Projeto “Estudantes em movimento”

Alunos do Ensino Médio ICJ estão participando de atividades práticas de gestão de pesquisas elaboradas por meio de métodos científicos.

O projeto tem por objetivo desenvolver habilidades e competências alinhadas aos 4 pilares da educação do século XXI pautados pela UNESCO: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Divididos em times, inicialmente os alunos discutiram sobre as áreas que fazem parte dos itinerários formativos (Humanas, Social e Científica) e escolheram entre um dos temas apresentados pelo professor.

Definido o escopo da ideia, começaram a realizar leituras diversas, a partir das quais ampliaram o leque de possibilidades das pesquisas e buscaram novos rumos seguindo seus interesses e curiosidades.

Em encontros semanais nas salas para estudo, biblioteca e laboratórios, oportunizou-se a interação do espaço escola com os jovens, possibilitando que percebessem que é possível conectar com as pessoas em um espaço interativo.

Nesse processo, foram feitas intervenções dos professores e do tutor dos times, que norteavam a construção do conhecimento.

A partir do contato com textos acadêmicos, artigos científicos e realização experimentos, os grupos formularam hipóteses, levantaram situações problemas, propuseram soluções e elaboraram um artigo.

O fechamento do projeto contou também com apresentações orais nas quais os alunos defenderam a teoria descoberta ou pesquisada.

Os artigos melhores avaliados integraram uma revista científica elaborada no Colégio e alguns projetos selecionados pelos orientadores foram estão inscritos no concurso UFMG Jovem.

No geral, os alunos entraram em contato com temáticas que irão auxiliá-los a definir suas trajetórias futuras. Além disso, conseguiram articular informações e construir conteúdos relevantes a partir do conhecimento absorvido, desenvolvendo habilidades cognitivas de forma gradativa e contribuindo para formação em uma sociedade em constante transformação.

Confira algumas fotos: https://flic.kr/s/aHskFahoW5