Educação Financeira no ICJ: primeiros resultados

A Educação Financeira pode ser entendida como um processo de transição entre o analfabetismo financeiro e a literacia financeira capaz de promover uma série de oportunidades a todos os tipos de consumidores e também ao Estado. Trata-se de um conjunto de saberes que auxiliam cidadãos no controle de orçamentos e em planos para o futuro, bem como na preservação de uma economia saudável para o indivíduo que os detém, seus familiares e a sociedade na qual se inserem, assim contribuindo também para a redução de desigualdades sociais.

O efeito preventivo desse processo se dá na Educação Financeira Escolar, uma vez que, ao educar financeiramente crianças e jovens, esses podem se tornar excelentes propagadores de comportamentos que moldarão uma cultura financeira mais sólida no restante da população. Nesse sentido, o objetivo não é formar apenas uma nova geração de consumidores/trabalhadores, mas de cidadãos completos, formados integralmente, conforme os objetivos estabelecidos na BNCC.

No Colégio ICJ, a Educação Financeira foi instituída como disciplina eletiva a partir de 2021, com ementas, objetivos e cronogramas norteados por diversas pesquisas. Sob a condução dos professores de Matemática do Ensino Médio, Sônia Carla e Bruno Freitas, as aulas têm ocorrido de forma a promover discussões que contemplem os aspectos matemáticos e não matemáticos intrínsecos ao controle de orçamentos, planejamentos financeiros e tomada de decisão. Trata-se de uma troca de experiências entre os participantes, que, enquanto consumidores, compartilham suas histórias e/ou de suas famílias, evidenciando as diversas realidades e possibilidades de ação ante aos temas apresentados em cada encontro.

Nesse ambiente, colocam-se em prática os conhecimentos adquiridos ao longo de diversos estudos, entre elas a dissertação de mestrado de um dos professores da disciplina. Por meio de propostas descritas nessa dissertação, voltadas ao ensino do tópico Empréstimos & Financiamentos, alunos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de experimentar em 2020 uma série de aulas sobre o assunto. O material utilizado nas referidas aulas, intitulado “A Matemática dos Empréstimos & Financiamentos no Ensino Médio”, foi escrito pelo professor Bruno Freitas (ICJ) e Valéria Moreira (CEFET-MG) e é parte da bibliografia utilizada em 2021 na disciplina Educação Financeira.

O título supracitado foi lançado recentemente em formato digital (e-book) pela Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, como parte da Coleção Coletâneas de Matemática. O livro apresenta uma série de sequências didáticas sobre as principais estratégias de financiamento, bem como orientações ao professor sobre a condução das aulas. Ao final da obra, são relatadas as experiências vividas pelos autores com duas aplicações deste material que foram base de sua validação, uma delas no Colégio ICJ. Convidamos a todos a acessarem a página da SBM e fazerem o download do e-book para conhecer esse trabalho! O acesso e download do e-book é gratuito e disponível no link: https://sbm.org.br/wp-content/uploads/2021/11/A_Matematica_dos_Emprestimos_e_Financiamentos.pdf.

Esperamos que os conhecimentos sobre o tópico Empréstimos & Financiamentos alcance as salas de aula de nosso Brasil e que esse material auxilie o professor de Matemática no desenvolvimento desse tema tão importante no contexto da Educação Financeira! Cremos que, à medida que novos comportamentos são suscitados por meio do letramento financeiro, tanto no professor quanto no aluno, vislumbra-se mudanças em todo o cenário social, econômico, político e cultural da sociedade na qual esses indivíduos se inserem.