Educação Financeira na sala de aula e no dia a dia

Segundo estudos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)*, mais da metade dos alunos brasileiros na faixa etária de 15 anos não possui conhecimentos básicos sobre como lidar com dinheiro no cotidiano.

Esse dado foi comprovado pelo teste “Cultura Financeira dos Estudantes” realizado no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). Os resultados divulgados no final de 2016 evidenciam que 53% dos alunos brasileiros ficaram abaixo do nível de conhecimentos financeiros mínimos, ou seja, não são capazes de enfrentar situações financeiras diárias para tomar decisões. Além disso, somente 3% dos estudantes se mostraram aptos para lidar com questões financeiras mais complexas.

Em um âmbito geral, o Brasil ficou com o título do pior entre os 15 países ou províncias de economias analisadas no estudo.

Diante desse cenário alarmante, o ICJ se empenha em formar alunos com uma consciência crítica acerca da influência do dinheiro na vida do ser humano, visto que esse é um diferencial extremamente valorizado no mundo de hoje.

Um dos projetos de mediação da aprendizagem do Colégio voltado para esse aspecto é a disciplina de Educação Financeira, ministrada para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O trabalho é desenvolvido por meio de discussões e exemplos práticos baseados na realidade cotidiana dos alunos.

No 5º ano, o projeto insere-se dentro das aulas de Matemática e propõe uma reflexão voltada para hábitos de consumo. Já no Ensino Médio, os conteúdos giram entorno da situação econômica do país, abarcando medidas viáveis para estimular a economia brasileira.

Dessa forma, ICJ incentiva que os estudantes reflitam sobre um futuro financeiro saudável, com planejamento e orientação, para que possam tomar decisões de modo autônomo e responsável, além de multiplicarem conhecimentos e condutas sobre o tema junto aos seus familiares.

* Confira a reportagem em: http://www.bbc.com/portuguese/brasil-40081292