Depoimentos

Meu nome é Adriana, tenho 48 anos e estudei no ICJ de 1980 até 1990. Me formei em Pedagogia e Direito e sou Escrivã da Polícia Civil há 26 anos. Tenho boas e doces lembranças dos anos em que passei minha infância e adolescência no ICJ e grandes saudades dos colegas,  funcionários e professores. Os ensinamentos e valores recebidos desde o jardim de infância me acompanharam durante toda a vida.

Adriana de Vasconcelos Chaves (30/08/2023)

 

 


Eu frequentei o ICJ do 6º Ano até a 2 Série do Ensino Médio (2018). Foi no ICJ que eu conheci meus maiores amigos, professores que mantenho contato até hoje, e oportunidades que sempre levarei comigo. Fui aluna destaque, o que me proporcionou uma bolsa de estudos. Também tive projetos incríveis como pão de cevada na aula de química, viagem a lugares maravilhosos como o Caraça e projetos como uma maquete de uma cidade inteira. No Icj eu me descobri na área de ciências, principalmente biologia. Hoje, moro no Canadá e estudo medicina. O Icj me proporcionou uma curiosidade para morar fora, para aprender tudo que conseguir, e perseguir os meus sonhos.
Flora Machovsky

 


Parabéns ICJ 60 anos! Parece que foi a pouco tempo atrás que a dona Elza e o Sr. Ademar começaram tudo! Que agora os trÊês irmãos mais a família ICJ continuem dando educação e formação a todos que passarem pelo Colégio. Eu e minha família agradecemos muito por fazer parte dessa história. Só tenho uma palavra para agradecer: GRATIDÃO.

Alberto Borges (17/03/2022)

 

 

 


Estudei no ICJ desde o 3 período até o oitavo ano e, para mim, estudar nesse colégio foi de grande valor tanto acadêmico quanto pessoal. Fiz amizades que carrego comigo até hoje, pude ter aulas com professores incríveis e que me acompanharam em toda a minha jornada pelo colégio, além de poder participar da equipe de handball, uma das experiências que vou lembrar sempre com grande carinho. Graças a todo esse suporte, posso falar que estudar no ICJ foi um dos pilares que me permitiram hoje fazer Medicina na UFMG.
Só tenho a agradecer a todos os professores, funcionários e a toda a família ICJ por fazerem parte dessa jornada.

Thaís Galdino (11/03/2022)

 

 

 


Sou Gabriel Campos Gerken, tenho 24 anos e sou formado em Fisioterapia e especializando na área de Fisioterapia Hospitalar com Ênfase na Terapia Intensiva pelo Hospital Madre Teresa.

Tive o prazer de estudar no ICJ durante 11 anos, da 1° Série até a formatura no 3° anos do ensino médio. Até hoje sinto saudade da escola, dos recreios, das aulas de educação física, da peladinha de sexta à noite.  Lembro de cada pedaço e cada profissional que passou por lá, todos tiveram grande influência no meu futuro. Sempre que passo na porta lembro de grandes momentos que vivi, que hoje são lembranças maravilhosas. Vou levar o ICJ pra sempre no meu coração.

Gabriel Campos Gerken (18/02/2022)

 


O ICJ fez não somente parte da minha educação, mas também da minha formação como cidadão. Foram mais de 12 anos, desde o 1º período, fazendo laços e amigos que perduram até hoje.
Desde o primeiro dia de aula, e inclusive em momentos difíceis familiares, sempre tive o acolhimento, carinho e suporte de todos. Foi através do ICJ que comecei a me apaixonar pela língua inglesa e hoje, além de professor, trabalho como coordenador de escolas parceiras na Cultura Inglesa. Sou muito grato a todo o corpo docente, funcionários e a família Fabel por estarem ao meu lado e me ajudarem a traçar meu futuro!

Yuri Amorim – 17/12/2021

 


Vinda de outra escola, passei por um teste escrito e oral com a Tia Áurea, aos 7 anos de idade. Fui para o ICJ no ano seguinte, cursar a terceira série do que hoje é o Fundamental I. Tia Sônia e tia Luzia foram as mestras, seguidas por tia Ivete (com quem ainda mantenho contato) e tia Divina. A qualidade do ensino foi imprescindível para minha aprovação no vestibular em Direito na UFMG, aos dezesseis anos de idade. Hoje sou professora titular na Universidade Federal de Uberlândia. Levo a família ICJ em meu coração! Gratidão imensa!

Shrilei Mello – 12/11/2021


Estudei no ICJ por 11 anos, dos períodos iniciais até o ensino médio, uma vida escolar inteira na instituição. Eu amava as atividades extracurriculares que o colégio oferecia, como dança, esporte e teatro. Me recordo de todos os professores, funcionários e amigos do colégio com muito carinho. Sou extremamente grata por todo o ensinamento e contribuição do ICJ à pessoa que me tornei hoje. Me formei em jornalismo, atuando como assessora da UFMG. Atualmente, exerço meu mandato de vereadora em Entre Rios de Minas, cidade dos meus pais, sendo a única mulher parlamentar do município e representando a força feminina.

Larissa Rodrigues – 22/10/2021

 


Falar do ICJ é muito especial pra mim. Do Maternal I ao 3º Ano do Ensino Médio, foram 17 anos vividos no Colégio e devo muito a todos pelo profissional e pela pessoa que me tornei. Atualmente, sou Personal Trainer e meu amor por esportes começou na Escola de Esportes do ICJ. Sou grato demais pelo convívio durante esses anos com excelentes profissionais, tanto os professores quanto os coordenadores, diretores e disciplinários, inclusive tenho a honra de ter alguns como amigos, mesmo depois de 14 anos de formado. Passei excelentes momentos da minha vida no ICJ, todos guardados com muito carinho, sempre é bom passar próximo ao Colégio e relembrá-los. Gratidão a todos que fizeram e fazem parte da família ICJ e a todas as amizades que fiz por conta deste Colégio maravilhoso!

Rainer Radicchi – 24/09/2021


 

Estudei no ICJ por toda minha vida estudantil até chegar à Faculdade e me tornar nutricionista. Da escola, carrego comigo muitos aprendizados: conhecimento, valores, boas lembranças, amizades e até mesmo o despertar de uma carreira bem sucedida na patinação artística. Tenho muita gratidão à escola e também à família Fabel, a qual tenho um carinho enorme e especial! Ao ICJ minha eterna gratidão!

Jordana Machado – 03/09/2021

 


 

Eu fui aceita em outra universidade, a universidade do Porto em Portugal, no curso de arqueologia. Muito obrigada por tudo que todos vocês fizeram por mim. Se eu cheguei até aqui, foi graças a dedicação e ao carinho de vocês. Tenho certeza de que, como educadores, vocês cumpriram sua missão com excelência.

 

Ana Clara Calzavara – 24/08/2021


Estudei por 12 anos no ICJ, escola maravilhosa que guardo no coração e que escolhi para colocar meus filhos desde o maternal. Sou nutricionista, atuei na área de produção de alimentos por 15 anos e recentemente resolvi abrir meu própri

o negócio, o Assados da Nutri, aqui mesmo no bairro Nova Suissa. Sou grata ao ICJ por tudo que proporcionou na minha vida e dos meus filhos.

Roberta Soares – 14/07/2021

 


Tive o prazer em estudar no ICJ entre os anos de 1991 e 1994, da 5ª à 8ª série, de onde ainda trago excelentes recordações. Lembro com carinho do cuidado da Dona Elza. Recebi uma educação ímpar, determinante para minha formação e que ainda está presente na minha vida e contribui na minha carreira de Engenheira! Trago com carinho recordações dos professores. As palavras que definem? Estudo exemplar, onde os valores são ensinados e preservados! Feliz por fazer parte desta história!

Rubia Rabelo – 16/06/2021


Fui aluna do ICJ em 1997 e 1998 (ano em que fui fazer intercâmbio nos Estados Unidos), fui jogadora de handball da escola também, no ano em que ganhamos a copa do centenário de BH. O colégio ICJ faz parte da minha história e quantas histórias vivi lá dentro. Meus melhores amigos conheci lá. O Jorge ia assistir meus jogos de handball, a Cristina me apoiou quando planejava o intercâmbio e Dona Elza estava sempre pelos corredores.

Além de ex-aluna, hoje faço parte da equipe e isso me enche de orgulho, pois tenho uma admiração pela escola que vem de longa data.

Laura Catão – 09/06/2021


Fui aluna do ICJ nos anos de 1991 e 1992, quando cursei a quinta e sexta séries do ensino fundamental. Apesar do pouco tempo, foi um colégio que me marcou positivamente, só tenho boas lembranças. Tive ótimas referências de vida e professores que guardo com carinho na memória e no coração. Sou graduada em Psicologia e Escrivã de Polícia da PCMG há 22 anos, profissão que exerço com amor e dedicação. Muito feliz em ter o ICJ como parte da minha história!

Françoise Sanches – 02/06/2021


Estudei no ICJ entre 1995 e 1999 e guardo até hoje inúmeras lembranças de uma época de crescimento enorme. Esses anos foram fundamentais para a formação do meu caráter, e que me ajudaram a ser a pessoa que sou. Até hoje mantenho contato com bons amigos que estudaram comigo. Atualmente trabalho como Engenheiro de Software e moro em Balneário Camboriú, onde tenho minha empresa de desenvolvimento e tecnologia.

Antônio Sérgio Júnior – 19/05/2021


No ano de 1975 iniciei minha vida estudantil no ICJ, onde continuei até me formar na 8° série, em 1983. Nesta longa passagem, várias lembranças marcam minha vida, como as festas Juninas, as excursões e várias amizades que ainda mantenho. 

Nunca poderia deixar de lembrar de Dona Lenir, que depois de me orientar como Coordenadora do Colégio, hoje devido a grande amizade que conquistei no ICJ com seu filho Cleber, tenho o prazer de ainda manter contato com esta senhora maravilhosa. Depois me formei em Economia e há 28 anos sou sócio proprietário do Restaurante Norma’s em Nova Lima.

Jesner Pedrosa – 24/03/2021


Estudei no ICJ do pré-primário até o final do Ensino Médio, em 2002. Foi lá que fiz as minhas amizades mais antigas – algumas já duram mais de 3 décadas! As lembranças são inúmeras: excursões memoráveis (Diamantina, Itamarandiba), a simpatia de funcionários como Jorge e Guido, e o apoio que sempre tive dos professores e da escola para desenvolver a criatividade, desde aulas de redação e produção de vídeo até eventos como Feiras de Cultura e festivais de música. Depois do ICJ, me formei em Publicidade, fui redator e tradutor e hoje moro em Berlim, onde trabalho em uma empresa de tecnologia.

Lucas Paio – 10/03/2021


As lembranças são muitas e a saudade também… entrei no pré primário em 1973 e saí na  8ª série. Guardo no coração todos os momentos e pessoas que marcaram a minha vida. Dona Elza, (tenho um livro presenteado por ela e com dedicatória da minha Primeira Comunhão), Sr Ademar, Sr Joaquim, Sr Jorge, Dona Albertina que fazia os uniformes, onde guardo com muito carinho um modelo. Hoje sou Servidor da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.

ICJ…me proporcionou grandes descobertas, grandes amigos e uma base sólida.

Alfredo José – 24/02/2021


Meu nome é Sarah e estudei no ICJ por 6 anos! Tive o privilégio e a oportunidade de conhecer e conviver com professores que me marcaram muito e se fazem presentes até hoje, seja inspirando em minha profissão ou mesmo participando dos meus projetos. Foi no ICJ também que conheci meus grandes amigos! 

Sou psicopedagoga e atuo na área da saúde com crianças e adolescentes em tratamento oncológico e transplantados! Valeu, ICJ!

Sarah Castilho – 09/02/2021


Sou Luciana de Mello Souza, tenho 48 anos. Estudei no colégio ICJ por 7 anos e depois cursei Psicologia na PUC-MINAS. Inclusive, fui Miss Instituto 1986! E minha filha Jade hoje estuda no Colégio ICJ. Tenho muito orgulho de ter feito parte dessa equipe! 

Luciana de Mello Souza – 19/01/2021


Estudei no ICJ da 8ª série ao 3º ano do Ensino Médio, de onde saí para cursar Medicina Veterinária na UFMG. Fiz também o Mestrado e Doutorado com residência doutoral na Universidade de Utrecht na Holanda e Pós-Doutorado na área de Epidemiologia Veterinária. Hoje sou Professora de Saúde Pública Veterinária na Escola de Veterinária da UFMG.

Pelo ICJ, eu tenho imenso amor e gratidão. A formação que me foi proporcionada permitiu que eu alcançasse os meus objetivos profissionais em um ambiente leve, divertido, cheio de amigos e muito feliz. Meus filhos, com certeza, estudarão no ICJ!!

Camila Oliveira – Dezembro/2020


ICJ é minha segunda família. Lugar onde sempre fui acolhido com amor e carinho. Lugar onde fiz meus melhores amigos e vivi muitas histórias!
O colégio representa para mim 25 anos de história.
Representa boa parte da minha formação como pessoa, por seus valores e ensinamentos. Representa a minha formação como estudante, já que fiz todo o meu trajeto da educação básica (infantil ao ensino médio) no ICJ. Além disso representa meus primeiros passos profissionais (meu primeiro emprego) e foi onde consegui ganhar experiência e me projetar para o mercado de trabalho como um bom profissional.
Agradeço ao colégio por fazer parte da minha vida nos 3 âmbitos: pessoal, estudantil e profissional.

Mikael Leal – Novembro/2020


Minha família e eu somos eternamento gratos ao Instituto Coração de Jesus! Minha irmã Tamirez, meu irmão Luiz Otávio e eu fomos alunos do maternal ao ensino fundamental l. Atualmente sou Gerente de Recursos Humanos do Facebook para a América Latina e resido em São Paulo (SP).

Armando Silveira – Julho/2020


Meu nome é Arthur Pires, tenho 22 anos e estudei no ICJ entre a 4ª e 8ª série do Ensino Médio. Hoje sou empresário e co-fundador de uma startup com reconhecimento internacional, a Price Survey. Todas as atividades e interações que o ICJ me proporcionou desde o ensino integral, as excursões e principalmente a famosa viagem de formatura pro NR, me ajudaram a trabalhar a relação interpessoal.

Arthur Pires – Agosto/2020


Sou médica, da equipe de Neuro reabilitação, da rede Sarah de hospitais há 20 anos. Moro no Rio de Janeiro, sou casada, tenho três filhos e dois gatos. Tudo que aprendi no ICJ me ajudou na minha formação acadêmica e como ser humano. São esses aprendizados que quero passar aos meus filhos.

Soraya Villani – Julho/2020


Hoje sou executiva de auditoria de grandes multinacionais, com formação em finanças e tecnologia. Foi no ICJ que minha formação ética e moral foi construída, sobre bases muito sólidas e com muito carinho e dedicação. Tenho muita gratidão e saudades de D. Elza!

Liziê Barbosa – Agosto/2020


Sou formada em Engenharia Elétrica e possuo Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica do ITA. Trabalho com Engenharia de Desenvolvimento de Produtos na área de aviação. Resido em São José dos Campos. Sou grata ao ICJ pela sua contribuição na pessoa e na profissional que me tornei.

Marina Zenun – Julho/2020


Meu nome é Cláudio Guimarães, tenho 49 anos. Os valores aprendidos e reforçados no ICJ, bem como o conhecimento adquirido, me ajudaram a construir uma sólida carreira como auditor de grandes empresas nacionais. Com esta base, pude realizar todos os meus projetos de vida.

Cláudio Guimarães – Setembro/2020


Sou Luciana Carmo Costa, tenho 48 anos , ex aluna do ICJ , estudei nos anos de 1975 a 1981. O ICJ marcou minha infância  de forma muito positiva onde vivi momentos agradáveis  e de muito amor . Fiz grandes amigos que até  hoje conservo e tive a grande oportunidade  e alegria de reencontrar minha professora Lala que me alfabetizou . Hoje sou profissional  de enfermagem  concursada e minha filha aluna do ICJ . É  uma alegria e um orgulho muito grande fazer parte desse time.

Luciana Carmo Costa – Outubro/2020


Fui aluno do ICJ por 10 anos, e no colégio estão algumas das minhas melhores memórias de infância e adolescência.

Entrei no início do Ensino Fundamental e só saí quando me formei no Ensino Médio. No ICJ fiz amigos que são e serão para a vida toda, além de ter uma excelente formação ética e moral. Hoje, sou jornalista, (quase) mestre em comunicação e pesquisador na Puc Minas. Tenho muita gratidão por tudo o que o colégio me proporcionou, excelentes professores, muitos amigos e, o mais importante, uma formação como ser humano sólida.

Guilherme Pedrosa – Novembro/2020


Querida família ICJ, família sim, pois é isso que essa instituição representa para mim e segundo a seguinte definição tenho mais convicção ainda quando me refiro ao colégio desta forma.
Família: “O ambiente familiar é um local onde deve existir harmonia, afetos, proteção e todo o tipo de apoio necessário na resolução de conflitos ou problemas de algum dos membros. As relações de confiança, segurança, conforto e bem-estar proporcionam a unidade familiar” .
Aqui passei os melhores anos da minha vida, construí uma história que jamais será esquecida, conheci pessoas fantásticas e criei laços de amizade que levarei para a vida toda. Adquiri conhecimentos que jamais serão retirados, cresci profissionalmente e principalmente como ser humano. Tudo o que vivenciei nesta casa está guardo em minha memória e principalmente em meu coração e deles JAMAIS sairá. A minha história de AMOR e principalmente GRATIDÃO com o ICJ e com todos os que dela fizeram parte será algo que SEMPRE terei orgulho de relatar.
Nunca irei me esquecer de como tudo começou: um simples trabalho temporário na livraria que me proporcionou inúmeras oportunidades e a REALIZAÇÃO DE UM SONHO que foi possível com todo o apoio e confiança depositada em mim e no meu trabalho. Por isso hoje, faço questão primeiramente de deixar meu mais sincero MUITO OBRIGADA por TUDO que fizeram por mim durante os sete anos em que estive aqui, podendo vivenciar e compartilhar momentos incríveis e inesquecíveis e principalmente MUITO APRENDIZADO. Este convite foi a forma que encontrei de dizer o quanto sou feliz e agradecida a vocês.
Sou eternamente grata por cada palavra, gesto de carinho e atenção que sempre recebi. Gostaria também de deixar o meu agradecimento aos diretores e donos Ademar, Cristina e José Eduardo por toda a confiança e oportunidade, a coordenação que me apoiou e me deu todo o suporte necessário tanto no estágio quanto na realização do meu trabalho como professora, a todas as colegas que me receberam de coração e braços abertos em sua aulas nas quais fui estagiária (me dando suporte, dicas e apoio) e como profissional também.
Não posso me esquecer de mencionar também uma pessoa muito importante que fez parte desse percursso comigo: meu amigo e colega de faculdade Ângelo. Sou e serei eternamente grata a ele por tudo que fez para me ajudar nessa caminhada. Vocês proporcionaram a conclusão deste sonho que agora vai em busca de novas possibilidades. Não vou esquecer de nada que aprendi com cada um, excelentes profissionais em que me espelho para seguir a minha carreira.
Desejo de todo o coração todo o sucesso tanto a vocês caros colegas, e principalmente a essa família ICJ que eu considero minha também, pois mesmo que eu não esteja mais aqui dentro ainda me sinto parte dela e da sua história.
Como a vida é feita de ciclos o meu com o colégio se encerrou agora, mas quem sabe um novo ciclo pode ser iniciado daqui a um tempo? Afinal de contas o mundo dá muitas voltas e nessas voltas da vida a gente ainda pode se reencontrar e tenham CERTEZA, será o MELHOR reencontro de todos. Porque meu coração SEMPRE será ICJ.
Um grande e carinhoso beijo, Vivi.

Viviane de Carvalho Gomes – 26/03/2019


Eu gostaria de fazer um agradecimento especial ao ICJ e a todos os seus funcionários depois de passar em medicina na UFMG.
Eu praticamente nasci dentro do ICJ (ia dentro da barriga da mamãe) e passei 13 anos estudando nessa instituição. Foi onde fiz muitos amigos, onde aprendi valores, onde formei a minha base acadêmica. O ICJ foi a minha segunda casa. E ainda é. Eu saí da escola, mas ela não saiu de mim (rsrs). Eu amo muito essa escola!
Hoje, quero agradecer a cada um que dedicou a sua vida e que, da sua forma, participou da minha conquista. Primeiramente, agradeço a fundadora da escola, Dona Elza, que um dia sonhou com esse colégio como eu sonho com a medicina. Agradeço aos diretores, José Eduardo, Christina e Ademar, pelo carinho que sempre tiveram comigo e com minha família. Agradeço aos meus queridos professores, que, com muita dedicação e amor, me ensinaram tanto nos 13 anos que passei dentro do ICJ. Agradeço às coordenadoras que sempre me apoiaram. Agradeço aos discplinários, recepcionistas e demais funcionários pelo carinho e atenção que sempre dedicam aos alunos. Minha eterna gratidão a todos vocês. Vocês são parte dessa vitória!

Isabella Cerqueira – ex-aluna do Colégio ICJ


Nossa quanto tempo!! Lembro demais da D.Elza, uma pessoa muito querida por todos ! Passei os melhores momentos da minha infância até a 8 série! Com os melhores professores: Anette, Luiz, anunciação, o seu Jorge da portaria! Que delicia de colégio !!! Meus melhores estudos foram aí! Toda com muita dedicação e amor aisnoutros!!! Se morasse no Brasil a minha filha sem dúvida estudaria aí! Um grande abraço a todos com muit carinho de sua ex aluna Tagrid desde 1978! Um abraço carinhoso Ademar !!!
Tagrid Abbas – 05/02/17


Estudei no Instituto Coração de Jesus de 1969 a 1973, quando me formei no quarto ano. Foi uma época incrível de construção de amizades e de descobertas. Obviamente como não me lembrar da onipresente dona Elza, do seu Ademar, das inúmeras professoras (dona Maria Raimunda, a filha dela dona Gilda, dona Carmen, dona Maria Lúcia e tantas outras), e dos colegas ( Fernando Gonzalez, Marcelo Sampaio, Dilson Lustosa, Almir, Miriam Márcia, Rowena, Cláudia, Andréia e tantos outros). Nessa época o colégio não era ainda chamado ainda de ICJ, as professoras muito respeitosamente eram chamadas de “dona” e o uniforme era camisa branca com calça listrada em azul e branco. Nessa época a catequese era feita no colégio e deixo a foto da minha primeira eucaristia ocorrida na Igreja de São Vicente em 2 de outubro de 1971.
Luiz Carlos Marengo – 27/02/17


Meu momento ICJ foi uma apresentação de dança. Nossa turma dançou a musica “DOCINHO DOCINHO” escolhida carinhosamente pela professora Vera lúcia hoje já falecida. Saudade eterna de vc “tia Vera!”
Tania Calzavara – 09/03/17

Gostaria de parabenizar os professores de educação física do ensino fundamental do período da tarde. Quero deixar aqui registrado minha imensa satisfação pelo projeto de dança que foi realizado pelos professores Paulinha e Daniel. Minha filha Laura ficou muito envolvida e entusiasmada.Achei essa idéia genial,pois as crianças resolveram como seria a apresentação,as roupas,a música, tudo tinha que ser pensado em equipe sem a interferência do professor. Agradeço a esses professores por ter deixado minha filha muito feliz.
Juliana Naves Meniconi Silva

Hoje tive uma experiência única. Mais uma das diversas emoções que o ICJ me proporcionou. Estudei no “Jardim da Dona Elza” desde bebê e até o ensino médio. Foram só alegrias. Formei-me advogada e sem dúvidas esta escola, que chamo até de lar, foi e é um marco na minha vida profissional e pessoal. Cada cantinho daqui me traz lembranças do ensino, do carinho, dos professores , da atenção de cada funcionário, de cada história gostosa da minha infância e juventude. Estar aqui dentro hoje me emociona muito, pois sei que muito do que me tornei hoje, e me orgulho, foi por ter crescido aqui. Minha gratidão a todos que fizeram de uma escola uma grande família, da qual jamais esquecerei.
Mariana Ianarelli do Couto Colodette


Mais um ano se finaliza e com ele muitas lembranças, muitas histórias para contar, muitos sonhos realizados, outros que ficaram por realizar. Esta é a dinâmica da vida, e nesta imensa luz vamos vivendo e aprendendo a cada dia uns com os outros, nos engrandecendo como ser humano. E é por este aprender diário que venho por meio desta mensagem agradecer a toda Equipe da Escola ICJ pela contribuição e importância de cada um em sua função durante todo esse ano letivo. Agradecer pelos olhares atentos à chegada e saída das crianças. Agradecer à direção e coordenação que sempre está atenta às atividades, buscando melhores formas de desenvolver os trabalhos pedagógicos. AGRADECER à ela, a “MINHA DEIA” porque é assim que meu filho se refere a ela, com tamanha intimidade e afinidade. Ela que é pra mim um exemplo de como com amor e dedicação em um gesto, pode mudar a vida de seus alunos para sempre. Tenho certeza que não há presente maior para nós, pais poder assistir ao desdobramento da personalidade dos filhos, ver a beleza dessas crianças brilhar no mundo e saber que a contribuição da ANDREIA foi especial para felicidade deles. Ela que com disciplina, amor e tranqüilidade enriqueceu o coraçãozinho do meu filho de afeto, fazendo-o se desenvolver plenamente, dentro do tempo dele. Muitas foram as surpresas positivas que tive no decorrer deste ano. Faltam-me palavras para agradecer tamanho cuidado para com aquilo que é TUDO NA MINHA VIDA. Obrigada pelas transmissões de informações de forma coerente, justa e com grande simpatia. Obrigada pela belíssima apresentação na Primeira Mostra de Artes. Ver meu filho de 3 anos apresentando para várias pessoas e ainda com uma dança em PAR foi indescritível. No inicio do ano muitos choraram, outros nem dançaram, desta vez nos choramos e essas crianças brilharam. O mérito é seu ANDREIA. PARABENS PELO BELISSIMO TRABALHO. Obrigada por fechar o ano com chave de ouro. Lucca mesmo “doente” não quis faltar à aula, pois me disse que tinha que fazer o trabalhinho dos animais. Pra mim um presente receber ele na porta da escola caracterizado TODOS OS DIAS dessa semana com um animal diferente. Vocês não são mágicas. Mais tem magia. Que a luz interior de vocês continue brilhando sempre. E que você, Andreia, tenha muita saúde para que muitas crianças tenham o privilegio de compartilhar com você experiências. Quezia, todas as palavras direcionadas a Prof. Andreia se estendem a você. Muito obrigada por tudo! 🙂 Obrigada pela PARCERIA Com reconhecimento e gratidão a vocês duas, Beijos Da mãe do Lucca e Ex- Aluna do “Instituto Coração de Jesus”
“Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível.”
Vanessa Dala Rosa

Bom dia!!
Prezados, sempre tive um excelente conceito do ICJ. este foi o primeiro ano da minha filha, inclusive no integral. Não tenho dúvida que grandes empresas o são por terem grandes pessoas por trás, que fazem toda diferença.: Professora Renata, exemplo de profissionalismo aliado a muito carinho e dedicação, realmente podemos confiar nossas crianças a ela; Ana Clara do Integral, as crianças do integral precisam de sua educação, atenção , seriedade e profissionalismo; Dulce do integral, seriedade e compromisso.; Jorge seriedade e sempre simpatia e disponibilidade. Maique, sério, comprometido, extremamente respeitoso; Marilia, simpatia , antenada, séria. Coordenadores do 5º ano , tenho plena confiança. Parabéns ICJ pela sua excelente seleção de corpo docente.
Inês Pereira de Faria


Parabéns Ademar!
Felicidades! Salve 12 de outubro!
Saúde, amor, paz e sucesso.
Um abraço,
Zuleica


Quantas saudades! Foi no Instituto que fiz minhas primeiras amizades, aprendi as letras e números com as “tias” Fátima, Anette e Marly, brinquei na piscina (um retangulinho de azulejo azul abastecido com água de mangueira à época), corri no pátio, andei de especial (Naná e seu Osório), comprei merendas na cantina (seu Jorge) e conheci Dona Elza, seu Ademar, Ademarzinho, Zé Eduardo e Cristina. Todos os meus primos estudaram lá. Ainda tenho as pastas de alfabetização e lembro tão vivamente dos aniversários de 24 e 25 anos do colégio, com hino nacional no pátio, trabalhos de canetas de cor, serragem e cola em papel. 🙂 Vida longa ao Instituto! <3
Izabella Prata de Almeida


Estudar no ICJ fez parte da minha infância, até hoje cultivo amigos do ICJ. Lembro do Ademarzinho, kkk, assim o chamávamos. Lembro da Dona Elza e do carro do Seu Ademar, kkkk. Um fato muito legal ocorreu na história pregressa do ICJ em minha vida: a professora que me alfabetizou, Lala, Maria do Rosário, é uma grande amiga atualmente, nos encontramos por ocasião do Encontro de Casais com Cristo, da paróquia Santíssima Trindade no Gutierrez. Nos redescobrimos como professora/aluna na casa dela numa conversa informal e descontraída, o que me trouxe grande felicidade, assim como outros momentos. Escola maravilhosa, que formou meu ser, minha personalidade, que apoiou meus pais na bonita e difícil tarefa de educar os filhos. Eu e meu irmão fomos muito felizes no ICJ. Abraços!
Luciana Carmo Costa


Gostaria de externar nossa satisfação com relação ao desenvolvimento e aprendizado do Guilherme, o que teve, por consequência, os resultados obtidos nas avaliações parciais. Parabéns a você e a toda a equipe pedagógica!
Keli, mãe do aluno Guilherme Freitas – 1º ano


Fui professor do Ensino Médio do ICJ. Ensinei, mas aprendi muito com as muitas pessoas que tive o prazer de conviver. É com grande ternura, respeito e gratidão que me lembro de Dona Elza, Cristina Fabel, dos amigos professores e de meus queridos alunos. Era apenas um jovem de 23 anos quando comecei a trabalhar no ICJ, fui professor de sua primeira turma de Ensino Médio. Confiaram em minha capacidade e contribuíram de maneira fundamental para a minha formação. Fui acolhido e respeitado de uma maneira como poucas vezes o fui nos meus 23 anos como professor. Saudades e meu muito obrigado.
Herberton Sabino


Meu nome é Alessandra e estudei no ICJ a partir de 1979… Tenho ótimas lembranças do período e estou vendo a possibilidade de ingressar a minha filha na escola a partir de 2015.
Alessandra Miranda Galizes


Estava vendo minha pasta de diplomas e certificados qdo me deparei com um no ano de 1988, ano em que me alfabetizei nesta escola. Hoje sou formada em Administração e minha formação hoje tem haver com a base das escolas que estudei. Tenho guardado bons momentos, porém, infelizmente não tenho mais contato com os colegas e professores devido ter mudado de cidade. Me lembro da Professora Patricia Guimaraes Couto e da Dona Elza. Gostaria de ter noticias delas pelo menos. Obrigada.
Flavia amaral Barreto


Que bela programação no ICJ sobre a ER, hein? Você e sua Diretoria estão de parabéns por divulgar nossa cultura , nossa história plantando uma “sementinha” de aventura nestas jovens cabecinhas. Quem sabe eles continuarão nosso ideal? Pena não estarmos presentes por causa da caminhada na Serra do Cipó. Você sempre à frente no quesito Educação! Parabéns pela iniciativa. Meu abraço,
Beth Pimenta


Prezados Senhores, não poderia deixar de registrar o momento que tive hoje no ICJ. Foi uma manhã agradável e muito produtiva com a Turma do 7º B. Parabenizo mais uma vez o Professor Frederico pelo incentivo, dedicação e competência ao ministrar o Café Filosófico da referida turma. Mais uma vez pude perceber o crescimento pedagógico e amadurecimento da minha filha Mariana, carinhosamente tratada por nós e pelo estimado professor de Mari. Esse ano, está sendo um ano de várias conquistas pela pequena Mari. No início do ano, com as conversas na disciplina de Formação Humana, da estimada e querida professora Durce, a Mari resolveu fazer um gesto solidário e doou os cabelos. Agora, com imensa dedicação e muito compromisso percebemos o quanto a proposta pedagógica e professores altamente capacitados e empenhados vêm dando cada vez mais direção e orientação a ela. Parabenizo a todos da equipe ICJ e hoje, em especial, ao Professor Frederico. Desejo que o senhor continue com amor e dedicação incentivando e acreditando no potencial de cada aluno. O senhor, posso afirmar com certeza, FAZ A DIFERENÇA. Atenciosamente,
Alessandra Torres


Como é bom relembrar os momentos que passei no ICJ. Comecei a frequentar o instituto no pré primário. Fui aluna da tia Lúcia, especial do sr. Levi e dona Lenir, adorava o pão de queijo da cantina do sr. Jorge, dona Áurea, Sr. Ademar… Não me esqueço da Dona Elza organizando a turminha, para execução dos hinos nacional e do ICJ. Lembro-me dos macaquinhos, da piscina e do tanque de areia que ficava no pátio do outro prédio… Uma vez, na festa junina, eu fui a mãe da noiva, kkk… e a foto guri sempre registrava os eventos, e como eu fui bem caracterizada como “mãe da noiva” Dona Elza me presenteou com um pôster. E com um imenso carinho e saudade que me recordo do ICJ.
Andrea Toledo


Passei minha infância e inicio da adolescência no ICJ. Foi muito bom.Lembro até hoje dos amigos e professores. Atualmente, meu filho e meu sobrinho estudam no ICJ. Que saudades……………
Luciana R Marzinetti


Agradeço a gentileza do envio do convite para participar do lançamento do livro “Hoje tem Clube?”, realizado no dia 31 de maio. Esse é mais um trabalho maravilhoso que o ICJ desenvolve para o enriquecimento de educação em nossa cidade. Meus cumprimentos a todos os alunos e equipe da escola. Atenciosamente, Sueli Maria Baliza Dias – Secretária Municipal de Educação
Sueli Maria Baliza Dias


Ilustríssima Senhora Maria Christina Fabel – Diretora Pedagógica do Instituto Coração de Jesus. Prezada Diretora: Transmito a V. Sa. meus cumprimentos pelo artigo sobre formação bilíngue, publicado no jornal Estado de Minas do dia 18 de maio de 2014, fruto de sua competência e profissionalismo, que consolidam a excelência na educação dos ideais da fundadora do Instituto Coração de Jesus, Elza Gonçalves Fabel. Abraços, maio/2014 Deputado Dinis Pinheiro Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Deputado Dinis Pinheiro


Oi Christina, a Jovem! Parabéns pela matéria. Realmente vocês são um ótimo exemplo de sucessão familiar. E você, com sua competência, assumiu a direção levando uma nova cultura de modernidade ao Colégio. Parabéns para você., sua mãe, pai e irmãos. Fico orgulhosa por tê-la como amiga. Abração,
Beth Pimenta – empresária, fundadora da Água de Cheiro e do Hotel Fazenda Capetinga


Dona Elza, Christina, Ademar e José Eduardo, Obrigada por tudo! Espero que gostem da pequena lembrança, é para não sermos esquecidos.
Jânia Eugênio, mãe do ex-aluno Pedro Arthur Eugênio


Estou muito feliz com a decisão de colocar minha filha no ICJ! A busca por uma nova escola começou em setembro de 2008. Olhei varias. Conversei com coordenadores, fiz seleção em quase todas e me decidi por vocês. Hoje estou satisfeitíssima! Me sinto realizada, pois valeu a minha busca, já que encontro no ICJ respostas às minhas preocupações de mãe. Tenho sido recebida sempre e ouvida de verdade quando preciso “planejar” com a escola qual o melhor caminho a tomar para o objetivo final que é o aprendizado da Giulia! Parece-me que nem todas as escolas tem este objetivo! Também com o projeto Conhecer tenho tido uma das maiores satisfações da minha vida, ja que o trabalho do Conhecer é perfeito! Giulia esta estimulada a fazer os para-casas, a ir à escola e não vê a hora de chegar segunda-feira!!! Muito se deve ao conhecer que é um espaço de encontro onde a escola pode ser aquele local de aprendizado mais individualizado que não consegue ser numa sala de aula normal. A Márcia e sua equipe estão de parabéns! Também estou gostando muito da postura das professoras em sala de aula e da gentileza em geral que encontro em todos os funcionários. Espero que o ICJ mantenha sempre esta postura de parceiro, ou melhor, sócio na educação de nossos filhos! Obrigada
Monica de Sanctis Viana


Prezados, O que é felicidade? É observar a alegria do nosso filho junto com os filhos do coração e perceber os raios de integração , ternura, surpresa, superação, dedicação e a beleza da juventude estalada nas imagens do NR. Agradeço a cada colaborador deste lindo lugar por proporcionar à minha filha e aos filhos do coração estes momentos felizes. Em especial, não posso me esquecer da professora Junia, que na loucura de fazer o melhor pela nossa família, deixa seu lar e segue no ônibus com os gritos de nossos filhos, que tem sede de felicidade. Obrigada Junia!!! Não só pela viagem, mas pelo acompanhamento fraterno que realiza à cada um, principalmente minha filha. Em nome da Junia, agradeço aos demais professores que foram e à toda a equipe do Colégio ICJ. Sim, o evento não acabou, mas sinônimo de felicidade é perceber a felicidade do filho, e escutar o grito interno da mãe: a vida vale a pena! Obs: Eu quero ir no NR formaturas! Que tal NR família?
Bárbara Mascarenhas – mãe da aluna Letícya


Querida Christina, Bom dia! Venho por meio desta agradecer-lhe o carinho e a atenção que nos dispensou todos esses anos. Giovana Costa di Pietro está saindo do ICJ porque a família decidiu mudar-se pra Nova Lima e a distância inviabilizou a continuidade dela nesta renomada escola. Aqui ela foi educada, vista e atendida como um indivíduo e não como mais um na multidão. Vocês fazem parte da nossa história, de uma maneira construtiva e positiva. Só temos a agradecer. Por isso peço-lhe que envie nosso abraço de carinho e gratidão à Dona Elza, que sempre intercedeu pela Giovana, por causa dos laços com a Irmã Márcia, do Colégio Piedade e por causa da minha mãe, Mariz Inez. Você também recebeu a Júnia, minha cunhada, com atenção e competência em suas orientações. Agradeço Christina. Você e seus irmãos estão dando continuidade ao trabalho que Sr. Ademar e Dona Elza começaram, e nós, da família Di Pietro acompanhamos desde o início. Vocês merecem nossa admiração. Desejamos a todos muita saudade e continuidade deste sucesso beneficiando através da educação, a tantas crianças, jovens e suas famílias. O nosso carinhoso abraço,
Aleta di Pietro


À fundadora e aos diretores do Colégio ICJ, “As pessoas que vencem nesse mundo são as que buscam as circunstâncias de que precisam e , quando não as encontram, as criam.” Tal afirmativa vem a selar a afirmação de que vocês são realmente “vencedores”. Vencedores porque acreditaram, buscaram e se transformaram em líderes inovadores e criativos, fortalecendo os ideais de um Colégio com 51 anos de uma história feliz. O segredo? Competência, habilidade, respeito e envolvimento – pilares de uma administração tão promissora! Sinto-me privilegiada por ter feito parte, durante anos, parte desta instituição, e, mais ainda, pela oportunidade que tiveram – minhas filhas e netos – de nela estudar. Estejam certos de que crescemos e nos transformamos em pessoas melhores, graças aos valores éticos e morais tão bem fundamentados pela escola. A cada um de vocês, sincera gratidão, eternizada nas sábias palavras de Gibram: “É belo dar quando solicitado; é mais belo, porém, dar por haver apenas compreendido”. Carinhosamente,
Áurea Migliorini


Estudei no Instituto Coração de Jesus dos 6 anos até os 11 anos. Fui muito feliz e tive uma excelente base escolar. Hoje tenho 58 anos e sou advogada. Sinto saudades da querida diretora D. Elza .
Lúcia de Fátima Lemos


Eu estudei no Instituto Coração de Jesus (de 1985 a 1988), fui aluno da professora Valéria, na quinta série, o Jorge já estava na escola. Eu ia no escolar número 5, motorista Tião e as vezes Ozório. Eu estudava na época que se falava que havia o capeta no auditório. Hoje meus três filhos são alunos da escola. Tempo muito bom. Parabéns ao Instituto Coração de Jesus, que vem ensinando gerações.
Nelson Ricardo Moraes Pereira e Silva – 05/04/2018


Queria deixar uma mensagem com todo meu coração. O ICJ foi minha primeira escola, ingressei no ano 2000, aos três anos. Passei minha infância inteira sendo muito, muito feliz! Me formei como cidadã, fiz amigos pra vida e conheci pessoas maravilhosas. Sinto orgulho de fazer parte dessa história, e me emociono a cada publicação. Obrigada, ICJ! Vocês são uma parte muito feliz da minha vida!
Cristiana Mello