Projeto Transição – 9º ano para o Ensino médio

Em um evento marcante que reforça o compromisso do ICJ com a integração e orientação educacional, os alunos da 1ª série realizaram um bate-papo esclarecedor com seus colegas do 9º ano, proporcionando um espaço valioso para tirar dúvidas e compartilhar experiências sobre a transição para o Ensino Médio.

A transição do 9º ano para o Ensino Médio é um momento de grande importância na trajetória acadêmica dos estudantes. Compreendendo a complexidade desse processo, o Colégio ICJ concebeu uma iniciativa única que destaca a conexão entre os diferentes ciclos educacionais.

Na conversa, os alunos da 1ª série, com base em suas próprias vivências e aprendizados, compartilharam informações valiosas sobre o Ensino Médio, discutindo desde a estrutura curricular até os desafios emocionais que podem surgir nessa fase. A iniciativa buscou proporcionar, aos estudantes do 9º ano uma percepção realista do que os aguarda no próximo ciclo acadêmico.

A troca de informações entre os diferentes níveis de ensino não apenas desmistifica a transição, mas também estabelece uma conexão valiosa entre os estudantes, promovendo um senso de comunidade e apoio mútuo. O diálogo intergeracional, facilitado por nossos alunos mais velhos, não apenas dissipou dúvidas práticas, mas também inspirou os estudantes do 9º ano a encararem o Ensino Médio como uma oportunidade de crescimento e descobertas.

A iniciativa de promover essa conversa aberta e informativa reflete nossa dedicação em preparar os estudantes não apenas academicamente, mas também emocionalmente para os desafios e conquistas que os aguardam no Ensino Médio.