PUC- Aberta 2022

Entre os dias 13 a 15 de setembro, aconteceu o evento PUC Aberta. O programa foi destinado aos estudantes do Ensino Médio, que desejam ingressar no Ensino Superior.

A universidade recebeu os participantes com intuito de conhecer as áreas de atuação, as perspectivas sobre o mercado de trabalho, e as profissões referentes aos cursos de graduação. Durante a programação do evento, os acadêmicos puderam participar de palestras, oficinas, visitas guiadas em laboratórios e exposição de Feiras dos Cursos.

Os alunos da 3º Série do Ensino Médio que tiveram a oportunidade de participar, contaram por meio de depoimentos, sobre a experiência adquirida no evento:

Gabriel relatou que a princípio, participou com o propósito de conhecer mais a fundo sobre os cursos de Relações Internacionais, Ciência da Computação e Psicologia. Durante as palestras, além de tirar dúvidas sobre as áreas, ele conseguiu se identificar com um curso específico dentre os três: Ciência da Computação.

Para Graziela, a experiência foi agregadora, decidida por cursar Engenharia Química, durante o evento, ela pode conversar com profissionais da área, conhecer os laboratórios de ensino e superar as expectativas acerca da profissão escolhida.

Nicolle, desde pequena, é encantada por medicina veterinária. Na área da saúde, ela até visitou outros cursos como Biomedicina, Odontologia e Enfermagem, porém, quando finalmente chegou a vez do tão sonhado curso, não restou dúvidas, seu futuro será no ramo veterinário. Além de informações, Nicolle, pode conhecer através de fotos a fazenda experimental da PUC, que possui todas as informações tecnológicas aplicadas a prática agropecuária.

Através dos depoimentos podemos observar o quão importante a escolha profissional representa na vida de um estudante. Oportunidades como essa, proporcionam orientações sobre os vários segmentos profissionais, sendo um momento decisivo ou concretizador para os participantes.

Desse modo, entendemos que escolher uma carreira profissional não é tarefa fácil, no entanto, momentos como esse, ajudam a aprofundar os conhecimentos, alinhando expectativas acerca de uma decisão assertiva sobre qual campo de atuação cursar.