Dia da Consciência Negra no Maternal do ICJ

No último dia 20/11, os alunos do Maternal do Colégio ICJ compreenderam sobre o “Dia da Consciência Negra” de uma maneira lúdica e educativa. Uma experiência enriquecedora que trouxe à tona não apenas a valorização da cultura afro-brasileira, mas também a alegria de aprender através de brincadeiras significativas.

Uma dessas atividades envolventes foi a adaptação da brincadeira popular moçambicana chamada “Terra e Mar”. Divertida e acessível para todas as idades, a brincadeira consiste em dividir um espaço com uma linha imaginária, onde um lado representa a “Terra” e o outro o “Mar”. Ao comando da professora, as crianças saltam animadamente entre os dois, respondendo aos chamados de “mar!” e “terra!”.

A escolha por atividades com origens africanas visa proporcionar às crianças uma compreensão mais profunda da diversidade cultural que as cerca. Além da diversão proporcionada por essas brincadeiras, os pequenos são instigados a refletir sobre a riqueza e a variedade de tradições que enriquecem a nossa sociedade.

Ao celebrarmos o “Dia da Consciência Negra”, buscamos não apenas transmitir informações, mas também cultivar o respeito, a empatia e o entendimento mútuo. Através de experiências como a brincadeira “Terra e Mar”, incentivamos a construção de uma consciência crítica desde a infância, promovendo o entendimento de que a diversidade é um valor a ser celebrado e respeitado em todas as suas formas.Seguimos, juntos, na missão de formar cidadãos conscientes e abertos ao mundo que os cerca.