A importância do dever de casa

O dever de casa é uma valiosa estratégia de ensino que estimula o desenvolvimento do aluno, promovendo assim, o hábito de estudo diário. Dessa forma, a tarefa de casa cumpre um papel fundamental no processo de autoaprendizagem, autoconhecimento, reflexão, expressão, estudo e crescimento pessoal. Além disso, as tarefas servem como um instrumento de aprendizado, já que os professores podem observar o desempenho do aluno e enxergar possíveis dificuldades no momento da correção. Assim, é importante enfatizar que a rotina de estudos não acaba quando a aula termina, o estudo deve continuar e a lição de casa é uma forma de fazer com que isso aconteça.

A atividade que o aluno faz em casa serve para reforçar o que foi desenvolvido em sala de aula, dando a oportunidade ao educando de “afixar” melhor o que foi trabalhado.  No momento da correção, o professor tem a oportunidade de verificar quais são as dificuldades e facilidades dos alunos, promovendo assim, um “reforço” nas habilidades necessárias para que o processo ensino e aprendizagem aconteça de maneira satisfatória.  O momento da correção também é uma ação onde se desenvolve algumas habilidades, como por exemplo, saber ouvir, olhar para quem está falando, levantar a mão para pedir a fala, organizar as ideias, ler e responder oralmente, acompanhar com atenção o que está sendo corrigido, completar ou corrigir os registros, afixar o conteúdo trabalhado.

Portanto, o dever de casa deve ser uma prática prazerosa para o estudante, visto por ele como um compromisso a ser cumprido. Não se deve premiá-la porque fez o dever, pois isso é “obrigação”, e nem brigar, pois o dever de casa não deve se transformar em um momento de conflito entre a criança e o adulto.

Além disso, outras questões são importantes na hora de garantir o sucesso na execução das atividades realizadas em casa; como por exemplo: espaço adequado, ambiente propício para os estudos, valorização da ação, concluir com capricho os registros, estimular o fazer bem feito, com compromisso, atenção, dedicação e interesse.