Escola do Bem: o projeto solidário dos alunos do Fundamental l

O Colégio ICJ compreende que a aprendizagem efetiva acontece muito além da sala de aula. Dessa forma, também é necessário evidenciar atitudes pautadas no amor, no respeito, na gratidão, na justiça e na solidariedade. Visando essa formação humana, os alunos do Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) tiveram, nesse sábado, a culminância do projeto Escola do Bem. O projeto trabalha com o conceito de que o “ideal” da sociedade é formar cidadãos responsáveis pela boa vivência, tornando a convivência social harmônica, segura, feliz e necessária; e assim acreditamos que, com cada um fazendo a sua parte, faremos a diferença.

Separados por séries, os alunos tinham um tema específico a ser trabalhado nessa manhã. As turmas do 1º ano ficaram com conteúdos relativos aos brinquedos, discutindo sobre a importância de ser bondoso e compartilhar com o outro. Cada criança trouxe dois brinquedos de casa, um para trocar com um colega de classe o outro para doar a creche São Jorge, situada no Bairro Jardim América.

Já as turmas do 2º ano trabalharam a temática da “sementinha do bem”, por meio de uma metáfora entre o crescimento das plantas e a importância de vivermos em paz para nos desenvolvermos bem. Os alunos do 3º ano tiveram seu aprendizado norteado por meio do bem-estar e do cuidado consigo e com o outro. Nesse sentido, as crianças fizeram dinâmicas em grupo e individuais na quadra para identificar regras de boa convivência e os cuidados com a própria saúde física e emocional.

A dinâmica do 4º ano foi voltada para a conscientização frente ao bullying. Nesse aspecto, foram apresentadas formas de detectar esse assédio psicológico, verbal e físico juntamente com um debate sobre valores morais, sociais e éticos. Por fim, as turmas do 5º ano evidenciaram questões sobre afetividade e sexualidade, pensando sobre como expressar seus sentimentos e o respeito consigo e com o outro.

Além disso, foram recolhidos, pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio, livros doados nessa manhã para serem encaminhados à Escola Municipal Solano Menezes, que atende crianças do Córrego do Feijão. A entrega desse material acontecerá por meio do Projeto Nossa Gente de Minas.

A galeria de fotos desse evento está no nosso Flickr:

WhatsApp Image 2019-07-09 at 08.31.39