O texto profético

Há uns três anos, um excelente baterista disse: “a música tem um enigma a ser desvendado pelo tocador”, achei o discurso do músico bem diferente. Eu esperava ouvir dele frases do tipo: “a música é produto de toda uma inspiração, é um dom ou uma dádiva divina” entre outras coisas meio poéticas que acompanharam aquela conversa.

Deixemos o meu flashback de lado! Agora, passemos ao final do ano passado (2017), lembro-me como se fosse hoje: “Na vida, a gente aprende o tempo todo.” A frase citada compunha a campanha publicitária que vigorava a partir daquele momento, até aí tudo bem! Mas, impressionante mesmo foi o que ocorreu na semana passada – tive outro flashback – lembrei-me do texto da campanha e tive uma espécie de saudosismo, um forte saudosismo! Foi nessa hora que percebi a profecia se cumprindo.

Juntei os pensamentos, levantei hipóteses e pude constatar: há um enorme poderio em nossas palavras! Do final ano de 2017 até o momento, tenho vivenciado aprendizados valiosíssimos, estes têm ocorrido constantemente, ou melhor, o tempo todo. Acontece que, a fala do baterista também faz muito sentido, ele enxergou a música daquele jeito.

Já eu, recém-formado em Letras pela UFMG, vejo que os textos têm um poder enorme, porque eles ajudam pessoas, magoam pessoas, colaboram para a comunicação entre pessoas etc., mas fica a dica: além de toda a funcionalidade dos textos, há uma bastante interessante – textos também preveem o futuro das pessoas-.

Sendo assim, que continuemos vivendo ICJ, ou seja, importando uns com os outros, compartilhando sempre e de forma justa. Afinal, ansiamos por mais 56 anos de educação com amor! Que possamos continuar aprendendo o tempo todo, que proliferemos aprendizados por toda parte. Que nossas salas de aula continuem sendo palco de trocas valiosas entre os professores-mediadores, os estudantes e vice-versa.

2 comentários em “O texto profético

  1. Parabéns Ângelo! As palavras são poderosas, principalmente seguida de ações coerentes e,bem-parecido alertas com a função máxima do “SER” humano… Aprender para se sentir Vivo! Obrigada por fazer parte de nosso time de educadores! Bjossss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *