OBMEP 2023

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) é muito mais do que uma simples competição. Desde sua criação em 2005, essa iniciativa nacional dirigida às instituições de ensino tem se dedicado a estimular o estudo da matemática e a identificar talentos na área, promovendo uma verdadeira revolução educacional. Dessa maneira, realizada pelo renomado Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), dos recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI),a OBMEP tem como missão criar um ambiente propício para a descoberta e o desenvolvimento dos futuros mestres da matemática.

Sendo assim, os objetivos principais da OBMEP são múltiplos e abrangentes, como por exemplo estimular e promover o estudo da matemática, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica. Isso se traduz em acesso a materiais didáticos de excelência para um maior número de estudantes brasileiros, contribuindo, assim, para o
desenvolvimento de uma base sólida em conhecimento matemático. Além disso, a OBMEP desempenha um papel crucial na identificação e incentivo de jovens talentos,impulsionando-os a seguir carreiras nas áreas científicas e tecnológicas.

Nesse contexto , a OBMEP é um marco de integração entre escolas, universidades públicas, institutos de pesquisa e sociedades científicas. Essa conexão colaborativa entre instituições educacionais é fundamental para o crescimento e aperfeiçoamento da educação e pesquisa no país. Adicionalmente, a Olimpíada promove a inclusão social, uma vez que busca difundir o conhecimento matemático, permitindo que estudantes de todas as origens possam desfrutar da maravilha do aprendizado.

À vista disso, neste ano temos o orgulho de parabenizar os alunos que se destacaram na 1ª e avançaram para a 2ª fase da OBMEP. São estes:

André Silva Nascimento – 7º ano A
Fernando Martins de Assis – 7º ano B
Bernardo Garcia Tavares Pinheiro Perez – 9º ano A
Davi de Azevedo Martins – 9º ano A
Marcelo Assis Maia – 9º ano A
Mateus de Sousa Maia – 9º ano B
Ana Carolina Martins Megali – 1º ano E.M.
Arthur Ribeiro de Souza – 1º ano E.M.
Bárbara Cabral Andrade Couto – 2º ano E.M.
Arthur Leron Gonçalves Carvalho – 3º ano E.M.

A dedicação desses alunos é um testemunho do compromisso com a excelência e o desejo de explorar os enigmas da matemática.

Logo, a equipe ICJ deseja que a segunda fase dessa emocionante jornada continue a inspirar e elevar os limites de suas realizações. Parabéns por todo o esforço e sucesso, e que esse caminho matemático continue a iluminar o futuro de cada um.