Festival de Dança – Projeto de Educação Física

O brilho tomou conta do nosso Festival de Dança, que se revelou um verdadeiro sucesso! Promovido pela equipe de Educação Física, em colaboração com os alunos do 1º ao 7º ano,este evento marcou a culminância de um projeto que não apenas cumpriu as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao abordar o conteúdo “danças”, mas também promoveu o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como ritmo, criatividade, memória e trabalho em equipe.

A trilha sonora do Festival foi cuidadosamente selecionada, com uma abordagem única para os alunos do 1º ao 5º ano, que tiveram a oportunidade de votar em suas músicas favoritas. Para os grupos do 6º e 7º ano, a escolha foi feita de maneira autônoma pelos próprios participantes, com a única exigência de que a música escolhida fizesse parte de uma trilha sonora de filme. Todas as escolhas passaram por uma provação dos professores, garantindo a qualidade e a adequação ao contexto do evento.

O processo de formação dos grupos foi um exercício valioso para os alunos, que receberam orientações dos professores para refletirem cuidadosamente antes de escolherem seus parceiros, uma vez que não seria permitido realizar alterações ao longo do projeto. Em seguida, os alunos tiveram total autonomia na organização dos grupos, sem intervenção direta dos professores, permitindo que eles formassem equipes da maneira que melhor se adequasse às suas afinidades e interesses, sem restrições quanto ao número mínimo ou máximo de participantes.

O resultado desse processo foi a formação de grupos coesos e criativos, refletindo a diversidade de talentos e habilidades presentes em nossa comunidade escolar. O Festival de Dança não apenas proporcionou uma experiência enriquecedora para os participantes, mas também fortaleceu o espírito de colaboração e celebrou a expressão artística em nosso colégio.