Do início ao fim, cinto de segurança sim!

Entre os dias 18 e 25 de Setembro, comemorou-se a Semana Nacional do Trânsito que, neste ano, promoveu o mote “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. E hoje, 25/09, Dia Nacional do Trânsito, o Transporte Escolar ICJ inicia uma campanha com o intuito de conscientizar adultos e crianças acerca de ações preventivas para o alcance da segurança viária, com ênfase no uso do cinto de segurança, um dispositivo simples que salva vidas.

Confirmando a importância do uso do cinto, vale lembrar dados alarmantes divulgados pelo Detran, tais como:

• A batida de um carro em um objeto fixo a uma velocidade de 60km/h equivale a cair de um prédio de 4 andares (altura de aproximadamente 14 metros). Se a velocidade for de 80km/h, o impacto equivale ao de uma queda livre de 25 metros;
  • Mesmo que o veículo esteja numa velocidade de 20km/h, o impacto sob um objeto fixo resulta numa força superior a até 15 vezes ao peso da pessoa;
  • 8 em cada 10 pessoas que não usavam o cinto de segurança morreram em acidentes com pelo menos um dos veículos a menos de 20 km/.
(dados de Detran)

Essas são apenas algumas das estatísticas que indicam o fato de que passageiros que usam corretamente os cintos de segurança têm um risco menor de se ferirem e uma chance muito maior de sobreviverem num acidente.

O Transporte Escolar ICJ reforça que todos utilizem o cinto sempre que o veículo estiver em movimento, seja para um longo percurso rodoviário ou para percorrer apenas uma quadra dentro da cidade. Do início ao fim, cinto de segurança sim!

Um comentário em “Do início ao fim, cinto de segurança sim!

1. Acho que seria muito interessante aproveitar a semana nacional do trânsito para orientar os pais de alunos a não pararem em cima da faixa de pedestres ou em fila dupla na porta da nossa escola!
    Educação começa em casa, não?