O lúdico na aprendizagem

A ludicidade é fundamental para que a aprendizagem se torne significativa e prazerosa. A estimulação das diversas áreas do saber deve ser aliada aos interesses naturais da criança, como o brincar. Através da brincadeira, a criança atribui sentido ao seu mundo e se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir no meio em que está inserida.

Brincar desafia, estimula e aumenta o raciocínio. E é por isso que no ICJ o lúdico está inserido no cotidiano das disciplinas de diferentes maneiras. Na Educação Infantil, por exemplo, a professora de Inglês desenvolve atividades musicais e de pintura para que os alunos naturalmente se familiarizem com a língua.

No 1º ano do Fundamental, as aulas de Geografia contam com a didática dos jogos. O conteúdo da temática “paisagens”, estudada pelos alunos, é reforçado a partir de um jogo da memória sobre o pantanal.

E nas aulas de Educação Física a história das brincadeiras antigas é contada a partir da execução das mesmas. A origem da perna de pau foi narrada para os alunos juntamente com uma demonstração de como se anda em cima do brinquedo de madeira.

Ao integrar o lúdico à metodologia de ensino do Colégio, o aprendizado torna-se um processo estimulante que desperta o interesse dos alunos e os tornam mais participativos!