Educação Bilíngue avança para Fundamental I

Na segunda-feira, dia 03 de julho, Christina Fabel, Diretora de Ensino do ICJ, se reuniu com pais dos alunos do 2º período da Educação Infantil do ICJ para formalizar as mudanças que entrarão em vigência no próximo ano. Christina falou sobre a importância da língua estrangeira em nossas vidas e anunciou as novidades que serão adotadas pelo Colégio.

Em 2018, na Educação Infantil, a estrutura da Educação Bilíngue será mantida com a carga horária de 2 horas de aulas em Inglês e 2 horas de aulas em Português, ou seja, assim como em 2017, 50% da grade será ministrada na língua estrangeira. Para realização de tais aulas, os alunos migram para espaços distintos, visto que o Colégio adota salas temáticas para o Inglês. Nessas aulas, o inglês é inserido no dia a dia dos alunos com projetos integrados como um reforço dos conteúdos das aulas de Português, que tratam de contextos reais, propiciando um significado ao que é ensinado.

A novidade é que o ICJ irá inserir uma proposta de ensino semelhante para a Educação Bilíngue no 1º ano do Ensino Fundamental. Atualmente, o Colégio oferece uma hora de aula de Inglês por semana e, no próximo ano, a carga horária será ampliada para 3 aulas de Inglês de 60 minutos por semana. Com isso, objetiva-se trazer parte dos conteúdos curriculares aprendidos em Português para as aulas de Inglês, criando, dentro da grade dos alunos, uma interdisciplinaridade.

A parceria que o ICJ possui com o Greenwich Schools também irá se estender para os alunos do 1º ano do Fundamental I. Na reunião de pais, Helga Nelken, Diretora Pedagógica do Centro de Ensino de Língua Inglesa, falou um pouco do que a assessoria do Greenwich Schools vem fazendo desde 2017 no ICJ. Segundo ela, o Centro de Ensino de Língua Inglesa possui professores treinados e com alto nível de conhecimento, que aderem um modelo de ensino processual que propicia que o aluno goste de aprender. Nesse processo, a inserção do lúdico e do “aprender fazendo” é fundamental para o ensino! Com isso, a criança cria mais proximidade com a língua e maior liberdade para aventurar-se no novo idioma, fazendo com que naturalmente adquira automatismos.

O Greenwich Schools segue a filosofia da Universidade de Cambrige, que estabelece diferentes níveis de aprendizado que vão do A1, para iniciantes, até o C2, que é o mais alto e exigente. Em cada nível, a Cambridge English desenvolve provas que nivelam e certificam o conhecimento dos alunos, sendo que as duas primeiras avaliações não têm reprovação, mas sim um termômetro do quanto o aluno se desenvolveu no nível. Tais provas também serão disponibilizadas para alunos do ICJ. A ideia é que o aluno seja preparado a partir dos 4 anos para que já possa fazer os exames entre 7 e 9 anos.