Não dá para alcançar, mas dá para medir

Em 25/02/2022, os alunos do 2ºEM participaram da atividade Práticas de Trigonometria. Sob a condução do professor Bruno Freitas, os alunos tiveram a oportunidade de experimentar como os conhecimentos trigonométricos desenvolvidos nas primeiras aulas de 2022 podem ser utilizados na medição de distâncias inacessíveis.

As tarefas consistiam em medir a altura de alguns prédios dentro e fora da escola, sem sair além dos muros do colégio. Para isso, os alunos utilizaram uma fita métrica/trena para medir suas próprias alturas e as distâncias horizontais solicitadas e, aplicativos que simulam um transferidor para obter os ângulos necessários.

De posse das medidas coletadas, os estudantes tinham a tarefa de registrar esses dados em um formulário próprio e esboçar as situações estudadas, por meio de triângulos retângulos e não retângulos. Os esboços criados se assemelham àqueles trabalhados em sala de aula, em questões de vestibulares.

Feitas as medições e os devidos registros, chegou a hora de fazer os cálculos. A partir das razões trigonométricas SENO, COSSENO e TANGENTE, bem como dos valores obtidos para essas em uma calculadora científica, os alunos puderam estimar as alturas solicitadas, analisando a viabilidade dos resultados encontrados.

Durante todo o processo, o professor fazia as devidas mediações, instigando discussões acerca dos resultados obtidos, tais como “Essa medida é coerente para um prédio de 2 andares?”; “O ocorre se variarmos 1o na medida do ângulo?”; ou ainda, “Como as aproximações da calculadora podem comprometer a qualidade dos nossos resultados?”. Essas e outras perguntas conduziam os estudantes a uma análise crítica dos resultados e das consequências desses em práticas maiores, como na engenharia e na arquitetura.

A atividade trouxe um novo significado aos conhecimentos abordados em sala, ratificando a importância da Matemática em vários campos do conhecimento.