Projeto GRIOTS

No último sábado (20), de maneira remota, ocorreu a culminação do Projeto Griots para os alunos do Ensino Fundamental II, já os alunos do Médio apresentaram seus trabalhos durante a semana. O Projeto tem como objetivo proporcionar um ensino antirracista, globalizante e atualizado, primando pela valorização da pluralidade cultural, especialmente dos indígenas e afrodescendentes.

Os Griots (que dão nome ao Projeto) são contadores de história, cantores, poetas e musicistas da África Ocidental e são muito importantes para a transmissão de conhecimento dentro das culturas de diferentes países africanos. Sendo assim, cada turma ficou responsável por desenvolver o tema principal em diferentes tópicos: o 6º Ano falou sobre a invisibilidade da música indígena no cenário artístico brasileiro e o 8º ano estudou sobre os povos originários das terras de Minas Gerais. Os alunos do 7º e 9º ano trabalharam em conjunto para dissertar sobre o tópico: Povos Gerais – cultura indígena presente nesse belo horizonte.

O Ensino Médio realizou projetos baseados na negritude do Brasil, as turmas da 2ª e 3ª Séries participaram de um seminário sobre o racismo contemporâneo. Além disso, a 1ª Série abordou diversos tópicos muito interessantes e necessários acerca do tema, entre eles: Um tributo à luta de Djamilla Ribeiro; Canudos, unir para resistir; Trabalho Análogo à Escravidão no Brasil; Por que os negros são maioria no sistema prisional?; Lendas Africanas e a Cultura Afro-brasileira; Feminismo Negro e Racismo estrutural; e História da Cultura Afro-brasileira.

O Projeto se torna cada vez mais necessário e de extrema importância para nossa comunidade escolar, contando com tópicos atuais e que estão em voga na sociedade.

Gostaríamos de parabenizar a todos pelos trabalhos apresentados, pela dedicação e empenho com o Griots!