Uma história em evolução

Desde a sua fundação, em 1961, o Colégio ICJ é uma escola de referência na área educacional. Uma instituição que consegue unir a tradição à inovação, sempre alinhada às demandas do seu tempo, através de um projeto pedagógico consistente, de alta qualidade e em constante evolução.

Recentes mudanças, que marcaram a história do Colégio ICJ, comprovam a sua vocação para uma educação transformadora. O ensino da Robótica como auxílio para o aprendizado dos conteúdos lógico-matemáticos, já está inserido na grade curricular do 9º ano do EFII e do Ensino Médio desde 2013 e, em 2019, passou a integrar também os conteúdos do 5ºano do EFI e de todas as séries do EF II (6º ao 8º ano). Várias são as conquistas em competições e campeonatos regionais e nacionais que atestam a qualidade de nosso ensino.

Foi uma das primeiras escolas não bilíngue da capital mineira a implementar o Programa de Educação Bilíngue ICJ. O programa foi iniciado em 2017, com a inserção de 2 horas /aula/dia da língua inglesa para os alunos do 1º e 2º períodos. No EFI o programa, que oferece 3 horas/aula/semana, já alcançou o 3ºano do EFI, e sua implantação gradativa e progressiva, está prevista para atingir o 9ºano do EF II em alguns anos.

Em 2018, uma ampla pesquisa de satisfação, realizada por um instituto independente, indicou as melhorias necessárias para entender as demandas da nossa comunidade escolar. E, a partir dos seus resultados, foi traçado um abrangente plano de ação continuado que tem metas a curto, médio e longo prazos para serem alcançadas. As mudanças já começaram. Vão desde a reformulação completa do parque tecnológico com a criação do Laboratório de Inovação, passando pela reestruturação das equipes profissionais e reorganização dos processos administrativos.

A mais recente mudança veio este ano! Em 2019, após 2 anos de muita pesquisa em busca de livros mais atualizados e melhor adaptado às novas exigências da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, o Colégio ICJ firma parceria com o Sistema Bernoulli de Ensino e faz a troca de todo material didático utilizado até então.

Todas as mudanças indicaram a necessidade de uma novidade na identidade visual que sinalizasse essa página de nossa história que começa a ser escrita. A nova marca do Colégio ICJ traduz visivelmente a nossa trajetória e aponta as perspectivas em direção ao futuro.

Toda essa renovação parte do nosso principal foco: VOCÊ – nosso aluno, colaboradores e as famílias que integram a nossa comunidade escolar. Como uma escola que ama educar e que educa com amor há quase 60 anos, nos mantemos firmes no nosso compromisso de seguir investindo na formação de indivíduos éticos e com a competência necessária para construir uma sociedade mais justa, humana e fraterna.