Projeto Plano de Estudos Pré-ENEM: Preparando Alunos para um Futuro Promissor

O Colégio ICJ, comprometido com a formação integral dos estudantes há mais de seis décadas, busca constantemente inovar e oferecer ferramentas que os auxiliem no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Nesse viés, nossa instituição direciona seus esforços no último ano do Ensino Médio para a preparação efetiva dos alunos.

Compreendendo a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para a admissão nas principais universidades do país, é com grande satisfação que apresentamos o projeto “Plano de Estudos Pré-ENEM”. Inscrito pelo professor Bruno Gomes de Freitas no Prêmio Projeto Brilhante do SINEPE, esse projeto é uma estratégia adicional que proporciona aos alunos uma preparação abrangente e eficaz para o exame.

Nesse sentido, o pacote de estudos é composto por diversos recursos interessantes. Dentre eles, podemos citar planilhas com mensalidades das graduações nas principais faculdades privadas de Belo Horizonte; relatórios das notas de corte do SISU – UFMG dos últimos anos; provas e gabaritos das últimas quatro edições do ENEM; calendário/orientações para a execução dessas edições e relatórios de desempenho/defasagem.

Posto isso, vale destacar que o Plano de Estudos Pré-ENEM oferece um suporte completo aos estudantes, pois permite que eles identifiquem seus pontos fortes e fracos em cada área do conhecimento, acompanhem sua evolução ao longo do tempo e direcionem seus estudos de forma mais eficiente. Além disso, o professor responsável pelo projeto, em parceria com a equipe pedagógica, dispõe-se a orientar e apoiar os alunos nessa jornada, fornecendo os subsídios necessários para um estudo mais direcionado.

Uma das principais vantagens desse plano é a possibilidade de ele poder ser realizado em paralelo às atividades da sala de aula e ao material adotado pela instituição. Sendo assim, a  cada módulo semanal, o professor resgata os principais conceitos relacionados ao tópico abordado, destacando sua relevância para o ENEM, além de fornecer orientações valiosas para um melhor desempenho no dia da prova.

O público-alvo desse plano de estudos são os 32 alunos do terceiro ano do Ensino Médio, jovens com idades entre 16 e 18 anos. Esses estudantes, ao longo dos anos anteriores, já tiveram a oportunidade de participar de disciplinas como Projeto de Vida e Educação Financeira, que os ajudaram a compreender a importância de definir metas para o futuro e desenvolver estratégias para alcançá-las.

Em resumo, a inscrição do projeto no Prêmio Projeto Brilhante é uma forma de reconhecer e valorizar as práticas pedagógicas inovadoras. Estas objetivam melhorar os processos de ensino e aprendizagem, de modo a estimular o protagonismo estudantil. Portanto, estamos orgulhosos da dedicação do professor Bruno Gomes de Freitas e de seu comprometimento em proporcionar uma preparação de excelência aos nossos alunos.

O Colégio ICJ reafirma seu compromisso com a formação acadêmica, ética e social dos estudantes, preparando-os para um futuro promissor e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. Agradecemos ao professor Bruno e a todos os envolvidos nesse projeto pelo trabalho exemplar e desejamos sucesso na premiação. Temos convicção de que essa iniciativa será um diferencial na jornada dos nossos alunos rumo ao sucesso acadêmico e profissional.