Pelos Caminhos das Gerais

No Projeto Pelos Caminhos das Gerais de 2017, a turma do 7º ano realizou uma visita técnica à região de Ouro Preto na sexta-feira, dia 15/09. O intuito projeto, que contempla as disciplinas de História, Geografia, Língua Portuguesa, Inglês e Matemática, foi possibilitar que os alunos estudassem in loco o conteúdo da escravidão colonial brasileira.

Entre os objetivos principais da visita, destacam-se a ampliação da percepção dos alunos acerca das transformações ocorridas do período colonial aos dias atuais, o estimulo à identificação de formas geométricas e ângulos na arquitetura e obras de arte e a verificação do interesse dos estrangeiros na cultura brasileira, reconhecendo o quanto a língua inglesa está presente no cotidiano das pessoas. E, segundo a aluna Júlia Meireles, do 7º ano, tais aspectos foram alcançados com êxito, pois, durante a viagem, a turma conseguiu visualizar tudo aquilo o que está sendo estudado nas aulas, reforçando o conteúdo aprendido em sala.

Os estudantes passaram o dia visitando os pontos históricos das cidades. Acompanhados pelos professores Fábio Lucena, Katia Lima e Frederico Meira, conheceram as minas do Jejé e do Chico Rei, a Igreja Nossa Senhora do Rosário e os museus Casa dos Contos e da Inconfidência. Eles também colocaram em prática a proposta “abandone seus livros”, que incentiva os estudantes a selecionarem seus livros preferidos e deixá-los em pontos diversos da cidade visitada para que outras pessoas possam lê-los. Os alunos escreveram poucas palavras na contracapa dos livros incentivando a leitura e explicando o motivo de “abandoná-los”. Na capa, havia também uma mensagem, escrita em português e inglês, com os dizeres: “Eu sou livre! Eu não estou perdido. Por favor, pegue-me e leve-me com você. (Veja dentro)”. Com isso, ao circularem com os livros, auxiliaram a promover maior acesso à leitura e fizeram a alegria de muitas pessoas.

Foi uma viagem incrível que promoveu um enorme aprendizado para os alunos do ICJ e ainda rendeu bons frutos para comunidade local!

Confira a galeria de fotos em: https://flic.kr/s/aHsm8diwF3