Projeto Transição

Oferecer aos alunos uma experiência educacional completa vai além da sala de aula e não se limita apenas ao conhecimento acadêmico. Por  essa razão, um forte objetivo do Colégio ICJ é investir na preparação para algumas mudanças importantes em suas jornadas escolares. Dessa forma, a transição para o 6º ano é entendida como um desses momentos cruciais, pois marca a entrada no Ensino Fundamental II.

Pensando nisso, o Colégio realiza anualmente o “Projeto de Transição do 5º para o 6º ano”, uma iniciativa enriquecedora, projetada para familiarizar os alunos com a nova série e com o novo segmento de ensino. Por meio de atividades cuidadosamente planejadas, o intuito é proporcionar uma transição suave e positiva às crianças, para que elas possam abraçar com confiança essa nova fase de aprendizado.

Neste ano, os alunos tiveram a oportunidade de se envolver em dinâmicas  estimulantes, que incluíram acolhimento e interação entre as turmas. Sabe-se que fazer novos amigos é uma parte importante da transição e, por isso, viabilizar a interação entre os estudantes que estão prestes a iniciar o 6º ano é essencial. Assim, eles podem começar a construir relacionamentos amigáveis e saudáveis entre si.

Durante o projeto, foi apresentada a proposta pedagógica do 6º Ano, que inclui Pensamento Computacional no componente curricular, disciplina ministrada pelo professor Pablo Carvalho, entre outras matérias essenciais ao desenvolvimento dos estudantes. Além disso, o professor Evandro, de Matemática, e a professora Thayná, de Produção de Textos, ofereceram de maneira lúdica uma visão fascinante dessas duas disciplinas tão temidas por muitos. Na ocasião, os professores de Educação Física Daniel e Giovanna também proporcionaram gincanas e atividades bastante divertidas aos estudantes!

A equipe pedagógica fica imensamente grata por possibilitar essa oportunidade de crescimento e aprendizado a cada um dos alunos, preparando-os para abraçar o próximo capítulo de suas vidas acadêmicas. Uma transição bem-sucedida é fundamental para o desenvolvimento dos estudantes e para seu sucesso contínuo.

Além do mais, vivenciar um pouco do que está por vir é uma estratégia que permite o alinhamento de expectativas, bem como a redução do estresse e da ansiedade. O investimento em iniciativas que proporcionem uma educação completa e significativa para os alunos será constante, pois construir um futuro brilhante para eles é uma das metas do ICJ!

Fiquem com o depoimento de dois alunos do 5º ano B que participaram do projeto de transição:

Ana Flávia: “Minhas expectativas para o ano que vem são de aprender muitas coisas novas e tirar boas notas… eu achei o projeto de transição muito legal porque a gente teve a chance de conhecer um pouco do 6º ano, dos professores, das matérias e esclarecer as dúvidas que nós tínhamos sobre o ano que vem. Eu acho que foi muito bom a experiência e se pudesse eu gostaria de repetir de novo.”

Leonardo: “Eu também gostei muito do projeto de transição, acho que não tem nada que vá atrapalhar a ida para o 6º ano no ano que vem, é muito legal! Gostei muito dos professores também e não sobrou nenhuma dúvida, tudo foi esclarecido. O projeto em si foi muito  legal, conhecemos um pouco mais sobre como é estudar de manhã, e tô muito animado para o ano que vem, acho que não vai ser muito diferente de como foi o projeto então provavelmente acho que vai ser muito legal.”