Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Oportunidades para o Futuro

Hoje, no Colégio ICJ, os alunos da terceira série do Ensino Médio, na disciplina de Repertório Cultural tiveram a oportunidade de participar de uma palestra sobre “Desenvolvimento Sustentável”, ministrada pela professora Bárbara, por meio de uma parceria com a Faculdade Newton Paiva.

Durante a palestra, foram abordados diversos temas relevantes que nos convidam à reflexão sobre a relação entre a humanidade e o meio ambiente. A história do Dia da Sobrecarga da Terra, desde sua origem em 1970 até os dias atuais, foi destacada para evidenciar os desafios enfrentados pelo planeta devido à exploração desenfreada de recursos naturais.

A compressão do conceito de desenvolvimento sustentável foi discutida, elucidando como essa abordagem pode nos ajudar a compreender os limites do nosso planeta e a urgência de adotarmos práticas mais conscientes em relação ao meio ambiente.

A palestrante também trouxe à tona a questão da degradação ambiental e como ela está intrinsicamente ligada aos modelos de desenvolvimento adotados ao longo da história. Foi destacada a importância de repensarmos nossos padrões de consumo e produção para buscarmos um equilíbrio sustentável.

Um ponto interessante foi a aplicação da teoria dos jogos, ou, o dilema do prisioneiro e o conceito de Equilíbrio de Nash, para compreendermos os desafios e as possibilidades de alcançarmos a sustentabilidade em escala global.

A evolução da percepção dos problemas ambientais ao longo das décadas, desde os anos 50 até os dias atuais, foi contextualizada, destacando eventos importantes como a Conferência Rio+20 e a persistência das chamadas “dívidas civilizatórias”.

A palestra também enfatizou a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como um guia para ações concretas em direção a um futuro mais sustentável, bem como a necessidade de fortalecer a segurança pública ambiental e desenvolver políticas ambientais eficazes, especialmente em cidades do interior do Brasil.

Por fim, a palestrante falou sobre as diversas oportunidades de atuação profissional e carreiras que podem contribuir significativamente para o desenvolvimento sustentável, inspirando os alunos a considerarem formas de engajamento nessa causa tão premente para o nosso tempo.

A palestra sobre desenvolvimento sustentável, além de possibilitar a consolidação de conhecimentos necessários para o ENEM, oferece aos alunos do Colégio ICJ uma oportunidade singular de aprender, refletir e se inspirar a agir em prol de um futuro mais sustentável e equilibrado.

Antônio Leonardo de Souza