Projeto Griots: Mulheres negras e suas estórias

A iniciativa do Projeto GRIOTS surgiu a partir da ideia sugerida pela equipe de supervisores e coordenadores, juntamente com os professores da área de Ciências Humanas e linguagens do Colégio ICJ. A proposta de 2020 era de pesquisar a vida de mulheres negras e suas histórias, e associar a compreensão das Políticas Públicas, leis, ações governamentais e movimentos sociais, que podem ajudar a conscientizar e minimizar os efeitos do preconceito, racismo, discriminação, sexismo e desigualdades sociais.

Então, o projeto elaborado pela equipe de Ciências Humanas, em 2020, teve como tema as “Mulheres negras e suas estórias” e foi desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental II e Médio. A ação pretendia contar sobre a forte presença de mulheres negras no Brasil tendo como inspiração a história de Carolina Maria de Jesus e toda sua trajetória e, como destaque, o livro “Quarto de despejo”.

O objetivo é colocar em foco a imagem da mulher negra, que contribuiu de forma incessante na construção do país e da História, como sujeito histórico participativo, apesar de todas as dificuldades que encontraram e encontram. O projeto trouxe para debate o enfrentamento do preconceito, a discriminação e a violência, além de favorecer reflexões sobre o lugar da mulher negra, suas demandas, conquistas, vontades, desejos, sonhos, superações, direitos e respeito. As discussões sobre o tema fortalecem essas mulheres negras e permitem um lugar de fala e reconhecimento no contexto histórico e na vida.

Suellen Fabiane Campos teve uma participação especial, durante uma live para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. Suellen é graduada em Nutrição, possui Mestrado em Saúde e Enfermagem pela UFMG, trabalha na Prefeitura de Belo Horizonte e faz parte de um projeto de empoderamento. Em uma pesquisa orientada pelas professoras Mônica Lages e Valéria Alvarenga, entre alunos e familiares das turmas de 6º ano EFII, algumas perguntas como “Você considera o Brasil um país racista?” e “Quantas mulheres negras com curso superior você conhece?” foram feitas. Os resultados destes e outros questionamentos você visualiza nos gráficos a baixo.

Vários familiares parabenizaram o Projeto Griots: Mulheres negras e suas estórias. Veja o depoimento da mãe do aluno Bernardo Dias, do Ensino Fundamental II:

“Estou aqui para dar os parabéns para vocês pela aula que ministraram, foi um banho de conhecimento, organização e sabedoria (…). A convidada é uma mulher de tirar chapéu, que sabedoria, que garra ela tem! Hoje posso dizer que nesse tempo todo de aula remota, Bernardo sentou interessado e questionou indignado com as histórias da Suellen, que pra ele é uma realidade ainda desconhecida. Sou muito grata a Deus pelos meus filhos terem professoras como vocês que fazem a diferença. Obrigada!”