Estrutura

Espaço destinado a reuniões com a comunidade escolar, apresentação de trabalhos acadêmicos, palestras e fóruns, o auditório tem capacidade para 80 pessoas e está equipado com uma lousa digital, acesso à internet e telão para projeções.

Espaço lúdico e de ação cultural, a biblioteca do Colégio ICJ é o suporte informacional da área pedagógica. Disponibiliza um enriquecido acervo de livros (Literatura Infantil, Infanto-juvenil, Brasileira e Estrangeira, Matemática, Português, Ciências, Geografia e História, além de Filosofia, Sociologia, Administração e Língua Estrangeira), periódicos correntes, materiais audiovisuais, atlas e mapas das principais áreas do conhecimento, para consulta e/ou empréstimo aos alunos e professores.

A biblioteca abriga ainda o Clube da Leitura que incentiva nos alunos o gosto pela Literatura.

A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, de 7h10 às 12h30 e 13h30 às 16h55, com intervalos das 8h30 às 8h45 e das 15h45 às 16h.

Este é um espaço multiuso, destinado para aulas ao ar livre, banho de fonte, teatro, exposições.

A área tem diversas árvores frutíferas e flores, três tendas e abriga ainda uma horta e uma piscina vertical (fonte).

Localizado na Unidade II, nas instalações da Educação Infantil, o Espaço Verde é uma ampla área de convivência equipada com um brinquedo de múltiplas atividades (com túnel, piscina de bolinhas, escorregador), carrinhos, pula-pula e triciclos. Possui ainda um espaço com pia para atividades de gastronomia e artísticas.

O parque gráfico do Colégio ICJ é responsável pela editoração e impressão dos materiais didáticos desenvolvidos pela equipe pedagógica e utilizados em sala de aula. Materiais coloridos e atualizados são produzidos de acordo com a demanda dos professores para todos os níveis de ensino.

A Lancheria ICJ é administrada pela Bem Nutrido, especializada em alimentação saudável e saborosa. A empresa produz e comercializa produtos exclusivos e frescos, que possuem ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. Para os pequenos é oferecida também a opção de contratação do Kit Lanche. E, entre as formas de pagamento, são aceitos cartão de débito, dinheiro e ainda o cartão virtual pré-pago da rede Lanchar.

O laboratório de Físico-Químico e de Ciências Biológicas é destinado para as aulas práticas, de observação e experimentos científicos. Utilizado pelos alunos desde o 1º período da Educação Infantil, é organizado com 8 bancadas em mármore, com bacia inox de lavatório e pontos de energia; área reservada para armazenagem de produtos químicos, além de diversos equipamentos para a realização de experimentos que exemplificam a teoria de sala de aula.

Criado em 2019, o Laboratório de Inovação integra todas as atividades relacionadas à tecnologia: aulas de robótica, informática, acesso às plataformas Pense Matemática e Meu Bernoulli.

A sala climatizada é dividida em dois ambientes, que podem funcionar integrados ou não, e equipada com:

– 31 tablets

– 55 notebooks Dell (monitor de 15 polegadas e processador Core I5)

– 20 kits Lego Mind Storm

– 2 projetores

– 6 kits We Do Lego Education

– Wi Fi

– Link dedicado de internet de 100 MB

Área multifuncional que possui uma cozinha equipada com fogão à lenha, fogão industrial, freezers e balcão para atendimento.

A Oficina de Ideias é utilizada para aulas práticas de culinária e gastronomia, atividades de artes e música. O espaço também é aproveitado para realização de encontros, reuniões e recepção de convidados.

O pátio do colégio, utilizado para os recreios dos alunos, abriga duas quadras de peteca, 2 mesas de Pingue-Pongue, 2 mesas de Totó, além de diversos jogos pintados no chão como Amarelinha e Ludo. É um espaço preparado para a diversão e integração dos alunos durante as atividades escolares.

O Colégio conta com três quadras poliesportivas cobertas, onde são realizadas as aulas de Educação Física e da Escola de Esportes e Artes Minas Tênis Clube/ICJ.

Conta ainda com duas quadras de peteca, abertas, localizadas no pátio.

As salas de aula são todas bem iluminadas e ventiladas por grandes janelões e ventiladores de teto. São equipadas com quadro branco para uso de pincel e carteiras anatômicas, confeccionadas em resina plástica de fácil limpeza e higienização, com espaço para porta-lápis e guardador de livros.

Nas salas de aula do Ensino Fundamental I existem televisões de led conectadas à internet; já nas turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio estão os equipamentos multimídia, datashow, que proporcionam maior interatividade e aulas mais dinâmicas e interessantes.