20 de maio – Dia Nacional do Pedagogo

“Educar e educar-se, na prática da liberdade, é tarefa daqueles que pouco sabem, por isto sabem que sabem algo e podem assim chegar a saber mais, em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para que estes, transformando o seu pensar, que nada sabem em saber que nada sabem, possa igualmente saber mais”. (Paulo Freire)

Dia 20 de maio foi definido como Dia do Pedagogo após o Decreto Lei nº 7.264/10 de Eduardo Gomes, que instituiu essa celebração no país.

O termo pedagogo surgiu na Grécia Clássica e seu significado etimológico é preceptor, mestre, guia, aquele que conduz; era o escravo que conduzia os meninos até o paedagogium. Atualmente, denomina-se pedagogo o profissional da educação cuja formação é a Pedagogia

A palavra pedagogia traz na sua essência significados processuais e metodológicos dos atos de ensinar e aprender. Do grego antigo paidos, que significa “da criança” e agein, que quer dizer “conduzir” ou “acompanhar”, paidagogia significa: “conduzir a criança”.

Entende-se, portanto, que o pedagogo é o profissional responsável pela condução do processo ensino-aprendizagem focado na compreensão da educação como um todo. Isso porque, na atualidade, a pedagogia é tida como conjunto de saberes sociais, humanos e históricos.

Assim, no contexto escolar, a ação do pedagogo transcende a ação puramente burocrática. Ela é voltada para a concretude de uma aprendizagem educativa, social e significativa e para a concepção de um novo paradigma de educação, que agregue as novas teorias da aprendizagem ao sonho de construir uma sociedade mais justa, humana e solidária por meio da educação não só da mente, mas também do coração.

Maria Leonete Rosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *