Relaxamento Pós-ENEM… SQN! Alunos do 3ºEM participam de projeto experimental em Educação Financeira

Vencida a fase de preparação para as provas do ENEM e dos principais vestibulares do estado, os formandos do Ensino Médio do Colégio ICJ se empenharam em uma nova empreitada: contribuir com projetos experimentais do GEPEFin – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Financeira, sediado no CEFET-MG. Trata-se da aplicação/testagem de um material didático inédito sobre Investimentos Financeiros, produzido pelos integrantes do grupo.

O convite aos discentes à participação no referido projeto partiu do pesquisador Bruno Freitas, membro do GEPEFin e então professor/paraninfo da turma. Segundo ele, o objetivo do material é orientar professores de Matemática acerca das abordagens do tópico Investimentos Financeiros, à luz de conteúdos matemáticos próprios do Ensino Médio, tais como porcentagens sucessivas e juros compostos. Por se tratar de um tema relevante à Educação Financeira dos estudantes, espera-se contribuir com a formação de cidadãos críticos e capazes de tomar decisões financeiras acertadas.

Abordando aspectos matemáticos e não matemáticos inerentes ao tema em pauta, os jovens exploraram a influência da taxa básica de juros (SELIC) sobre nossa economia e também dos impactos da inflação (IPCA) sobre o poder de compra dos cidadãos/investidores. Ambas as siglas figuram de forma abundante no mercado dos investimentos em renda fixa, tanto em títulos públicos (Tesouro Direto) quanto em títulos privados (CD, LCI/LCA, entre outros). Ademais, os alunos também tiveram contato com conceitos iniciais sobre mercado de ações, exemplificando o universo dos investimentos em renda variável.

As aulas ocorreram sob a condução do paraninfo da turma em quatro encontros geminados. Em cada um desses, os conteúdos foram apresentados por meio das metodologias ativas de aprendizagem PBL – Problem-based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas) e TBL – Team-based learning (Aprendizagem por pares). Quanto aos recursos explorados, os alunos aprenderam a utilizar novas funções da calculadora científica, e também a Calculadora do Cidadão, disponibilizada pelo Banco Central. Ademais, as versões impressas das atividades entregues aos estudantes servirão de material de análise para o GEPEFin em publicações posteriores.

A aplicação/testagem do produto educacional em pauta retoma conceitos explorados nas primeiras aulas de Educação Financeira para a turma, em 2021, e nas revisões PRÉ-ENEM dedicadas à Matemática Financeira, em 2022. A partir dessas retomadas, os alunos foram apresentados a novas modalidades de investimentos, bem como às vantagens e desvantagens de cada uma delas, seja em aplicações de curto, médio ou longo prazo, e foram conduzidos à reflexão acerca dos riscos e recompensas ofertados nesse novo e amplo universo.

Desse modo, ratificamos a importância de se tratar dentro da Educação Financeira, e também na sala de aula de Matemática, assuntos ligados aos Investimentos Financeiros, visto que, ao promover discussões efetivas e aprofundadas acerca do tema, contribuímos à formação de jovens cidadãos dotados de criticidade e capacidade de tomar decisões, no presente, quanto a seu futuro.

Por Bruno Freitas
Professor de Matemática & Educação Financeira no Ensino Médio.
Em 06 de Dezembro de 2022.

Para encerramos, foi realizada uma pequena entrevista com o professor Bruno, acerca do conteúdo estudado, e as considerações do educador sobre a última etapa do Ensino Médio:

*No seu ponto de vista, qual a importância do estudo da Matemática dos Investimentos Financeiros nos dias atuais?

Ao estabelecer metas/sonhos para curto, médio e longo prazo, os jovens precisam traçar estratégias para atingir esses objetivos. Pagar à vista, a prazo ou parcelado?  Quando o pagamento à vista não é uma opção para aquisição imediata de um bem/serviço, o cidadão opta por algum tipo de empréstimo/financiamento (cartão de crédito e cheque especial, por exemplo). No entanto, caso essa aquisição não seja urgente, o consumidor pode decidir “economizar” para pagar esse bem à vista, num futuro determinado. É sobre essa decisão que repousa a importância do tópico Investimentos Financeiros, bem como o entendimento desse em aspectos matemáticos e não matemáticos.

* Como educador, qual é a sensação de acompanhar uma turma de 3ª série concluindo a Educação Básica?

É um misto de orgulho e saudade antecipada! Orgulho por ver a evolução desses alunos, bem como os consequentes frutos, expressos por meio de suas aprovações nos principais vestibulares da cidade. Saudade antecipada, pois muitos deles criam vínculos afetivos muito preciosos!

* Que mensagem você deixaria para os vestibulandos que irão seguir a área de exatas?

Um bom profissional se destaca por três itens: talento, técnica e paixão. Enquanto alguns creem que o primeiro é um item nato, o segundo é adquirido. Esmere-se nessa aquisição! Agora, o terceiro é um privilégio pra poucos! Se encontrar no que se faz é um presente dos céus. Se o que você faz é com paixão, isso te destaca dos demais.