Quem é quem no povo brasileiro?

Os alunos do 5º ano B, em uma atividade de História sobre a escravidão e abolição da escravatura, refletiram sobre o tema e, com a ajuda da professora Flávia Nappi, produziram um vídeo sobre o estudo. As crianças pesquisaram cantores, autores e analisaram letras de músicas, para definir aquela que seria usada como tema do vídeo. A escolhida foi “Olhos Coloridos”, de Macau, interpretada por Seu Jorge e Sandra de Sá.

Todo o trabalho foi realizado durante uma aula virtual e contou com a presença dos diretores Ademar Fabel e Aparecida Nicolai e da Coordenadora do Ensino Fundamental I, Kênia Werneck. Os alunos debateram sobre o assunto, sua importância, customizaram camisetas, com pinturas e cortes, e caracterizaram-se com acessórios afrodescendentes, para entender um pouco mais sobre sua cultura.

A intenção geral da atividade era mostrar as origens miscigenadas que o Brasil possui. A música “Olhos Coloridos”, por exemplo, “É um hino do povo brasileiro. Afinal de contas, quem é quem no povo brasileiro? Quem pode se definir como uma coisa, e não outra?”, conta Sandra de Sá, em entrevista para o G1. (disponível em http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/11/autor-de-olhos-coloridos-conta-que-musica-surgiu-de-caso-de-racismo.html)

Assista ao vídeo produzido pela turma clicando aqui.

Um comentário em “Quem é quem no povo brasileiro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *