SIMICJ aberta 2018

O ICJ desenvolve anualmente o projeto SimICJ – SIMulação do colégio ICJ. A proposta da atividade fundamenta-se na simulação de uma conjuntura real: a convocação de Comitês por parte da Organização das Nações Unidas (ONU) tendo em vista a existência de um problema a nível internacional.

O aluno Gabriel Mamede, do 3º ano do Ensino Médio, explica que nesse comitê são escolhidos países de relevância para o tema em questão, representados por seus delegados. O tema é debatido com o objetivo de redigir e aprovar um Documento de Resolução que estabelece medidas práticas para a solução do problema.

Existem dois formatos de simulação deste evento no ICJ: a SimICJ fechada e a aberta. Na primeira, que aconteceu no ICJ dia 03/10, os alunos do 9º ao 3º ano do Ensino Médio realizaram o projeto como uma atividade avaliada. Já na SimICJ aberta, realizada nos dias 19 e 20/10, as portas do colégio foram abertas para estudantes de outras instituições, do 9º ano, Ensino Médio, cursinhos e graduação, participarem de uma simulação estruturada pelos próprios alunos do ICJ em parceria com colaboradores externos, em maioria estudantes de Relações Internacionais, da PUC-MG.

Este ano, a SimICJ aberta contou com discussões como a reativação da prisão de Guantánamo, o surto de febre hemorrágica de lassa na África e as criptomoedas e a eclosão do libertarianismo. Além disso, houve também um comitê de imprensa, onde foram registradas fotografias, elaboradas reportagens e um jornal cobrindo os comitês que integraram o projeto.

Veja as fotos da SIMICJ: https://flic.kr/s/aHsmpKpKsA

Confira abaixo o jornal SIMI NEWS elaborado pelos alunos da Imprensa: