Especial Clube da Leitura – 10 anos de várias histórias contadas

O Clube da leitura faz parte da história do Colégio ICJ! Tradição e alteridade são características que marcam essa trajetória que completa agora 10 anos. Para festejar esse momento tão importante, foi realizada uma festa no último dia 25. A decoração temática escolhida foi relacionada a saga de livros do Harry Potter.

A festança contou com rodízio de pizza e brincadeiras de conhecimentos gerais sobre o clube, com inúmeros livros de prêmio. Além disso, marcaram presença na confraternização ex-alunos e funcionários que também fazem parte dessa história.

O percurso desse projeto tão importante para a escola é marcado pela publicação de um livro intitulado “Hoje tem clube?”. A obra, que é impressa e vinculada a uma editora, é composta por um compilado de textos de autoria dos integrantes desse espaço de troca. Os alunos colocam suas demandas e são efetivamente ouvidos para que o clube seja, a cada dia mais, feito por e para eles. Nesse aspecto, o clube também possui uma parceria de peso com a Academia Mineira de Letras.

Ana Carolina Martins, aluna do 9º ano A e integrante do clube, decidiu entrar para a equipe desde a primeira oportunidade, assim que ingressou no 6º ano. “O clube é um lugar aonde eu posso falar não só sobre os livros, mas também sobre diferentes pontos de vista e acho que sempre acrescenta algo na minha vida”, conta.

Já para Ana Carolina Albuquerque, do 8º ano A e também integrante do grupo, a maior contribuição para sua construção como pessoa é o fato de se sentir instigada a ler novos gêneros. “Eu consegui [nos livros] um refúgio de sair da realidade e entender novas palavras. Isso de forma mais intelectual, ajudando também na habilidade de concentração e outros inúmeros aspectos positivos”, conclui.

“O clube da leitura é um espaço que contribui para a formação dos alunos como leitores, pessoas críticas e indivíduos socialmente mais desenvolvidos”. Quem defende essa ideia é Priscila Oliveira, bibliotecária do colégio. Dessa forma, ela enfatiza o caráter indispensável da comemoração de uma década do Clube da Leitura, pois se trata de um feito na história dessa instituição.

Confira a galeria de fotos da festa no nosso Flickr:

WhatsApp Image 2019-10-30 at 14.52.40