Projeto Pelos Caminhos da Gerais

Pelos Caminhos das Gerais é um projeto do ICJ, realizado em Ouro Preto, que contempla as disciplinas de História, Geografia, Língua Portuguesa, Inglês e Matemática.

Em 2018, as turmas de 7º ano realizaram a visita técnica à cidade no dia 14/09. Acompanhados pelos professores Fábio Lucena, Katia Lima e Frederico Meira; pela auxiliar de coordenação Bruna Almeida e por um guia turístico local, os alunos conheceram vários pontos históricos e puderam estudar in loco o conteúdo histórico da escravidão colonial brasileira.

Foram visitados: a Mina de Chico Rei, o Museu Casa dos Contos, a Igreja Nossa Senhora do Rosário e o Museu da Inconfidência!

Com isso, os jovens puderam visualizar as transformações ocorridas do período colonial aos dias atuais, identificar as formas geométricas e ângulos na arquitetura e obras de arte e verificar a influência dos estrangeiros na cultura brasileira.

Também foi colocada em prática a proposta “abandone seus livros”, na qual os estudantes a deixam seus livros de literatura em praças e janelas para que outras pessoas possam lê-los.

Havia um folder dentro dos livros com um texto incentivando a leitura e explicando o motivo de terem sido “abandonados”. A mensagem continha os seguintes dizeres: “Leve-me com você. Leia-me. Liberte-me. Se você gosta de compartilhar livros e leituras, abra-me agora e descubra como transformar o mundo todo numa biblioteca livre e sem fronteiras. É simples, divertido e seguro.”. Assim, a turma auxiliou a promover um maior acesso à leitura e fizeram a alegria de muitas pessoas.

Confira a galeria de fotos: https://flic.kr/s/aHsmocJoMu