Intercambistas no ICJ

O Colégio ICJ possui um convênio com o Rotary no qual recebe intercambistas de diferentes países.

O Rotary é uma organização que trabalha em prol de uma melhor qualidade de vida nas comunidades, de um elevado padrão de ética nas profissões e da paz e boa vontade no mundo. Atualmente, existem mais de 33 mil Rotary Clubs no mundo, cujos sócios, intitulados rotarianos, são líderes profissionais e empresariais que dedicam tempo e conhecimentos a serviço da humanidade.

O Intercâmbio de Jovens é um desses serviços, que oferece a milhares de estudantes a oportunidade de conhecerem outras sociedades, praticarem uma nova língua e fazerem amigos, além de atuarem como jovens embaixadores, ensinando as tradições culturais de seus países e contribuindo para um mundo mais unido.

O Intercâmbio de Jovens do Rotary está aberto a pessoas de 15 a 25 anos de idade de todo o mundo, com variados tipos de programas. O ICJ adere ao intercâmbio de longa duração, no qual o estudante estrangeiro frequenta o Colégio durante um ano letivo, morando com famílias anfitriãs.

Este ano, o ICJ está com duas alunas que optaram por fazer o intercâmbio cultural através do Rotary Club. Julie Buus Pedersen, de 18 anos, é dinamarquesa, da cidade de Hjorring. Ela veio em agosto de 2016 e ficará até julho deste ano. Julie é extrovertida, gosta de animais e tem a dança como sua paixão. Já Stephanie Dapue Joseph, 17 anos, chegou em fevereiro, vinda da cidade de Wewak, na Papua Nova Guiné, e vai ficar até novembro. Ela passa seu tempo livre cantando no karaokê, compondo canções e escutando músicas. Ambas foram incluídas nas turmas de Ensino Médio do Colégio como ouvintes, participando de todas as atividades, porém sem receberem notas.

Durante o processo, há um acompanhamento tanto por parte do Rotary quanto pelo Colégio, prezando pela segurança e integração das meninas. Em um primeiro momento, o ICJ destinou alunos veteranos da mesma faixa de idade das garotas, os “anjos da guarda”, para ambientá-las e ajudá-las a conhecerem a escola. Com o tempo, Julie se adaptou e enturmou com os demais alunos. Ela conseguiu aproveitar ao máximo as diversas possibilidades dessa incrível experiência e, inclusive, participou da SIMICJ! Stephanie vem seguindo o mesmo caminho, está amando o intercâmbio e em breve vai se juntar ao grupo de estudantes da MiniONU!

Para conferir a galeria de fotos, acesse: https://flic.kr/s/aHskYZcUtk