Primeiro aulão online abordou temas sobre repertório sociocultural

O aulão de Redação, História e Sociologia com tema “Estratificação e mobilidade social”, que ocorreu na última quarta-feira 15, foi ministrado pelas professoras Érika Martins e Cíntia Combat. Um dos objetivos da atividade é ampliar o repertório dos estudantes acerca de variados assuntos e prepará-los para uma boa argumentação e análise, além de obtenção de conhecimento geral.

Destinado aos alunos do Ensino Médio, foram abordados 24 temas de relevância, nos quais os alunos podem usar os conceitos da Sociologia sobre Mobilidade e Estratificação Social. Além das teorias de Max Weber e Karl Marx, ainda estudaram os Artigos 3º, 5º e 6º da Constituição, que são repertórios associados aos direitos fundamentais de todos os brasileiros.

Os alunos aprenderam a aplicar conceitos como equidade, igualdade, isonomia, população economicamente ativa, estratificação social, condições análogas à escravidão, direito de moradia, controle social, entre outros. A aula foi assistida por mais de 50 alunos e teve a participação das professoras Rejane e Andrea Viola, como ouvintes.

A estudante Lara Gontijo, da 2ª série EM, conta que adorou participar do aulão, sendo essa uma experiência muito rica. Ela acredita que esse tipo de aula é essencial para complementar os conhecimentos dos alunos, ainda mais quando atrela-se vários conteúdos. Segundo ela, esses projetos “ajudam muito para tornar meu repertório e meus textos mais engajados, além de ser uma forma mais dinâmica e divertida, já que as duas professoras são ótimas e tornam as coisas mais fáceis de entender”.

Luísa Viola, da 1ª série EM, considerou o aulão muito informativo. Ela nos diz que as professoras souberam dinamizar bem os conteúdos, para que não ficasse cansativo, mesmo que com vários temas abordados.

Veja algumas fotos do aulão online, clicando aqui.