MINIONU da PUC Minas

Entre os dias 12 e 15 de outubro, aconteceu na PUC Minas, campus Coração Eucarístico, o tradicional MINIONU. O evento, realizado pelo Departamento de Relações Internacionais da PUC, integra o conjunto de simulações das Nações Unidas realizadas em todo mundo e, há quase 20 anos, propõe-se a levar temas internacionais aos alunos do Ensino Médio, instigando-os a propor soluções para problemas que afetam a humanidade.

Após meses de espera e preparação, estudantes de Ensino Médio do Colégio ICJ participaram do MINIONU em sua 18º edição. Inicialmente, foram aos workshops, conduzidos por convidados especialistas e pessoas diretamente ligadas às temáticas discutidas. Na ocasião, puderam aprofundar seus conhecimentos nos temas pautados, complementando os conteúdos que seriam abordados nos debates.

Em seguida, participaram das discussões promovidas pelos comitês. Os temas abordados foram pensados e trabalhados em conjunto com diretores assistentes, voluntários e equipe de Coordenação. Entraram em pauta os Direitos Humanos, Direito Internacional, problemas de segurança e muitos outros, sendo que cada comitê incorporou um pouco de todos os setores do MINIONU. Os alunos ICJ participaram dos comitês de Imprensa, CSW 7, WCAR, UNODC, CDH, ACNUDH e OIT.

No Comitê de Imprensa, as alunas Dara Russo e Karla Sancher, ambas do 2º ano do Ensino Médio ICJ, participaram da cobertura jornalística do evento e auxiliaram na produção do jornal Primal Times, que circula com notícias e informações sobre os comitês. Elas realizaram duas publicações no jornal, que estão disponibilizadas em anexo*.

Dara sempre integra o Comitê de Imprensa da SIMICJ e, neste ano, teve a oportunidade de integrar o comitê do MINIONU. Ela relata que, mesmo em meio à correria e pressão do evento, vivenciou dias muito instrutivos. Karla, por não ter tido experiência nesse comitê durante a SIMICJ, considerou a experiência nova bem diferente, contudo, muito boa, e afirma ter aprendido várias coisas com o evento.

Já Gabriela Silva, do 1º ano, integrou o Comitê de Inglês, UNODC (2017), e achou tudo muito interessante, principalmente os temas abordados que são atuais e muitos deles, inclusive, abordados nas redações do Enem. Ela também ressalta que a circunstância estimula os envolvidos a “pensarem antes de falar”, visto que todo argumento pronunciado deve ser bem fundamentado e construído a partir de estudos sobre os países. Com isso, a aluna considera que, por assumir o lugar de uma nação, assume também um papel muito importante e de grande responsabilidade.

A participação no MINIONU auxiliou os alunos ICJ a desenvolverem a oratória, escrita, argumentação e os incentivou a se tornarem mais politizados. Além disso, com a proposta de interação, boa convivência e debates saudáveis, estimulou o respeito ao próximo, o estabelecimento de novos laços de amizade, a autoconfiança e, acima de tudo, desenvolveu uma forma de pensarem em si próprios como capazes de fazer a diferença no mundo.

Segue a lista completa de alunos participantes e os respectivos comitês que integraram:

1º ano

Julia de Melo – CSW 7 (1953) – Comissão sobre a Situação das Mulheres de 1953

Monique Emille – WCAR (2017) – Conferência Mundial Contra o Racismo de 2017

Gabriela Silva – UNODC (2017) – United Nations Office for Drugs and Crime 2017

Alice Parreiras – CDH (2017) – Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas de 2017

Gustavo Simões – ACNUDH (2017) – Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos de 2017

Laura Leite – WCAR (2017) – Conferência Mundial Contra o Racismo de 2017

Stephanie Dapue – UNODC (2017) – United Nations Office for Drugs and Crime 2017

 

2º ano

Dara Russo – Comitê de Imprensa (Primal Times) / ECOSOC (2016) – Conselho Econômico e Social das Nações Unidas de 2018

Gabriel Mamed – ACNUDH (2017) – Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos de 2017

Karla Sancher – Comitê de Imprensa (Primal Times) / ECOSOC (2016) – Conselho Econômico e Social das Nações Unidas de 2018

Rebeca Araujo – OIT (2017) – Organização Internacional do Trabalho de 2017

 

3º ano

Maria Victória (chefe de delegação) – OIT (2017) – Organização Internacional do Trabalho de 2017

Joao Victor Guerra Limões – UNODC (2017) – United Nations Office for Drugs and Crime 2017

 

Acesse galeria de fotos do evento: https://flic.kr/s/aHsm9EDVg8 

* Em anexo, as matérias das alunas que integraram o Comitê de Imprensa:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *