O Folclore Brasileiro na construção da Identidade Nacional

O Folclore Brasileiro caracteriza-se pelas expressões culturais populares do país, com mitos, lendas, comidas típicas, danças e brincadeiras que passam de geração em geração, transmitindo a identidade nacional. As principais lendas brasileiras são as sobre o Curupira, Lobisomem, Mula sem cabeça, Boto cor-de-rosa e Saci Pererê.

Durante a semana, a professora Mônica Garcia trabalhou com seus alunos, do 3º ano B, Ensino Fundamental I, o Folclore e toda a sua história e aspectos culturais. Nas aulas de português e produção de texto, foram estudados os gêneros textuais que fazem parte da narrativa folclórica, com leitura, vídeos e interpretação do assunto.

Por último, as crianças escolheram a lenda que mais gostaram e fizeram cartazes, com parte escrita e ilustrada. Utilizando desenhos e colagens, os alunos usaram a imaginação para representar as lendas e mitos brasileiros. Apresentações foram realizadas durante as aulas virtuais, para todos os colegas de classe.

Quer ver os cartazes produzidos pelos alunos? Clique aqui!