Projetos de mediação da aprendizagem

Os Projetos de Mediação da Aprendizagem são específicos, interdisciplinares e organizados de acordo com a faixa etária dos estudantes. Têm por objetivo enriquecer os estudos e  contribuir de maneira significativa na aquisição do conhecimento.

A adoção de metodologias modernas, em consonância com o mundo tecnológico em que vivem os jovens atualmente, permite a melhor aquisição dos conhecimentos, desenvolve diversas qualidades pessoais e incentiva a resolução de situações-problema para criar uma experiência estimulante e realmente significativa.

O Pense Matemática é um programa multiplataforma que auxilia os alunos no aprendizado dos conceitos matemáticos de forma muito mais encantadora e envolvente. Utiliza uma série de recursos pedagógicos – materiais concretos, recursos interativos, um ambiente on-line completo e aplicativos – que se somam para instigar a curiosidade e multiplicar os saberes que desenvolvem o pensamento lógico-matemático dos estudantes.

O programa é desenvolvido desde 2018 com os alunos do 1º período da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Para saber mais, acesse: https://www.positivoteceduc.com.br/solucao/pense-matematica/?gclid=CLzmzMCH7tQCFUdWDQodD8IKVQ

Clique aqui para acessar a plataforma Pense Matemática: https://apphub.educacional.com/login?student=true

 

Tutoriais:

Tutorial para acesso ao Pense Matemática: https://youtu.be/oiOiwatPkCw

Conhecendo a dinâmica da Plataforma Pense Matemática: https://youtu.be/HIqosTK0Q9A

Acessando a Academia de Matemática na Plataforma Pense Matemática: https://youtu.be/pQ2Ols11N3c

Acessando a Arena na Plataforma Pense Matemática: https://youtu.be/FnKF1LSJDvg

A Robótica é uma disciplina de caráter multidisciplinar que integra conceitos de Matemática, Mecânica, Física, Informática e outras, facilitando a assimilação desses conteúdos pelos alunos.

O projeto faz parte da grade curricular das turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 2º anos do Ensino Médio desde 2011. Com isso, desenvolve nos estudantes, através da teoria e da prática, uma postura empreendedora, senso crítico, criatividade, autonomia e capacidade de solucionar problemas.

Nas aulas do 9º ano, é aplicada a metodologia da Lego Zoom, grupo que representa com exclusividade a LEGO® Education. Com uma trajetória de 22 anos, a Zoom ganhou, em 2018, o prêmio TOP Educação na categoria Educação Tecnológica.

Os alunos do Ensino Médio também utilizam o material da LEGO® durante as atividades, incluindo kits de montagem, motores, sensores, lâmpadas e demais materiais.

A partir de 2019 o Colégio ICJ insere a Teoria do Pensamento Computacional (Robótica – introdução) como disciplina para os alunos do 5º ano ao 8º ano do Ensino Fundamental.

As diversas equipes de Robótica do Colégio participam anualmente dos campeonatos externos (municipais e nacionais), já tendo conquistado inúmeras premiações. Confira: http://www.colegioicj.com.br/novo/startup-de-alunos-do-icj/

Para saber mais sobre o projeto da Lego Zoom, entre no site da Zoom Education.

O Projeto Maker tem como objetivo a manutenção de um cotidiano escolar para estimular a autonomia, o respeito à diversidade, aumentar a autoestima e a autoconfiança. A finalidade é que os jovens entendam que são capazes de consertar e construir, incentivando-os a participar dos projetos de criação.

A proposta, que está inserida na grade curricular dos alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II, possui três opções: Maker Científico, com o desenvolvimento de uma horta orgânica, Maker de Comunicação, com a criação de um jornal escolar e Maker Tecnológico, com a elaboração de projetos de inteligência artificial.