Palestra promove conscientização sobre prevenção ao alcoolismo entre estudantes do ICJ

No dia 16 de abril, os alunos da primeira e terceira séries do Colégio ICJ participaram de uma palestra focada na prevenção ao alcoolismo. O evento teve como objetivo abordar um tema de grande relevância diante do aumento significativo do consumo de álcool entre os adolescentes brasileiros.

Desde 2019, o Brasil tem testemunhado um alarmante crescimento de 63,2% no consumo de álcool entre os jovens, segundo o último levantamento disponível. A pandemia de Covid-19, ao concentrar o consumo de álcool nos lares, pode ter contribuído ainda mais para esse cenário preocupante.

A palestra realizada no Colégio ICJ não se limitou apenas a uma exposição unidirecional de informações, mas foi um momento interativo e dialogado. Sob a condução de Rosângela Guerra, representante do Instituto Aliança, os alunos foram incentivados a participar ativamente, levantando questões e compartilhando suas próprias experiências.

Esse formato dinâmico e participativo tornou o momento instigante e provocativo. Os estudantes puderam engajar-se em discussões sobre a cultura de normalização do consumo de álcool, especialmente em idades cada vez mais precoces. Longe de adotar uma postura moralista, a abordagem visava estimular a reflexão sobre os impactos do consumo de bebidas alcoólicas em uma fase crucial de desenvolvimento, quando o cérebro ainda está em formação e suscetível a danos permanentes.

Ao proporcionar um espaço para que os alunos expressassem suas dúvidas, preocupações e pontos de vista, a palestra não apenas transmitiu conhecimento, mas também estimulou uma conscientização mais profunda sobre os riscos associados ao consumo de álcool na adolescência. Essa abordagem colaborativa e reflexiva contribuiu para um ambiente de aprendizado enriquecedor, onde os estudantes puderam se sentir ouvidos e valorizados em suas contribuições para a discussão sobre saúde e bem-estar.

Em suma, a iniciativa é parte das diversas iniciativas para promover uma educação completa, que prepara os alunos não apenas para os desafios acadêmicos, mas também para uma vida adulta plena, saudável e de sucesso.

“Nós gostamos muito da palestra, achamos interessante e ela trouxe uma reflexão muito positiva sobre o tema. Achamos dinâmica e sentimos falta de aulas assim.” Gabriela Franco 1 serie Juliana 3ª série.