8º ano visita Museu de Morfologia

Nesta quinta-feira, dia 26, as turmas de 8º ano do Colégio realizaram uma visita ao campus da UFMG. Juntamente com a Coordenadora Junia, a professora de Artes do ICJ, Anair Shirley, acompanhou os alunos em um tour pelo local e desenvolveu uma atividade relacionada à temática artes audiovisuais, que havia introduzido em sala de aula, com ênfase no cinema. Os estudantes deveriam escolher uma técnica, que envolvesse planos ou enquadramentos, e produzir uma fotografia devidamente identificada.

No campus, os alunos também conheceram o Museu de Ciências Morfológicas da UFMG, onde puderam ampliar os estudos e conhecimentos sobre o corpo humano, conteúdo que está sendo ensinado nas aulas de Ciências.

O museu busca incentivar uma nova consciência frente ao ensino das Ciências por meio de uma abordagem sistêmica e interdisciplinar do organismo humano. Lá, os estudantes visualizaram exposições didático-científicas com peças anatômicas, esculturas em gesso e resina, fotomicrografias de células e tecidos e embriões e fetos em diferentes fases de desenvolvimento.

Segundo o professor de Ciências do Colégio, Anderson Xavier, que também acompanhou os estudantes na visita, “o acervo é fantástico e a organização da exposição é primorosa. Pura didática!”. Ele ressalta, ainda, que o museu foi o único na América Latina, por muitos anos, a permitir o acesso e entendimento do corpo humano não somente na questão anatômica e embriológica, mas, também, no quesito “respeito” aos cadáveres desconhecidos.

Esse trabalho de campo foi muito enriquecedor, pois além das turmas colocarem em prática as noções de fotografia aprendidas nas aulas de Arte, conseguiram compreender melhor a estrutura e o funcionamento dos organismos a partir de exemplares autênticos até então vistos somente em vídeos e livros!