Projeto Mais Química

Os alunos da 1ª Série do Ensino Médio, junto com a professora Maria Esther Pires, desenvolveram, a partir da disciplina Mais Química, um projeto sobre resíduos domésticos. A aluna Isabela Lutiene relatou como funciona a proposta: “Estamos desenvolvendo um projeto sobre lixo, onde primeiramente foi discutido sobre os elementos químicos no cotidiano, incluindo o lixo doméstico, e como esse descarte incorreto prejudica não só a saúde das pessoas, como também o meio ambiente.”. A segunda parte foi a análise do descarte de lixo nos países que possuem qualidade e tecnologia no reaproveitamento de resíduos domésticos, como Estados Unidos da América e Noruega. Isabela completa: “Aqui no Brasil dependemos muito do trabalho da coleta seletiva, feita por algumas instituições governamentais e principalmente do trabalho dos catadores, que recolhem grande parte dos resíduos sólidos reutilizáveis das ruas e levam às associações de coleta seletiva para que possam vender tais matérias recicláveis e assim ganhar a sua renda.”.

A última parte do projeto foi a confecção de jogos que frisam a importância do descarte correto de lixo. Os alunos também entrevistaram o diretor de uma associação de coleta seletiva em Belo Horizonte e um catador de lixo. Isabela nos contou como foi a reação da turma com as informações recebidas: “Nos chocamos ainda mais com as péssimas condições de trabalho dos catadores, visto que não possuem carteira assinada e, portanto, não usufruem de nenhum direito trabalhista, além dos lamentáveis preconceitos vividos nas ruas da capital, advindo da desigualdade social, racial e econômica.”.

Por fim, com todas as experiências adquiridas durante o Projeto, a turma finalizou o trabalho com a arrecadação de roupas, livros, brinquedos, entre outros itens, que serão destinados a asilos, creches, associação dos catadores de lixo e lar dos imigrantes. Essa atitude foi devido ao forte sentimento de amor ao próximo que despertou nos estudantes que participaram deste projeto incrível!

Parabéns a todos pelo empenho e dedicação!