Projeto de Linguagens 2022

No sábado letivo do dia 30/04, aconteceu o Projeto de Linguagens, no Colégio ICJ. Os alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental II à 2ª Série do Ensino Médio apresentaram seus trabalhos sobre o tema geral “Letramento Digital”. As turmas da 1ª e 2ª Séries trabalharam sobre a inclusão digital como processo de democratização das tecnologias digitais e de empregabilidade, o 9º Ano sobre comunicação e consumo consciente da informação, o 8º Ano sobre Fake News, o 7º ano sobre cyberbullying e o 6º Ano fez uma adaptação do livro “A droga da obediência”, de Pedro Bandeira, para abordar a ética digital.

O tema “Letramento Digital” é de extrema importância no contexto atual. Este conceito pode ser compreendido como à capacidade de compreensão das situações de leitura e escrita que acontecem no meio digital e tecnológico. O conceito de letramento já existe no Brasil desde a década de 80 e já é bem familiar, porém, após o “boom” das novas tecnologias e da internet, ele precisou ser aplicado também a este novo mundo digital.

A era tecnológica, uma vez consolidada, exige dos alunos algumas capacidades essenciais para conseguirem se destacar, principalmente no mercado de trabalho. Justamente um dos temas discutidos no Projeto de Linguagens foi a questão da empregabilidade em meio à essas novas exigências. Praticamente todos os trabalhos expostos foram apresentados, em parte, na língua inglesa. O Colégio ICJ investe na Educação Bilíngue desde a Educação Infantil, para que nossos alunos estejam preparados para os desafios da vida moderna.

Além disso, os estudantes do ICJ, com este projeto, aprenderam na prática sobre letramento digital. Eles sabem como se comunicar no meio digital, como utilizar a tecnologia da melhor forma e, principalmente, como agir com ética, que é uma virtude. Os professores e colaboradores do projeto abordaram esta questão tão importante e que foi discutida e valorizada pelos alunos.

Parabéns a todos os envolvidos neste brilhante Projeto de Linguagens sobre um tema tão importante e relevante atualmente, mas que muitos não têm a noção de como pode ser utilizado de forma positiva. O Colégio ICJ, mais uma vez, sai na frente e busca proporcionar o melhor ensino para o futuro dos nossos alunos!

Confira as fotos do evento clicando aqui!