Nossa Gente de Minas – edição 2019

Nos dias 9 e 10 desse mês aconteceu a culminância do tradicional projeto do ICJ intitulado “Nossa Gente de Minas”. Este ano, os alunos do 2º ano do Ensino Médio foram para Brumadinho e ministraram oficinas educativas além da encenação de uma peça teatral.

Para Ademar Fabel, diretor administrativo do colégio, a dimensão solidaria e assistencialista dessa edição ficou muito demarcada. Isso se dá pela recente tragédia na região que não abalou apenas as superfícies físicas da localidade, mas também o emocional dos moradores. Contudo, para ele, os alunos do 2º ano foram muito bem na execução do que foi proposto e conseguiram amenizar o sentimento de luto nas crianças e proporcionar momentos de felicidade na Escola Municipal Maria Solano Menezes.

Uma das alunas que fez parte do projeto deste ano, Laura Correa, conta que é inexplicável a gratidão de ver uma criança que perdeu um ente querido sorrir de novo depois de tanto tempo. De acordo com relatos que ela ouviu das professoras, alguns jovens da escola não se alegravam desde o rompimento da barragem e o projeto conseguiu deixa-los felizes de novo.

Lucca Souza, também participante dessa edição, afirma que essa foi uma das melhores viagens que ele já fez pelo colégio nos seus quase 10 anos de ICJ. Segundo Lucca, ele estava um pouco receoso na execução do projeto, porque não sabia direito como seria a recepção dos alunos, porém a insegurança foi embora ao perceber o sorriso das crianças. “Eu senti uma força e uma união entre a sala que eu nunca tinha sentido antes e foi muito gratificante”, conclui.

Por fim, Sofia Albuquerque e Ana Clara Calzavara levantaram a reflexão do quanto pequenas atitudes podem fazer a diferença. Sophia destaca a função do teatro que eles executaram, a medida que parece algo muito simplista, porém o resultado foi imediato no semblante das pessoas. Enquanto Ana Clara ressalta o quanto as oficinas podem auxilia-los daquele momento em diante e o quanto isso pode fazer a diferença na vida daquelas crianças.

A formação humana é algo que faz parte do DNA do ICJ. O desenvolvimento “in loco” de questões éticas, políticas e sociais faz parte da educação que nós acreditamos e colocamos em prática por meio do Nossa gente de Minas.

Confira a galeria de fotos do projeto Nossa Gente de Minas no Flickr:

WhatsApp Image 2019-07-09 at 17.28.16

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *