilidade de vagas na série anterior;

– O cancelamento do Termo de Reserva de Vaga e/ou do Contrato de Matrícula é prerrogativa da Diretoria do Colégio ICJ, caso seja apurada qualquer irregularidade na documentação do candidato ou se houver outra limitação impeditiva.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A RESERVA DE VAGA

Os documentos podem ser enviados no formato .jpeg ou .pdf e devem ter boa resolução de imagem para perfeita identificação.

 

1 – Documentos de TODOS os Responsáveis – pai, mãe e responsável financeiro (no caso de ser uma terceira pessoa):

– RG (frente e verso);

– CPF;

– Comprovante de residência recente (conta de água ou luz ou telefone fixo);

– Procuração (autorização) para o Responsável Financeiro (exceto pai e mãe) – solicitar modelo ao Colégio ICJ.

 

2 – Documentos do aluno:

– Registro de Nascimento (para todos os alunos);

– RG (para os alunos que já tiverem esse documento emitido)

– CPF;

– 1 foto 3 x 4 (atual);

– Atestado de Aptidão para práticas de atividades físicas (exceto para os alunos do Maternal II e III) – este documento pode ser entregue até fevereiro/2023);

– Cartão de vacinação atualizado (somente para os alunos da Educação Infantil) – deverá constar a parte da frente com a identificação da criança e o verso com os registros das vacinas;

– Comprovante de endereço recente, caso não resida com os pais (conta de água ou luz ou telefone fixo);

– Declaração de Transferência – deverá ser entregue IMPRETERIVELMENTE até 30/12/2022;

– Registro de Percurso Escolar acompanhado dos relatórios descritivos sobre o desenvolvimento da criança (somente para alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental I) – deverá ser entregue IMPRETERIVELMENTE até 30 dias após emissão da Declaração de Transferência;

– Histórico Escolar (para todos os alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio) – este documento deverá ser entregue IMPRETERIVELMENTE até 30 dias após emissão da Declaração de Transferência.

 

CANCELAMENTO DO TERMO DE RESERVA DE VAGA

Caso o requerente opte por cancelar o Termo d Reserva de Vaga terá o valor pago reembolsado, em até 5 (cinco) dias úteis, conforme os critérios a seguir:

  1. Efetue o cancelamento/desistência até o dia 31/10/2022, tendo direito à restituição de 90% do valor pago;
  2. Efetue o cancelamento/desistência entre os dias 01/11/2022 e 30/11/2022, tendo direito à restituição de 70% do valor pago;
  3. Efetue o cancelamento/desistência entre os dias 01/12/2022 e 31/01/2023 , tendo direito à restituição de 50% do valor pago;
  4. A partir do primeiro dia letivo do ano de 2023 o requerente não terá direito à restituição do valor.

 

>>>Dúvidas? Mande um e-mail para [email protected]

MATRÍCULA DE NOVOS ALUNOS

Os candidatos aprovados no Processo de Admissão de Novos Alunos do Colégio ICJ deverão efetivar a Matrícula on-line (via Plataforma Click Sign) e o pagamento da 1ª parcela da aunidade, conforme orientações que seguem.

 

CALENDÁRIO DE MATRÍCULA

– As Matrículas dos candidatos aprovados no período de setembro a novembro/2022 serão realizadas nos dias 01 e 02/12/2022.

– Após 02/02/22 os candidatos aprovados têm 2 dias úteis para realizar a matrícula após a divulgação do resultado.

 

PASSOS PARA A MATRÍCULA

Nessa etapa o responsável legal (**) deverá:

1 – Acessar o Portal ICJ (https://portal.colegioicj.com.br/Account/Login) com o login e senha criados pelo responsável legal;

2 – completar os dados necessários para os ajustes do Responsável Financeiro (*) e do Responsável Legal (**) do candidato;

3 – anexar TODOS os documentos exigidos para essa fase do processo;

4 – responder às perguntas da enquete;

5 – efetuar o pagamento da 1ª parcela da anuidade 2023 (1/12). Obs.:  os candidatos que efetuaram a assinatura do Termo de Reserva de Vaga, deverão quitar a diferença do índice do reajuste anual definido para 2023.

6 – efetuar a assinatura on-line: do Requerimento de Matrícula, pelo Responsável Legal e do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, pelo Responsável Financeiro (ambos via Plataforma Click Sign).

 

OBSERVAÇÕES:

– (*) Responsável Legal: é o responsável pela assinatura do Requerimento de Matrícula e deve ser o Pai, a Mãe ou Tutor/Curador do candidato;

– (**) Responsável Financeiro: é o responsável pela assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e pela quitação das parcelas da anuidade escolar;

– (***) Para ser Responsável Financeiro é imprescindível não ter associado ao seu nome nenhum registro de débito em órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC ou Serasa. A documentação fornecida será verificada pela tesouraria do Colégio ICJ. Caso seja constatada alguma irregularidade em nome do Responsável Financeiro, a tesouraria fará contato para solicitar a regularização da pendência ou a troca do Responsável Financeiro do candidato. Caso não seja regularizada a pendência, a reserva de vaga e/ou matrícula do candidato poderá ser cancelada;

– Os valores atualizados com o índice de reajuste das mensalidades para o ano 2023 serão divulgados até 30/11/2022;

– A assinatura on-line dos documentos será realizada pela plataforma Click Sign, onde o responsável deverá confirmar sua identidade;

– Para a assinatura on-line não será necessária a aquisição de certificado digital. A assinatura digital tem validade jurídica e está respaldada pela Medida Provisória N° 2.200-2;

– A ausência da assinatura dos documentos de matrícula dentro do período estabelecido pelo Colégio ICJ implicará desistência da vaga;

– A matrícula não será efetivada se houver ausência de qualquer documento e/ou do pagamento da taxa;

– Por normas internas, o Colégio ICJ não aceita matrícula:

  • > de novatos com progressão parcial (dependência) pela escola de origem;
  • > de novatos fora da faixa etária;
  • > de novatos e/ou veteranos com duas ou mais reprovações curriculares;

– Para candidato reprovado em 2022 a matrícula no Colégio ICJ ficará sujeita à análise da Direção do Colégio e à disponibilidade de vagas na série anterior;

– O cancelamento da matrícula é prerrogativa da Diretoria do Colégio ICJ, caso seja apurada qualquer irregularidade na documentação do candidato ou se houver outra limitação impeditiva.

 

INSCRIÇÃO NO PROJETO MAKER (somente para 6º, 7º e 8º anos):

Os alunos de 6º, 7º e 8º anos devem se inscrever obrigatoriamente no Projeto Maker para cursar essa disciplina no próximo ano.

O colégio irá divulgar, em comunicado específico, as orientações para inscrição nesse projeto.

Veja nos links a seguir mais informações sobre esse projeto:
– https://www.colegioicj.com.br/projetos-de-mediacao-da-aprendizagem/#1581348514682-6795d4c9-51dc
– https://www.colegioicj.com.br/category/projeto-maker/

 

PAGAMENTOS DA MATRÍCULA

Para efetivação da matrícula, deve ser realizado o pagamento integral da 1ª parcela da anuidade 2023 (1/12 – matrícula).

Quem assinou o Termo de Reserva de Vaga e pagou a taxa anteriormente, deverá efetuar o pagamento da diferença do reajuste anual da mensalidade.

Observação: Os valores atualizados com o índice de reajuste para o ano 2023 serão divulgados até 30/11/2022.

 

DOCUMENTOS PARA A MATRÍCULA

Os documentos devem ser enviados no formato .jpeg ou .pdf e ter boa resolução de imagem para perfeita identificação.

 

1 – Documentos de TODOS os Responsáveis – pai, mãe e responsável financeiro (no caso de ser uma terceira pessoa):

– RG (frente e verso);

– CPF;

– Comprovante de residência recente (conta de água ou luz ou telefone fixo);

– Declaração de quitação de débito da escola anterior (em caso de transferência de escola);

– Procuração (autorização) para o Responsável Financeiro (exceto pai e mãe) – solicitar modelo ao Colégio ICJ.

 

2 – Documentos do aluno:

– Registro de Nascimento (para todos os alunos);

– RG (para os alunos que já tiverem esse documento emitido)

– CPF;

– 1 foto 3 x 4 (atual);

– Atestado de Aptidão para práticas de atividades físicas (exceto para os alunos do Maternal II e III) – este documento pode ser entregue até fevereiro/2023);

– Cartão de vacinação atualizado (somente para os alunos da Educação Infantil) – deverá constar a parte da frente com a identificação da criança e o verso com os registros das vacinas;

– Comprovante de endereço recente, caso não resida com os pais (conta de água ou luz ou telefone fixo);

– Declaração de Transferência – documento original que deverá ser entregue na receção do colégio  IMPRETERIVELMENTE até 30/12/2022;

– Registro de Percurso Escolar acompanhado dos relatórios descritivos sobre o desenvolvimento da criança (somente para alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental I) – deverá ser entregue IMPRETERIVELMENTE até 30 dias após emissão da Declaração de Transferência;

– Histórico Escolar (para todos os alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio) – documento original que deverá ser entregue na recepção do colégio IMPRETERIVELMENTE até 30 dias após emissão da Declaração de Transferência.

 

>>>Dúvidas? Mande um e-mail para [email protected]

LISTA DE MATERIAL 2023

Consulte a lista de material 2023 publicada AQUI a partir de dezembro de 2022.

CALENDÁRIO LETIVO 2023

O calendário letivo de 2023 será publicado AQUI a partir de dezembro/2022 .

ASSOCIAÇÕES E ESCOLAS PARCEIRAS

O Colégio ICJ mantém parceria com associações e escolas com intuito de gerar benefícios para os associados e alunos.

ASSOCIAÇÕES PARCEIRAS

Os filhos dos funcionários das associações parceiras têm isenção da taxa de inscrição do Processo de Admissão de Novos Alunos e um desconto de 10% nas parcelas da mensalidade escolar (exceto matrícula).

Para receber o benefício é necessário apresentar a declaração de associado emitida pela entidade com data dos últimos 30 dias, em papel timbrado e assinada.

Associações:

– AEPS – Rede Sarah

– ASCEFET – Cefet

– SINMED – MG

ESCOLAS PARCEIRAS

Os alunos oriundos do último ano/série da escola parceira têm o benefício da isenção da taxa de inscrição do Processo de Admissão de Novos Alunos e um desconto de 25% na 1ª parcela (matricula) da anuidade escolar (obs.: se houver opção de parcelamento, perde-se o direito ao desconto).

Para receber o benefício é necessário apresentar a Declaração de Escolaridade e/ou Declaração de Transferência com data dos últimos 30 dias, em papel timbrado da escola, assinada e com carimbo de autorização.

Escolas:

– Centro Educacional Arte e Criança

– Colégio Pentágono

– Escola Bilboquê – Unidade Buritis

– Escola Bilboquê – Unidade Gutierrez

– Escola Infantil Pingo de Luz

– Escola Infantil Vovó Neném

– Escola Mundo Feliz (Instituto Leidiavila Ltda)

– Inovar Educação Infantil

– Instituto Educacional Cecília Meireles

– Instituto Educacional Dentinho de Leite

– Instituto Educacional Faculdade da Criança

– Instituto Educacional Infância Feliz

– Instituto Educacional Peter Pan

– Instituto Infantil Canto Verde

– Instituto Pedagógico “Oficina do Saber”

– Jardim de Infância Padre Eustáquio Ltda.

– SEAG – Sistema de Ensino Alphonsus de Guimaraens

– Sistema Ápice de Ensino

– Sistema Lamaxi de Ensino

– Vila Buritis Sistema Educacional

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Será uma satisfação receber a sua visita!

Nossas visitas guiadas são individuais, agendadas previamente, para que você e sua família possam conhecer nossa estrutura e proposta pedagógica. Para isso, dedicamos um momento e uma pessoa exclusivamente para te atender de forma diferenciada e personalizada. As visitas duram de 30 a 40 minutos, e são realizadas às 3ª e 5ªfeiras, conforme disponibilidade da agenda.

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