Projeto Pedagógico

APRESENTAÇÃO

O Colégio ICJ é uma escola moderna com um projeto pedagógico consolidado em mais de 60 anos de experiência. Oferece uma proposta atualizada com as exigências do mundo atual que inclui:

– Parceria com o Sistema Bernoulli de Ensino;

– Programa de Educação Bilíngue com a Cambridge University Press desde a Educação Infantil;

– Projeto Maker no Ensino Fundamental II;

– Programa de Robótica a partir do 5º ano do Ensino Fundamental I;

– Novo Ensino Médio em uma parceria inédita com o Centro Universitário UNA;

– Escola de Esportes em parceria com o Minas Tênis Clube.

Uma escola completa, que tem o foco na excelência no ensino e na formação dos seus alunos, em um ambiente acolhedor que propicia o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para os desafios da vida adulta.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

A proposta pedagógica do Colégio ICJ (escola de formação e ensino básico regular) tem como característica principal a valorização da pesquisa, dos experimentos, da descoberta, do estudo do meio social e natural.

Todas essas possibilidades “oferecidas” ao aluno permitem que ele “aprenda fazendo”. O saber, chamado “cultura” é muito importante, mas é a forma como o conhecimento é apreendido que faz toda a diferença.
O enfoque deve ser no aluno. Devemos oportunizar ao educando momentos de ensinar, de testar, de tentar, de experimentar, de aprender fazendo inferências, modificando e transformando o meio.

Também a relação professor-aluno é um componente essencial nesse processo de aprendizagem. O professor não é o protagonista, o detentor de todo o saber. Ele assume o papel de facilitador, orientador, mediador. As aulas expositivas fazem parte do aprendizado, sem contudo ser a única forma de repasse de conteúdo.

Essas possibilidade podem ser observadas no Projeto Maker e na Robótica, por exemplo.

A base do nosso processo de ensino-aprendizagem que compõe a proposta pedagógica do Colégio ICJ segue a Tendência Liberal Renovada Progressista, que está ligada à Escola Nova, sendo um contraponto à Escola Tradicional.

Para nós, a prática, o trabalho em equipe, as tecnologias digitais, os jogos de raciocínio, as atividades desafiadoras e motivadoras são as ferramentas para uma aprendizagem duradoura.

O Colégio ICJ não é uma escola confessional, no entanto, os valores cristãos (justiça, verdade, obediência, honestidade, lealdade, gratidão) fazem parte do projeto pedagógico e estão inseridos em todos os segmentos educacionais.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE

Na Educação Infantil – 1º e 2º períodos – o bilinguismo é desenvolvido em 2 horas diárias de atividades. O projeto de construção da linguagem ouvida e falada, assim como a formação humana, é baseado em conteúdos interdisciplinares, desenvolvidos em um ambiente de sala de aula temática que propiciam a ampla absorção da língua inglesa de forma divertida e natural.

Já no Ensino Fundamental – 1º ao 8º anos (em 2024) – a educação bilíngue promove a aproximação do aluno com o idioma inglês através de 4 horas/aula semanais com conteúdos que vão além do ensino técnico da língua. O aprendizado está relacionado também aos 4 Pilares da Educação do Século XXI (UNESCO) que ampliam a visão de mundo dos estudantes desenvolvendo suas habilidades e competências.

O Programa de Educação Bilíngue do Colégio ICJ iniciou-se em 2017 e sua implantação é gradativa, até a conclusão do Ensino Fundamental (9º ano), e adota o material didático de Cambridge University Press, uma das maiores editoras da língua inglesa.

>>> Leia mais sobre o Programa de Educação Bilíngue – AQUI

PARCERIA COM SISTEMA BERNOULLI DE ENSINO

O Colégio ICJ vai além e agrega aos seus valores e tradições a expertise de um dos maiores grupos educacionais do país – o Sistema de Ensino Bernoulli, e disponibiliza para os alunos – da Educação Infantil ao Ensino Médio – os livros, a plataforma digital e os simulados ENEM (EM) em seu cotidiano escolar.

Sem abrir mão de seu DNA, o lado humano de afeto e de atenção individualizada, o ICJ avança em sua visão de ser um ambiente educacional de referência no Estado de Minas Gerais. Aliado a um material didático de última geração, reconhecido pela excelência metodológica e sua notória reputação na obtenção de bons resultados, o Colégio segue na busca constante pela excelência no serviço prestado.