Educação Bilíngue no 2º período

Diante da necessidade do domínio de um segundo idioma, além da língua materna, o ICJ implantou, em 2017, a Educação Bilíngue na Educação Infantil. Com isso, alunos do 1º e 2º períodos passaram a ter 50% das aulas diárias ministradas em inglês. Em 2018, o Colégio avançou com a proposta para o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental a partir da ampliação da carga horária da disciplina na grade curricular, dando continuidade à formação de indivíduos globais.

Sendo o sujeito bilíngue uma pessoa capaz de interagir e se socializar em duas línguas, a Educação Bilíngue ICJ propõe um modelo onde o aluno aprende através da experiência. É uma forma, um caminho, um meio, e não um conteúdo usado sem conexão com o mundo real. Por isso é possível entregar aos alunos informações e conhecimentos através da interação social.

O ensino acontece de maneira lúdica e dinâmica, com a inserção da segunda língua de forma natural no dia a dia dos alunos. A turminha do 2º período, por exemplo, fala inglês desde a entrada na sala de aula. Com uma fila na porta, aluno por aluno pergunta para a professora “Knock, knock, knock, can I come in?” (Posso entrar?) e só adentram na sala após uma resposta positiva: “Yes, you can!” (Sim, você pode).