Admissão 2020

UMA HISTÓRIA DE 58 ANOS

O Colégio ICJ (escola de formação e ensino básico regular) iniciou suas atividades no dia 02 de outubro de 1961, fruto dos ideais da educadora Elza Gonçalves Fabel (in memoriam), sua fundadora. Há 58 anos o Colégio ICJ se destaca no cenário educacional de Minas Gerais por sua excelência no ensino. No decorrer das gerações, passou a ser cada vez mais conhecido pela solidez de seus valores e pela excelência de seu trabalho, transformando-se em um ambiente educativo de referência.

Seu nome alia-se a uma história de tradição e qualidade de ensino, como marco significativo na cidade de Belo Horizonte. Crescendo e aprimorando-se na sua filosofia, o Colégio ICJ conta hoje com unidades independentes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Seu lema “Educação com Amor” é a base da formação pessoal que integra todos os aspectos do desenvolvimento humano e cidadão de seus alunos, centrada em valores éticos consistentes.

 

PROCESSO DE ADMISSÃO

O Processo de Admissão de Novos Alunos do Colégio ICJ consiste em uma avaliação para conhecer o potencial de aprendizagem do aluno. Busca avaliar e diagnosticar as competências e habilidades, assim como os conhecimentos básicos para o ano pretendido.

SÉRIES E HORÁRIOS OFERECIDOS

 

a) O Colégio ICJ atende à legislação específica que fixa a data de 31 de março como data de corte, conforme legislação específica:

 

Resolução CEB nº 2_2018_Corte idade

Portaria CEE nº 29_2018_Corte de idade

Resolução CME_BH nº 001_2018_Corte idade

 

De acordo com a legislação acima mencionada poderão se inscrever no Processo de Admissão de Novos Alunos os candidatos às vagas de:

 

– Maternal II (2 anos até 31/03/2020)
– Maternal III (3 anos até 31/03/2020)
– 1º Período (4 anos até 31/03/2020)
– 2º Período (5 anos até 31/03/2020)
– 1º ano Ensino Fundamental (6 anos até 31/03/2020)

 

b) Por normas internas, o Colégio ICJ não aceita matrícula:

– de novatos com progressão parcial (dependência) pela escola de origem;
– de novatos fora da faixa etária;
– de novatos e/ou veteranos com duas ou mais reprovações curriculares.

 

c) Séries oferecidas e horários das aulas:

Educação Infantil – das 13h30 às 17h50

  • Maternal II
  • Maternal III
  • 1º período bilíngue
  • 2º período bilíngue

Ensino Fundamental I – das 7h10 às 11h40 (manhã) OU das 13h30 às 18h (tarde)

  • 1º ano bilíngue
  • 2º ano bilíngue
  • 3º ano bilíngue
  • 4º ano bilíngue
  • 5º ano

Ensino Fundamental II – 7h10 às 11h40

  • 6º ano – 6º horário 3 vezes na semana – das 11h40 às 12h30
  • 7º ano – 6º horário 3 vezes na semana – das 11h40 às 12h30
  • 8º ano – 6º horário 3 vezes na semana – das 11h40 às 12h30
  • 9º ano – 6º horário 4 vezes na semana – das 11h40 às 12h30

Ensino Médio – das 7h10 às 12h30

  • 1º ano – retorno das aulas 3 vezes na semana – das 14h às 17h
  • 2º ano – retorno das aulas 3 vezes na semana – das 14h às 17h
  • 3º ano – retorno das aulas 4 vezes na semana – das 14h às 17h

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES

A inscrição de candidatos no Processo de Admissão de Novos Alunos 2020 deve ser realizada a partir do dia 05/08/2019, conforme os seguintes critérios:

– A inscrição do candidato deverá ser efetuada exclusivamente pelo site do Colégio ICJ. Não serão aceitas inscrições presenciais.
– A inscrição do candidato deverá ser realizada pelo responsável legal ou financeiro do candidato.
– Somente o preenchimento do formulário do cadastro pela internet e/ou pagamento da taxa não garante a inscrição.
– Após efetuar a inscrição, o responsável pelo candidato deverá encaminhar a documentação exigida dentro dos prazos estipulados.
– A inscrição na internet somente será confirmada após o (1) pagamento da taxa e (2) a apresentação completa da documentação exigida.
– O candidato que não efetuar o pagamento da taxa e não encaminhar a documentação necessária não poderá participar das provas, testes e entrevistas.

 

TAXA DE INSCRIÇÃO

– 1 candidato – R$50,00
– 2 candidatos (desconto irmãos) – R$75,00
– 3 candidatos (desconto irmãos) – R$100,00
– Alunos oriundos do último ano da escola parceira: isento – Veja AQUI a relação das escolas parceiras.

 

DOCUMENTOS

– Após efetuar a inscrição do candidato no site do Colégio ICJ, o responsável deve encaminhar a documentação necessária (listada abaixo) em até 3 dias úteis antes da data agendada para a prova/teste/entrevista. Os documentos podem ser:

a) entregues diretamente na recepção do colégio – Rua Olinda, 206, Nova Suíça, BH/MG, entre 7h30 e 18h, ou
b) encaminhados por e-mail para o endereço [email protected].

Documentos necessários para inscrição:

– Comprovante de pagamento da taxa de inscrição
– Certidão de Nascimento ou RG do candidato – cópia e original
– Declaração de Escolaridade – original, em papel timbrado e com carimbo de autorização de funcionamento (com data de emissão dentro do prazo de 30 dias)
– Relatório parcial descritivo de desenvolvimento do candidato (para candidatos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental) – cópia
– Boletim escolar do ano em curso (para candidatos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio) – cópia atualizada

Observação: os responsáveis que optarem por enviar a documentação por e-mail deverão apresentar os documentos originais OBRIGATORIAMENTE no ato da Reserva de Vaga e/ou Matrícula.

 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Clique AQUI para acesso ao Formulário de Inscrição.

PROVAS, TESTES E ENTREVISTAS

 

MATERIAL PARA AS PROVAS

No dia marcado para provas, testes e/ou entrevistas, o candidato deverá chegar ao local com 15 minutos de antecedência, acompanhado de um responsável, portando RG e o material necessário para as atividades.

 

Material necessário para as atividades e/ou provas:

– Educação Infantil – 1º, 2º período – estojo com lápis de cor, lápis preto e borracha
– Ensino Fundamental I – 1° ao 5° ano – lápis preto, lápis de cor e borracha.
– Ensino Fundamental II – 6° ao 9° ano – caneta, lápis preto e borracha.
– Ensino Médio – 1º ao 3º ano – caneta, lápis preto e borracha.

 

ADMISSÃO 2020

As provas, testes e atividades serão realizadas conforme orientações a seguir:

 

1 – Educação Infantil

a) Reunião de Pais:

Os pais dos candidatos da Educação Infantil (do Maternal ao 2º período) devem participar da reunião com a equipe pedagógica do Colégio ICJ para apresentação do Projeto Político Pedagógico.

 

Data: 14/09/19 – sábado

Horário: 11h

Local: Colégio ICJ – Unidade II – Rua Olinda, 206, Nova Suíça, BH-MG

 

b) Maternal II e III:

O Processo de Admissão de Novos Alunos do Maternal II e III é realizado por meio de entrevistas individuais, com os pais e o candidato, agendadas previamente.

As entrevistas têm duração aproximada de 30 minutos cada.

Após realizar a (1) inscrição do candidato no Processo de Admissão, (2) efetuar o pagamento da taxa e (3)enviar a documentação do candidato, o responsável deverá ligar para o Colégio ICJ – (31) 3332.6203 e fazer o agendamento da entrevista.

 

Datas para agendamento de entrevista: dias 16 e 18/09/2019

Horário das entrevistas: entre 14h e 17h

Local: Colégio ICJ – Unidade I – Rua Olinda, 206, Nova Suíça, BH-MG

 

c) 1º e 2º Período:

Os candidatos às vagas do 1º e 2º período da Educação Infantil realizarão atividades específicas – lúdicas, de caráter socializante e interativo, cuja presença é obrigatória.

O responsável deverá efetuar a inscrição do candidato no Processo de Admissão, efetuar o pagamento da taxa e enviar a documentação exigida para o colégio.

 

Data: 14/09/19 – sábado

Horário: das 10h às 12h

Local: Colégio ICJ – Unidade II – Rua Olinda, 254, Nova Suíça, BH-MG

 

 

2 – Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)

a) Reunião de Pais:

Os pais/responsáveis dos candidatos do Ensino Fundamental I deverão participar da reunião com a equipe pedagógica do Colégio ICJ

Data: 14/09/19 – sábado

Horário: das 8h às 11h.

 

b) Provas e Atividades:

Data: 14/09/19 – sábado

Horário: das 8h às 12h

Local: Colégio ICJ – Unidade I – Rua Olinda, 206, Nova Suíça, BH-MG

 

c) 1º ano:

Os candidatos às vagas do 1º ano do Ensino Fundamental realizarão, além das atividades específicas, atividades diagnósticas, cuja presença é obrigatória, e tem por objetivo possibilitar que a escola conheça o estágio de alfabetização da criança, viabilizando um melhor acompanhamento ao longo de sua vida escolar.

 

d) 2º ao 5º ano:

O processo de admissão para os alunos candidatos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I será composto das seguintes avaliações:

– 01 Prova de Português
– 01 Prova de Matemática
– 01 Produção de Texto (Redação)
– 01 Prova de Língua Inglesa(*)

As avaliações serão realizadas sem consulta, com duração máxima de 4 horas.

 

(*) Prova da Língua Inglesa

Os candidatos do 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I farão também uma avaliação diagnóstica de inglês. Esta prova tem a finalidade de mensurar os conhecimentos da língua estrangeira, uma vez que o Colégio ICJ é uma escola de formação bilíngue.

A prova de Língua Inglesa terá caráter diagnóstico, não será reprobatória, e sua nota não será utilizada para a classificação final dos candidatos. No entanto, o candidato que obtiver média igual ou inferior a 59% será aprovado na condição de que deverá frequentar o Curso de Nivelamento da Língua Inglesa.

 

Curso de Nivelamento da Língua Inglesa

 Será oferecido aos candidatos aprovados no Processo de Admissão de Novos Alunos 2020, do 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I, que obtiveram nota igual ou inferior a 59% na prova de Língua Inglesa, e que efetuaram a Matrícula 2020 no Colégio ICJ.

O curso tem por objetivo nivelar os alunos novatos nos conteúdos já ministrados nos anos anteriores, de forma que possam ter o melhor aproveitamento da disciplina a partir do ingresso no Colégio ICJ.

O curso de nivelamento, cuja participação do aluno é obrigatória, será oferecido no contraturno de estudo do aluno e possui custo extra não incluso na mensalidade escolar (valor a ser comunicado às famílias oportunamente).

 

3 – Ensino Fundamental II (6º ao 9ºano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano):

a) Reunião de Pais:

Os pais/responsáveis dos candidatos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio deverão participar da reunião com a equipe pedagógica do Colégio ICJ.

 

Data: 14/09/19 – sábado

Horário: das 8h às 11h

Local: Colégio ICJ – Unidade I – Rua Olinda, 206, Nova Suíça, BH-MG

 

b) Provas:

Data: 14/09/19 – sábado

Horário: das 8h às 12h

Local: Colégio ICJ – Unidade I – Rua Olinda, 206, Nova Suíça, BH-MG

 

O processo de admissão para os alunos candidatos às séries do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e 1º ao 3º ano do Ensino Médio será composto das seguintes avaliações:
– 01 Prova de Português
– 01 Prova de Matemática
– 01 Produção de Texto (Redação)

As avaliações serão realizadas sem consulta, com duração máxima de 4 horas.

 

 DATA ALTERNATIVA

Os candidatos do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio que não puderem comparecer no Processo de Admissão 2020, dia 14/09/19, poderão agendar as provas e atividades para a data alternativa, desde que a solicitação seja comprovadamente justificada.

O pai/responsável pelo candidato deverá (1) efetuar a inscrição via site, (2) pagar a taxa e (3) enviar a documentação para o colégio.

O (4) agendamento da data alternativa deverá solicitado pelo e-mail [email protected].

 

Data alternativa: 17/09/19 –3ª feira

Horário: 14h às 18h

Local: Colégio ICJ – Unidade I – Rua Olinda, 206, Nova Suíça, BH-MG

 

VAGAS REMANESCENTES

Após 18/09/19 o Colégio ICJ poderá manter o Processo de Admissão de Novos Alunos aberto para os cursos/séries em que ainda houverem vagas.

As provas/testes/atividades serão agendadas às quintas-feiras, às 14h, e deverão ser marcadas previamente pelos responsável pelo telefone (31)3332.6203.

Clique nos arquivos abaixo para acesso ao conteúdo das provas:

 

ENSINO FUNDAMENTAL I

Em breve aqui

 

ENSINO FUNDAMENTAL II

6ºano EF_2020

7ºano EF_2020

8ºano EF_2020

9ºano EF_2020

 

ENSINO MÉDIO

1ºano EM_2020

2ºano EM_2020

3ºano EM_2020

CLASSIFICAÇÃO E RESULTADO

 

CLASSIFICAÇÃO E DESCLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS

– A classificação será de acordo com a disponibilidade de vagas
– Os candidatos classificados como excedentes às vagas poderão ser chamados posteriormente, em caso de desistência
– O Colégio ICJ reserva-se o direito de oferecer vagas para os períodos/anos/séries conforme a sua disponibilidade de espaço físico, demandas e decisões internas

 

Educação Infantil

Os candidatos da Educação Infantil – Maternal ao 2º período – serão classificados obedecendo os seguintes critérios:

– Ordem cronológica de idade (decrescente – do mais velho para o mais novo)
– Participação em todas as atividades propostas para o segmento
– Ser irmão de aluno do Colégio ICJ
– Ser filho e/ou irmão de ex-estudante do Colégio ICJ

 

Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio

a) 1º Ano do Ensino Fundamental I:

Os candidatos do 1º ano do Ensino Fundamental I serão classificados obedecendo aos seguintes critérios:

– Ordem cronológica de idade (decrescente – do mais velho para o mais novo)
– Participação em todas as atividades propostas para o segmento
– Ser irmão de estudante do Colégio ICJ
– Ser filho e/ou irmão de ex-estudante do Colégio ICJ

 

b) 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio:

Os candidatos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio serão classificados de acordo com as notas obtidas nas provas, até o preenchimento das vagas, devendo o candidato alcançar o mínimo de 60% dos pontos distribuídos em cada prova.

 

EMPATE

Em caso de empate, os critérios de desempate serão:
– Maior nota em Português
– Maior nota em Matemática
– Avaliação do Informativo Escolar (boletim)

 

DESCLASSIFICAÇÃO

Será desclassificado o candidato que:
– obtiver nota inferior a 60 pontos em qualquer uma das avaliações;
– obtiver nota inferior a 50 pontos na Produção de Texto;
– entregar a Produção de Texto em branco;
– produzir o conteúdo da Produção de Texto incoerente com o tema proposto;
– usar, comprovadamente, de meios inadequados para a inscrição ou realização dos testes acadêmicos, assim como adotar conduta não condizente com a proposta de formação acadêmica do Colégio ICJ;
– não apresentar a documentação exigida completa para o processo seletivo.

 

RESULTADO

– Não haverá divulgação de notas. O Colégio ICJ irá divulgar apenas o resultado “Aprovado” ou “Reprovado”
– Não haverá segunda chamada de provas, assim como revisão e/ou vista das provas em qualquer momento do processo
– A relação de nomes dos candidatos classificados será divulgada em ordem alfabética
– O resultado das atividades e/ou provas e a liberação para a Reserva de Vaga e/ou Matrícula serão comunicados somente via e-mail cadastrado no ato da inscrição.

 

O Resultado será divulgado conforme cronograma a seguir:

a) Educação Infantil – Maternal II e III

– Atividades realizadas nos dias 16 e 18/09/19 – resultado divulgado no dia 19/09/19, a partir das 19h.

– Atividades realizadas após 18/09/19 – o resultado será divulgado em três dias úteis, após a realização da atividade.

 

b) Educação Infantil – 1º e 2º períodos

– Atividades realizadas no dia 14/09/19 – resultado divulgado no dia 19/09/19, a partir das 19h.

– Atividades realizadas no dia 17/09/19 – resultado divulgado no dia 19/09/19, a partir das 19h.

– Atividades realizadas após 18/09/19 – o resultado será divulgado em três dias úteis, após a realização da atividade e/ou prova.

 

c) Ensino Fundamental I, II e Médio

– Atividades e provas realizadas no dia 14/09/19  – resultado divulgado no dia 19/09/19, a partir das 19h.

– Atividades e provas realizadas no dia 17/09/19 – resultado divulgado no dia 19/09/19, a partir das 19h.

– Atividades realizadas após 18/09/19 – o resultado será divulgado em três dias úteis, após a realização da atividade e/ou prova.

RESERVA DE VAGA

Os candidatos aprovados no Processo de Admissão de Novos Alunos 2020, realizado no período compreendido entre 14/09/19 e 15/11/19, deverão efetuar a Reserva de Vaga (pré-matrícula) como forma de garantir a vaga do candidato para o ano de 2020.

 

– Para efetivar a Reserva de Vaga é necessário:

 

1 – Acessar o site de inscrição no Processo de Admissão (com o login e senha criados pelo responsável) para:

a) completar os campos em branco do formulário (Ajustar Responsável Financeiro), com os dados de pai, mãe e responsável financeiro;

b) imprimir 2 vias do documento de Reserva de Vaga e assiná-las.

 

2 – comparecer no Colégio ICJ para entrega da documentação e do formulário de Reserva de Vaga. É indispensável a presença do responsável legal – pai ou mãe – e do responsável financeiro, se terceiro. Em caso da impossibilidade de comparecimento dos responsáveis, os documentos deverão ter a assinatura com firma reconhecida em cartório;

 

3 – no momento da efetivação da Reserva de Vaga deverá ser paga a 1ª parcela da anuidade 2020 (1/12 – Matrícula), na Tesouraria do Colégio ICJ. Há a opção de parcelamento (cheque ou boleto) em até 3 vezes, nos meses de setembro, outubro e novembro/19 (obs.: em caso de aluno oriundo de escola parceira, perde-se o desconto, se optar pelo parcelamento);

 

– A ausência da Reserva de Vaga dentro do período estabelecido pelo Colégio ICJ implicará desistência da vaga;

– A Reserva de Vaga não será efetivada se houver ausência de qualquer documento e/ou do pagamento da taxa;

– Os candidatos que enviaram documento por e-mail no ato da inscrição, no Processo de Admissão de Novos Alunos, deverão apresentar os documentos originais na Reserva de Vaga.

– A Matrícula definitiva deverá ser realizada em dezembro/19, conforme critérios definidos AQUI.

– O Colégio ICJ realiza consulta de CPF nos órgãos de proteção ao crédito;

 

LOCAL

A Reserva de Vaga deve ser efetivada pelo responsável legal ou financeiro do candidato, na recepção do Colégio ICJ – Rua Olinda, 206, Nova Suíça, BH/MG – entre 8h e 17h.

 

CALENDÁRIO DA RESERVA DE VAGA

A Reserva de Vaga deverá ser efetivada conforme cronograma a seguir:

 

a) Para os candidatos aprovados no Processo de Admissão realizado nos dias 14, 16, 17 e 18/09/19:

– 23/09/19 – 2ªfeira – das 12h às 17h – candidatos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e candidatos do Ensino Médio (1º ao 3º ano)

– 24/09/19 – 3ªfeira – das 8h às 12h – candidatos da Educação Infantil (Maternal ao 2º período) e candidatos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)

 

b) Para os candidatos aprovados no Processo de Admissão realizado após o dia 18/09/19, a Reserva de Vaga deve ser efetuada em até TRÊS DIAS ÚTEIS, após a divulgação do resultado.

 

DOCUMENTOS PARA RESERVA DE VAGA

a) Documentos de todos os Responsáveis – pai, mãe e responsável financeiro:

– RG – original e cópia

– CPF – original e cópia (o Colégio ICJ realiza consulta do CPF nos órgãos de proteção ao crédito)

– Comprovante de residência recente (conta de água, luz ou telefone fixo) – original e cópia

– Procuração (autorização) para o Responsável Financeiro (quando não for pai ou mãe)

– Formulário impresso de Reserva de Vaga (disponível no Portal ICJ) preenchido e assinado pelo Pai, Mãe ou Responsável Legal (sem rasuras)

– Pagamento da 1ª parcela da anuidade 2020 (1/12 – Matrícula). O valor será complementado no ato da Matrícula de Novatos com o índice do reajuste anual definido para 2020.

 

b) Documentos do aluno:

– Aqueles que enviaram documentos por e-mail no ato da inscrição no Processo de Admissão DEVERÃO APRESENTAR OS DOCUMENTOS ORIGINAIS.

– Os documentos originais entregues no ato da inscrição no Processo de Admissão não precisam ser reapresentados.

 

Educação Infantil – Maternal ao 2º período:

– Registro de nascimento e/ou RG – original e cópia

– CPF – original e cópia

– 1 foto 3 x 4 (atual)

– Atestado de Aptidão para práticas de atividades físicas (para candidatos do 1º e 2º Período)

– Cartão de vacinação atualizado – original e cópia

– Comprovante de endereço recente, caso não resida com os pais (conta de água, luz ou telefone fixo) – original e cópia

– Declaração de Escolaridade – original (com data de emissão dentro do prazo de 30 dias)

– Registro de Percurso Escolar acompanhado dos relatórios descritivos (desenvolvimento da criança) – deverá ser entregue IMPRETERIVELMENTE até 30 dias após emissão da Declaração de Transferência

– Declaração de Adimplência emitida pela escola de origem

 

 

Ensino Fundamental I – 1º ano:

– Registro de nascimento e/ou RG – original e cópia

– CPF – original e cópia

– 1 foto 3 x 4 (atual)

– Atestado de Aptidão para práticas de atividades físicas

– Comprovante de endereço recente, caso não resida com os pais (conta de água, luz ou telefone fixo) – original e cópia

– Declaração de Escolaridade – original (com data de emissão dentro do prazo de 30 dias)

– Registro de Percurso Escolar acompanhado dos relatórios descritivos (desenvolvimento da criança) – deverá ser entregue IMPRETERIVELMENTE até 30 dias após emissão da Declaração de Transferência

– Declaração de Adimplência emitida pela escola de origem

 

 

Ensino Fundamental I – 2º ao 5º ano; Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano; Ensino Médio – 1º ao 3º ano:

– Registro de nascimento e/ou RG – original e cópia

– CPF – original e cópia

– 1 foto 3 x 4 (atual)

– Atestado de Aptidão para práticas de atividades físicas

– Declaração de Escolaridade – original (com data de emissão dentro do prazo de 30 dias)

– Comprovante de endereço recente, caso não resida com os pais (conta de água, luz ou telefone fixo) – original e cópia

– Declaração de Adimplência emitida pela escola de origem

MATRÍCULA DE NOVOS ALUNOS 2020

 

A Matrícula dos candidatos aprovados no Processo de Admissão de Novos Alunos 2020 será realizada conforme os seguintes critérios:

 

– O Contrato de Prestação de Serviços de Educação Escolar, o Requerimento de Matrícula e o boleto da 1ª parcela da anuidade (1/12 – matrícula) serão disponibilizados no Portal ICJ, a partir do dia 27/11/19, para ser conferido, impresso e assinado;

– Os documentos de matrícula e contratos devem ser entregues no Colégio no período estipulado para a Matrícula (ver cronograma abaixo);

– É indispensável a presença do responsável financeiro, no ato da matrícula, para assinatura do Contrato de Prestação de Serviços de Educação Escolar;

– É indispensável a presença do responsável legal, no ato da matrícula, para assinatura do Requerimento de Matrícula;

– Para efetivar a matrícula, será necessária a apresentação completa da documentação exigida;

– Os candidatos que enviaram documento por e-mail no ato da inscrição, no Processo de Admissão de Novos Alunos, deverão apresentar os documentos originais na Matrícula;

– A ausência de qualquer documento implica a não efetivação da matrícula;

– Somente o pagamento da 1ª parcela da anuidade 2020 (1/12 – matrícula) não garante a matrícula do aluno. É necessária a entrega do Contrato de Prestação de Serviços de Educação Escolar e Requerimento de Matrícula assinados e demais documentos no Colégio, pelos responsáveis;

– O Requerimento de Matrícula e Contratos não podem conter rasuras.

– A não efetivação da matrícula dentro do período preestabelecido pela Escola implicará na desistência da vaga;

– No ato da matrícula também é efetuada a contratação dos Serviços Opcionais de Hora Adicional Mensal e Transporte Escolar como forma de garantir a vaga para o ano seguinte;

– O processo de admissão, a reserva de vaga e a matrícula serão anulados no caso de reprovação do candidato em sua escola de origem (Fundamental I, II e Ensino Médio). Nesse caso, havendo vaga, a escola estudará a possibilidade de efetuar a matrícula no ano em que o aluno foi reprovado, caso seja do interesse do responsável;

– O Colégio ICJ realiza consulta de CPF nos órgãos de proteção ao crédito.

 

CALENDÁRIO DE MATRÍCULA

A Matrícula será realizada conforme o cronograma abaixo:

 

Horário: das 8h às 17h
Local: Colégio ICJ – Rua Olinda, 206, Nova Suíça, BH-MG

 

Data:

3/12/19 – das 8h às 12h – Educação Infantil

3/12/19 – das 13h às 17h – 1º ano Ensino Fundamental

4/12/19 – das 8h às 12h – 2º ao 6º ano Ensino Fundamental

4/12/19 – das 13h às 17h – 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, 1º ao 3º ano do Ensino Médio

 

Os candidatos que participarem do Processo de Admissão de Novos Alunos 2019 após o dia 05/12/2019 deverão efetuar a Matrícula DOIS DIAS ÚTEIS APÓS A DIVULGAÇÃO DO RESULTADO das provas e/ou testes e/ou entrevistas.

 

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

Observação: os documentos originais que já foram entregues na inscrição do Processo de Admissão e/ou na Reserva de Vaga não precisam ser reapresentados.

 

a) Pagamentos:

– Para efetivação da matrícula, deve ser realizado o pagamento do boleto da 1ª parcela da anuidade 2020 (1/12 – matrícula), com data de vencimento no dia 02/12/2019 (quem fez a Reserva de Vaga e pagou a taxa anteriormente, deverá retirar o boleto com o valor da diferença do reajuste anual da mensalidade). Para pagamentos a serem efetuados no Colégio, somente serão aceitos dinheiro ou cheque.

 

– Programa Pense Matemática – para alunos do 1º Período da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental (acesso à plataforma digital) – o valor será dividido em três vezes, no boleto da mensalidade escolar, nos meses de fevereiro, março e abril de 2020;

 

– Iniciação à Robótica (Lego Education) – para alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental (acesso à plataforma digital + kit de apostilas + material robótico de laboratório) – o valor será dividido em três vezes, no boleto da mensalidade escolar, nos meses de fevereiro, março e abril de 2020;

 

– Robótica Educacional – para alunos de 1º e 2º Ano do Ensino Médio (manutenção do kit robótico de laboratório) – o valor será dividido em três vezes, no boleto da mensalidade escolar, nos meses de fevereiro, março e abril de 2020.

 

b) Documentos de todos os Responsáveis – pai, mãe e responsável financeiro:

– RG – original e cópia

– CPF – original e cópia (o Colégio ICJ realiza consulta do CPF nos órgãos de proteção ao crédito)

– Comprovante de residência recente (conta de água, luz ou telefone fixo) – original e cópia

– Procuração (autorização) para o Responsável Financeiro (exceto pai e mãe)

– Requerimento de Matrícula impresso (fornecido pelo Colégio ICJ) preenchido e assinado pelo Pai, Mãe ou Responsável Legal (sem rasuras)

– 2 vias impressas do Contrato de Prestação de Serviços (fornecido pelo Colégio ICJ) preenchido, rubricado em todas as páginas, e assinado pelo Responsável Financeiro (sem rasuras)

 

c) Documentos do aluno:

Educação Infantil – Maternal ao 2º período:

– Registro de nascimento ou RG  – original e cópia

– CPF – original e cópia

– 1 foto 3 x 4 (atual)

– Atestado de Aptidão para práticas de atividades físicas (1º, 2º Períodos)

– Cartão de vacinação atualizado – original e cópia

– Comprovante de endereço recente, caso não resida com os pais (conta de água, luz ou telefone fixo) – original e cópia

– Declaração de Transferência – deverá ser entregue IMPRETERIVELMENTE até 30/12/19

– Registro de Percurso Escolar acompanhado dos relatórios descritivos (desenvolvimento da criança) – deverá ser entregue IMPRETERIVELMENTE até 30 dias após emissão da Declaração de Transferência

 

Ensino Fundamental I – 1º ano:

– Registro de nascimento e/ou RG – original e cópia

– CPF – original e cópia

– 1 foto 3 x 4 (atual)

– Atestado de Aptidão para práticas de atividades físicas

– Comprovante de endereço recente, caso não resida com os pais (conta de água, luz ou telefone fixo) – original e cópia

– Declaração de Transferência – deverá ser entregue IMPRETERIVELMENTE até 30/12/19

– Registro de Percurso Escolar acompanhado dos relatórios descritivos (desenvolvimento da criança) – deverá ser entregue IMPRETERIVELMENTE até 30 dias após emissão da Declaração de Transferência

 

Ensino Fundamental I – 2º ao 5º ano; Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano; Ensino Médio – 1º ao 3º ano:

– Registro de nascimento e/ou RG – original e cópia

– CPF – original e cópia

– 1 foto 3 x 4 (atual)

– Atestado de Aptidão para práticas de atividades físicas

– Comprovante de endereço recente, caso não resida com os pais (conta de água, luz ou telefone fixo) – original e cópia

– Declaração de Transferência – deverá ser entregue IMPRETERIVELMENTE até 30/12/19

– Histórico Escolar (deverá ser entregue IMPRETERIVELMENTE até 30 dias após emissão da Declaração de Transferência)

ADMISSÃO PREMIADA

O presente regulamento visa estabelecer os critérios adotados para premiação de 03 bolsas de estudos para o ano de 2020.

 

PERÍODO DE PARTICIPAÇÃO

Poderão concorrer ao prêmio somente os candidatos que fizerem a prova e/ou teste do Processo de Admissão de Novos Alunos do ano de 2020 do Colégio ICJ realizada no dia 14 de setembro de 2019.

 

QUEM PODE PARTICIPAR

Poderão participar todos os candidatos inscritos no Processo de Admissão de Novos Alunos para o ano de 2020 do Colégio ICJ dos segmentos:

Ensino Fundamental I – 2º ao 5º ano;

Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano;

Ensino Médio – 1º ao 3º ano.

 

QUEM NÃO PODE PARTICIPAR

Não poderão participar do benefício compreendido no presente regulamento – Admissão Premiada:

– os alunos do Colégio ICJ, regulamente matriculados no ano de 2019;

– filhos de funcionários contratados por qualquer uma das empresas coligadas do Colégio ICJ.

 

PRÊMIO

O prêmio da Admissão Premiada será:

– 01 bolsa de 50% (*) para o segmento do Ensino Fundamental I, do 2º ao 5º ano;

– 01 bolsa de 50% (*) para o segmento do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano;

– 01 bolsa de 50% (*) para o segmento do Ensino Médio, do 1º ao 3º ano.

(*) A bolsa será válida para quitação das parcelas 2/12 a 12/12 (de fevereiro a dezembro/2020) da anuidade prevista para o ano de 2020 do Colégio ICJ, não sendo válida para a quitação da 1ª parcela da anuidade (matrícula) prevista para o ano de 2020 (1/12 – matrícula) que deverá ser paga em 2019, no ato da contratação do serviço;

A bolsa será válida apenas para o usufruto no ano letivo de 2020, não sendo extensiva aos anos subsequentes;

A bolsa será válida para o candidato que cumprir todas as fases, prazos e critérios do edital do Processo de Admissão de Novos Alunos para o ano de 2020, publicado no site do Colégio ICJ;

No caso de desistência ou transferência, em qualquer fase da Admissão Premiada, o candidato perderá o direto à bolsa não sendo possível a cessão, transferência ou repasse para outro candidato e/ou aluno do Colégio ICJ;

A bolsa é exclusiva para pagamento da mensalidade escolar, não incluindo nesta a parcela 1/12 (matrícula), o material escolar, ou outras taxas e serviços;

O prêmio não é cumulativo para o aluno que já possui bolsa e/ou desconto garantido por outras instituições (SIMPRO, SAAE-MG, AEPS, ASCEFET, outros);

No caso do 1º candidato classificado de cada segmento não efetivar a reserva de vaga e/ou matrícula, o prêmio será transferido para o próximo candidato classificado.

 

CLASSIFICAÇÃO E DESCLASSIFICAÇÃO

Serão classificados os candidatos que obtiverem pontuação superior a 60% em todas as provas e/ou testes;

Ganhará o prêmio o candidato do Ensino Fundamental I e II, e o candidato do Ensino Médio,  que obtiver a maior MÉDIA final em todas as provas e/ou testes, de seu segmento.

 

Será desclassificado o candidato que:

– obtiver rendimento inferior a 60% em qualquer uma das provas e/ou testes;

– entregar a Produção de Texto em branco;

– produzir o conteúdo da Produção de Texto incoerente com o tema proposto;

– usar, comprovadamente, de meios inadequados e/ou ilícitos para a inscrição ou realização dos testes acadêmicos, assim como adotar conduta não condizente com a proposta de formação acadêmica do Colégio ICJ;

– não apresentar a documentação completa exigida para o Processo de Admissão de Novos Alunos para o ano de 2020;

– não efetuar o pagamento da taxa de inscrição no Processo de Admissão de Novos Alunos do Colégio ICJ para o ano de 2020.

 

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Em caso de empate entre candidatos serão adotados os critérios de desempate abaixo na ordem descrita:

– Maior nota na Prova de Português;

– Maior nota na Prova de Redação (Produção de Texto);

– Maior nota na Prova de Matemática.

– Candidato mais novo.

 

RESULTADO E FORMA DE DIVULGAÇÃO

O resultado oficial dos três candidatos vencedores será divulgado no dia 19/09/19, a partir das 19h, no site do Colégio ICJ – www.colegioicj.com.br.

O resultado também será comunicado aos três vencedores pelo e-mail cadastrado no Processo de Admissão de Novos Alunos 2020;

A lista completa de todos os classificados, em ordem de classificação, estará disponível para consulta dos interessados na recepção do colégio a partir do dia 20/09/19.

 

CESSÃO DE DIREITOS

Os vencedores da Admissão Premiada cedem ao ICJ todos os direitos autorais de utilização de sua imagem na Fan Page da escola, no Facebook, no site da escola e em publicações institucionais diversas, renunciando à qualquer indenização, valores ou outros benefícios, que não os previstos neste edital, em razão da utilização de sua imagem;

Havendo a interrupção da Admissão Premiada por problemas de acesso à rede de Internet, intervenção de hacker, vírus, manutenção, queda de energia, falhas de software ou hardware, bem como por caso fortuito ou força maior, não será devida qualquer indenização, valores ou outros benefícios aos candidatos;

Com a inscrição no Processo de Admissão de Novos Alunos para o ano de 2020, os participantes concordam tacitamente com todas as regras estabelecidas no presente regulamento.

 

MANUTENÇÃO DO PRÊMIO/A BOLSA

A concessão do prêmio da Admissão Premiada será cancelada pelo Colégio ICJ diante da prática de ato infracional ou por motivo disciplinar dado pelo ganhador do prêmio, ou outro previsto no Regimento Escolar, ou por incompatibilidade ou desarmonia do ganhador do prêmio, ou de seu responsável, com o regime ou filosofia pedagógica adotada pela Escola.

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

Os candidatos vencedores da Admissão Premiada desde já declaram ter pleno conhecimento e sujeitar-se às normas contidas no Guia da Família, em Portarias, no Regimento Escolar, no Calendário Escolar e no Projeto Pedagógico do Colégio ICJ, concordando integralmente com os mesmos;

O Colégio ICJ se reserva o direito de suspender a concessão do prêmio, por motivo disciplinar ou de incompatibilidade com o regime adotado, bem como de divergência ou conflito entre os ganhadores do prêmio;

Os casos omissos ou não previstos nesse regulamento serão resolvidos pela Diretoria do Colégio ICJ, que é soberana em suas decisões, não cabendo contra elas quaisquer recursos;

Será competente o Foro da Comarca de Belo Horizonte para dirimir quaisquer controvérsias existentes ou que possam existir em decorrência deste regulamento.

 

Belo Horizonte/MG, 01 de agosto de 2019.

Colégio ICJ

ASSOCIAÇÕES E ESCOLAS PARCEIRAS

O Colégio ICJ mantém parceira com associações e escolas com intuito de gerar benefícios para os associados e alunos.

 

ASSOCIAÇÕES PARCEIRAS

Os filhos dos funcionários das associações parceiras têm isenção da taxa de inscrição do Processo de Admissão de Novos Alunos e um desconto de 10% nas parcelas da mensalidade escolar.

Associações:

– AEPS – Rede Sarah

– ASCEFET – Cefet

 

ESCOLAS PARCEIRAS

Os alunos oriundos do último ano/série da escola parceira têm o benefício da isenção da taxa de inscrição do Processo de Admissão de Novos Alunos e um desconto de 25% na 1ª parcela (matricula) da anuidade escola (obs.: se houver opção de parcelamento, perde-se o direito ao desconto).

Escolas:

– Centro de Educação Infantil Casinha Branca Amor e Cia

– Centro Educacional Arte e Criança

– Centro Pedagógico Verde-Vida

– Colégio Pentágono

– Dentinho de Leite

– Escola Bilboquê – Unidade Buritis

– Escola Bilboquê – Unidade Gutierrez

– Escola Infantil “Corujinha Azul” / Instituto Siana Nélia

– Escola Infantil Pingo de Luz

– Escola Infantil Vovó Neném

– Escola Mundo Feliz / Instituto Leidiavila Ltda

– Inovar Educação Infantil

– Instituto Educacional Aquarela Mágica / Sistema Aporte

– Instituto Educacional Crescer

– Instituto Educacional Faculdade da Criança

– Instituto Educacional Infância Feliz

– Instituto Educacional Peter Pan

– Instituto Infantil Canto Verde

– Instituto Pedagógico “Oficina do Saber”

– Jardim de Infância Padre Eustáquio Ltda.

– SEAG – Sistema de Ensino Alphonsus de Guimaraens

– Sistema Ápice de Ensino

– Sistema Lamaxi de Ensino

– Vila Buritis Sistema Educacional