Projeto “Pelo Caminho das Gerais: Sabará”

O projeto “Pelo Caminho das Gerais” foi realizado pelos alunos do 7º ano do Fundamental II, no qual objetivou-se ampliar os conhecimentos dos alunos nas áreas de história,geografia e ciências, proporcionando uma experiência na região de Sabará, Minas Gerais. A ideia foi levar os estudantes a uma verdadeira viagem no tempo, permitindo que
compreendessem as transformações ocorridas na região desde o período colonial brasileiro até os dias de hoje.

Sendo assim, o foco desse projeto foi explorar as mudanças socioculturais, econômicas e políticas, bem como as transformações na paisagem que marcaram essa região ao longo da história. Além disso, buscou-se destacar a análise contextual da sociedade mineradora e o papel crucial desempenhado pelos escravizados na construção da história do Brasil.

Nesse contexto, os alunos puderam:

Perceber as transformações na sociedade do século XVII, decorrentes das atividades desenvolvidas na região de Sabará; compreender o papel dos escravos na sociedade mineradora do período colonial brasileiro; reconhecer a importância do trabalho escravo na construção da história e da cidade de Sabará, bem como o sofrimento daqueles que contribuíram para moldar o país; identificar a formação paisagística da região e as mudanças que ela tem experimentado e compreender a influência da religiosidade na vida das pessoas e nas manifestações artísticas analisadas.

Ademais, na visita técnica também foram abordadas questões contemporâneas, como o turismo e seus interesses econômicos em relação aos aspectos culturais, além de destacar a importância da língua inglesa no setor turístico. Desse modo, os alunos foram incentivados a estruturar perguntas em inglês e a compreender o interesse dos estrangeiros pela cultura e arte brasileiras.

Nesse ínterim, o “Pelo Caminho das Gerais: Sabará”foi além do ensino tradicional ao buscar desenvolver habilidades valiosas, como a capacidade de analisar interpretações diversas da realidade histórico-geográfica, comparar diferentes processos de formação socioeconômica, contextualizar eventos históricos e compreender a relação entre sociedade e natureza em contextos específicos. Além disso, estimulou um olhar geométrico após a apreciação da arquitetura colonial.

Assim, esse projeto não foi apenas uma aula de história; foi uma vivência educacional enriquecedora que ampliou horizontes, fomentou aptidões e possibilitou aos alunos uma compreensão mais profunda da história do Brasil e do mundo ao seu redor. No Colégio ICJ, a educação visa formar cidadãos conscientes e engajados.