Projeto Rapunzel

Júlia Lanza Orsine, aluna do Colégio ICJ, idealizou o Projeto Rapunzel, que objetiva doar perucas para crianças e adolescentes com câncer. Sua proposta é recolher lacres de alumínio e vender para reciclagem, viabilizando a arrecadação de recursos para compra das perucas. A motivação veio em 2016, quando sua mãe havia sido acometida por um câncer de mama e vivenciou a perda de cabelo durante a quimioterapia.

Diante dessa situação, ambas se mobilizaram com o profundo impacto que a ausência de cabelo causa em crianças e adolescentes do sexo feminino que também passam pelo tratamento contra o câncer. A partir desse momento, criaram uma campanha solidária informal, assistencial e benevolente com o objetivo de aumentar a estima, autoconfiança e melhorar qualidade de vida desses grupos em situação de vulnerabilidade.

A ideia foi trazida para as aulas de Formação Humana e, com o apoio da professora Mônica e da Coordenadora Junia, o projeto foi consolidado. A partir disso, a escola vem fomentando uma formação subjetiva e cidadã dos alunos, contribuindo para sustentabilidade do meio ambiente e estimulando a prática do empreendedorismo aliada à responsabilidade social.

Contudo, para que esse projeto alcance cada vez mais pessoas, é preciso que a comunidade ICJ se disponha a colaborar. Basta recolher lacres das latinhas e depositar nos pontos de coleta espalhados pelo Colégio!

Contamos com você!!!