SIMICJ

A SIMICJ é uma simulação realizada pelo Colégio ICJ na qual os alunos do 9º ano (Ensino Fundamental II), 1º, 2º e 3º anos (Ensino Médio) realizam debates sobre temas relevantes no contexto mundial.

Os estudantes, que participam com seriedade e compromisso, constituem comitês que defendem os interesses do país que escolhem para representar. O projeto possibilita que os jovens apliquem os conhecimentos adquiridos em sua trajetória estudantil e alcancem novos aprendizados, estimulando uma consciência política e social.

Em 2017, a SIMICJ será realizada no dia 05 de julho, das 7h10 às 12h30, nas salas de aula do Ensino Médio do Colégio ICJ, e contará com 6 comitês compostos por estudantes e professores. Os responsáveis pela organização serão o professor de Geografia Alvacir Evaristo juntamente com a Comissão Organizadora, integrada pelos alunos João Guerra Limões, Gabriel Mamede, Gabriel Santos e Maria Victória.

A escolha dos temas partiu das sugestões dos alunos envolvidos no projeto, pautando-se em uma votação coletiva para definição dos 5 assuntos que serão debatidos este ano. São eles:

• OMS – Obesidade Infantil/Juvenil.
  • OIT – Combate à Escravidão Moderna.
  • ACNUR – Seis anos de Guerra na Síria.
  • UNSC (Inglês) – Tensão nas Coreias.
  • PNUMA – Ratificação da Conferência de Paris.

Haverá também o Comitê de Imprensa, responsável pela confecção de jornais, vídeos, fotos, entrevistas e divulgação do evento. Para o encerramento, será realizada uma confraternização com todos os participantes, inclusive os convidados.

Confiram o vídeo produzido pelos alunos na SIMICJ de 2016: