Palestra no Colégio ICJ Discute Futuro do Mercado de Trabalho e Importância do Ensino Superior

No dia 30 de abril, os alunos da segunda e terceira série do ensino médio do Colégio ICJ tiveram a oportunidade de participar de uma palestra realizada pela Central de Serviços de Carreira da PUC Minas. Com o tema “Uma visão sobre o mercado de trabalho: a importância do ensino superior para a trabalhabilidade”, a palestra abordou uma série de tópicos relevantes para os jovens que se preparam para ingressar no mundo profissional.

Entre os assuntos discutidos, destacaram-se questões sobre a preparação para o mercado do futuro e a constatação de que este não será como antigamente. A palestrante, Flávia, enfatizou a natureza multifacetada e incerta da sociedade contemporânea, marcada por ambiguidades, volatilidade e a presença crescente de tecnologias como a inteligência artificial.

Um termo que chamou a atenção foi BANI (Brittle, anxious, nonlinear, incomprehensible), utilizado para descrever características do mundo atual. Além disso, a automação do mercado de trabalho até 2030 foi abordada, ressaltando a necessidade de os jovens desenvolverem competências específicas para se adaptarem a esse cenário em constante evolução.

A discussão também contemplou o debate entre emprego formal e empreendedorismo, com destaque para o papel das startups na economia atual. A pertinência e vantagens do ensino superior foram discutidas, enfatizando a importância dessa etapa da formação educacional na preparação para os desafios do mercado de trabalho.

Por fim, foi destacada a importância do planejamento de carreira, incentivando os alunos a definirem objetivos claros, estabelecerem metas e buscarem autonomia, curiosidade e aprendizado contínuo. A relação entre discernimento vocacional e orientação de carreira também foi abordada, ressaltando a complementaridade entre esses dois aspectos fundamentais no processo de escolha profissional.

A palestra, realizada em função do projeto de Repertório Cultural, ofereceu aos alunos do Colégio ICJ uma oportunidade de reflexão sobre os desafios e oportunidades que os aguardam no mercado de trabalho. Ao destacar a importância do ensino superior e do planejamento de carreira, a atividade contribuiu significativamente para a ampliação do repertório dos estudantes, preparando-os não apenas para os exames, mas também para as exigências e demandas do mundo profissional em constante transformação.