Funcionamento de catracas no ICJ

A segurança é uma preocupação constante do Colégio, que investe continuamente em processos que garantem a tranquilidade da comunidade ICJ. A partir de 2018, o funcionamento das catracas será um reforço nos controles diários de acesso ao Colégio, proporcionado bem-estar e mais proteção a todos.

O controle de acesso via Catracas e Terminais de Acesso foi ativado no final do mês de junho para a entrada e saída de alunos, pais e pessoas autorizadas, independentemente do horário de acesso à escola. Vale ressaltar que os funcionários estão proibidos de liberar a entrada de pessoas que não possuem o Cartão de Acesso e/ou Código!

Com o novo sistema, os alunos devem entrar e sair com o Cartão de Acesso ou digitação do Código de Acesso e, mesmo com as catracas, a frequência na escola continuará sendo a chamada do professor em sala de aula.

O uso do Cartão de Acesso e/ou Código é obrigatório também para quem faz atividades pela Escola de Esportes (Minas Tênis), pela Escola de Línguas (Number One); bem como para quem utiliza o Serviço de Hora Adicional e o Transporte Escolar Coração de Jesus.

Em casos de perda, roubo ou extravio do cartão, o aluno e/ou responsável deve registrar um comunicado por escrito na recepção do colégio ou pelo e-mail [email protected], mediante justificativa. Esse procedimento é primordial para a manutenção da segurança de todos os alunos. Como regra, não será confeccionado 2ª via de Cartão de Acesso para o aluno. Nesse caso, o código do cartão será bloqueado, não podendo mais ser utilizado, e o usuário passará a utilizar a opção de digitação do novo Código de Acesso no teclado da catraca/terminal de acesso.

Em caso de inutilização do cartão por mau uso (quebrado, riscado, molhado, queimado etc.), também não será confeccionada uma 2ª via do cartão e o aluno/responsável deverá a utilizar a opção de digitação.

Para a liberação do acesso dos pais, os mesmos deverão digitar seus respectivos Códigos de Acesso. O ICJ já cadastrou, automaticamente, o pai e a mãe que constam identificados na matrícula do aluno. Para saber o seu Código de Acesso, acesse o Portal ICJ com seu login e sua senha, e verifique o código.

Os pais que desejarem cadastrar avós, irmãos, tios para acesso à escola deverão fazê-lo por escrito, na recepção do Colégio, mediante preenchimento de formulário próprio e pagamento de uma taxa única no valor de R$5,00 para inclusão de cada pessoa a mais. Existe a opção de trocar o acesso do pai ou da mãe pelo acesso de um terceiro autorizado pelos responsáveis, sem custo extra.

O Código/Cartão é de uso pessoal e intransferível. Logo, não é permitida a utilização por outra pessoa que não seja a titular e o uso indevido não é de responsabilidade do ICJ. É importante ressaltar que esse tipo de atitude vulnerabiliza nosso sistema de segurança e expõe todos de nossa comunidade escolar ao risco!